O Grand Siena oferece mais itens de conforto, mas a custo adicional: se comprados
na configuração básica, a relação entre preço e conteúdo é praticamente igual
Preços
Grand Siena |
Versa |
|
Sem opcionais | 40.420 | 41.290 |
Como avaliado | 45.532 | 42.280 |
Completo | 52.011 | 42.280 |
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 13/9/12; consulte o preço dos opcionais: Grand Siena e Versa |
Custo-benefício
Considerando-se sempre as versões com câmbio manual (apesar de, como visto, o Grand Siena avaliado ter o automatizado Dualogic), o carro da Fiat parte de um preço inferior em cerca de R$ 900, mas vem sem sistema de áudio. Essa é a única diferença expressiva entre eles na configuração básica, embora haja outras menos relevantes. Portanto, grande equilíbrio.
Enquanto o preço do Versa varia apenas R$ 1 mil conforme a pintura, o do Grand Siena vai subindo com a adição de itens de conforto e conveniência. Conforme avaliado, ele trazia vários desses equipamentos, que lhe deram vantagem em alguns quesitos, mas representaram aumento de mais de R$ 5 mil. Ao fim, custava R$ 3,2 mil a mais que o Versa. É uma pena que a Nissan não ofereça mais comodidades ao modelo vendido aqui, uma vez que estão disponíveis na origem — talvez o objetivo seja mantê-lo em patamar de preço claramente inferior ao dos maiores Tiida sedã e Sentra.
Se a relação entre preço e conteúdo não decide a comparação, vamos aos quesitos avaliados. O Grand Siena mostrou-se melhor em estilo, acabamento, itens de conveniência, porta-malas e visibilidade; o Versa ganhou em espaço interno, câmbio, direção e suspensão.
O que se nota é que os fabricantes tomaram diferentes abordagens para um mesmo tipo de automóvel: a Fiat caprichou mais naquilo que agrada aos olhos e traz comodidade, enquanto a Nissan, além de oferecer um espaço para pernas (e só para pernas) incomparável no banco traseiro, usou seus trunfos para conferir ao Versa elogiáveis dotes mecânicos, embora não sobressaia em termos de motor.
Não seria ótimo poder associar essas qualidades em um carro só?
Nossas notas
Grand Siena |
Versa |
|
Estilo | 4 | 2 |
Acabamento | 4 | 3 |
Posição de dirigir | 4 | 4 |
Instrumentos | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 3 |
Espaço interno | 4 | 5 |
Porta-malas | 5 | 4 |
Motor | 4 | 4 |
Desempenho | 4 | 4 |
Consumo | 4 | 4 |
Câmbio | 4 | 5 |
Freios | 4 | 4 |
Direção | 4 | 5 |
Suspensão | 4 | 5 |
Estabilidade | 4 | 4 |
Visibilidade | 4 | 3 |
Segurança passiva | 3 | 3 |
Custo-benefício | 4 | 4 |
Média | 4,00 | 3,89 |
Posição | 1º. | 2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Teste do Leitor: opinião dos proprietários
Grand Siena | Versa |
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Ficha técnica
Grand Siena |
Versa |
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Motor | ||
Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Material do bloco/cabeçote | ferro fundido/alumínio | alumínio |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ | |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 9,8:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
Potência máxima (gas./álc.) | 115/117 cv a 5.500 rpm | 111 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,2/16,8 m.kgf a 4.500 rpm | 15,1 m.kgf a 4.000 rpm |
Potência específica (gas./álc.) | 72,0/73,2 cv/l | 69,5 cv/l |
Transmissão | ||
Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 | manual / 5 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | ||
1ª. | 3,91 / 8 km/h | 3,73 / 8 km/h |
2ª. | 2,24 / 14 km/h | 2,05 / 14 km/h |
3ª. | 1,52 / 20 km/h | 1,39 / 21 km/h |
4ª. | 1,16 / 26 km/h | 1,03 / 28 km/h |
5ª. | 0,84 / 36 km/h | 0,82 / 35 km/h |
Relação de diferencial | 3,87 | 4,07 |
Tração | dianteira | |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado (257 mm ø) | a disco ventilado (260 mm ø) |
Traseiros | a tambor (203 mm ø) | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | hidráulica | elétrica |
Diâmetro de giro | 10,2 m | 10,6 m |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Estabilizador(es) | dianteiro | dianteiro e traseiro |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 16 pol | 15 pol |
Pneus | 195/55 R 16 | 185/65 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,29 m | 4,455 m |
Largura | 1,70 m | 1,695 m |
Altura | 1,506 m | 1,514 m |
Entre-eixos | 2,511 m | 2,60 m |
Bitola dianteira | 1,45 m | ND |
Bitola traseira | 1,475 m | ND |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,32 | 0,318 |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 48 l | 41 l |
Compartimento de bagagem | 520 l | 460 l |
Peso em ordem de marcha | 1.148 kg | 1.069 kg |
Relação peso-potência (gas./álc.) | 9,9/9,8 kg/cv | 9,6 kg/cv |
Garantia | ||
Prazo | 1 ano sem limite de quilometragem | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carros avaliados | ||
Ano-modelo | 2013 | 2012 |
Pneus | Continental Conti Power Contact | Bridgestone B250 |
Quilometragem inicial | 1.000 km | 7.000 km |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível |