Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Avaliação Completa

Ford Focus vs. Peugeot 308: médios bons para acelerar

11/08/2016
in Avaliação Completa, Comparativo, Ford, Peugeot

Por valores muito próximos, o 308 (à direita) traz mais conteúdos, como cortinas infláveis, teto envidraçado, navegador e câmera traseira

 

Preços

Focus 308
Sem opcionais 86.890 86.490
Como avaliado 86.890 86.490
Completo 88.190 87.780
Preços públicos sugeridos, em reais, vigentes em 9/8/16; menores preços em destaque; consulte os sites: Focus e 308

 

Custo-benefício

Poucos concorrentes no mercado ficam tão próximos em preço quanto esses: apenas R$ 400 separam os valores básicos, que só se alteram pela escolha de pintura metálica ou perolizada (não há outros opcionais). O 308, porém, sai à frente com itens de série como cortinas infláveis, câmera traseira, sistema de áudio com ampla tela, navegador e teto envidraçado, que o Focus só oferece na versão de topo Titanium (no caso, teto solar móvel). Para o Ford ficam poucas vantagens, como comando de marchas no volante e apoio lombar ajustável.

Assim, a relação entre equipamentos e preço favorece o Peugeot e não esperávamos que fosse diferente, tanto por ser o Griffe THP a versão de topo do modelo (ao contrário do SE na linha Focus) quanto pelo fato de que acrescentar conteúdos é uma estratégia habitual na indústria para manter competitivo um modelo mais antigo.

 

Melhor acerto de suspensão no Focus (à esquerda), mais espaço e desempenho no 308: cada um a seu modo, boas alternativas para optar por um hatch

 

E na comparação item por item, qual a competitividade do 308? O Focus obteve notas superiores nos quesitos estilo, posição de dirigir, suspensão, estabilidade e visibilidade e perdeu em espaço interno, motor, desempenho e segurança passiva. Portanto, o Ford oferece projeto mais moderno e melhor calibração de suspensão, a que o Peugeot responde com motor e espaço superiores, além de bolsas infláveis adicionais. Entendemos, assim, que a relação custo-benefício merece a mesma nota em ambos.

O Focus termina a comparação com pequena vantagem na média de notas, não a ponto de definir o adversário como um produto superado: ainda há bons atributos no 308, mesmo defasado em relação à versão europeia. Mais importante, esses representantes de um segmento em baixa nas vendas comprovam que são grandes opções para quem busca desempenho, comportamento dinâmico, conteúdo de conforto e segurança em um carro médio, sem gastar mais que em um utilitário esporte compacto e com muito melhor resposta ao comando do pé direito.

  • Atualização: corrigida a capacidade de bagagem do 308 pelo método VDA (348 litros; o fabricante informa 430 l pelo método de líquido), com consequente alteração da nota.
Mais Avaliações

 


Auto Livraria

 

Nossas notas

Focus 308
Estilo 4 3
Acabamento 4 4
Posição de dirigir 4 3
Instrumentos 4 4
Itens de conveniência 4 4
Espaço interno 3 4
Porta-malas 3 3
Motor 4 5
Desempenho 4 5
Consumo 4 4
Transmissão 4 4
Freios 4 4
Direção 4 3
Suspensão 5 4
Estabilidade 5 4
Visibilidade 4 3
Segurança passiva 4 5
Custo-benefício 4 4
Média 4,00 3,88
Posição 1º. 2º.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia

 

Teste do Leitor: opinião dos proprietários

Focus 308
Envie sua opinião sobre o carro que possui

 

Ficha técnica

  Focus 308
Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 87,5 x 83,1 mm 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.999 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 12:1 10,2:1
Alimentação injeção direta injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 175/178 cv a 6.500 rpm 166/173 cv a 6.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 21,5/22,5 m.kgf a 4.500 rpm 24,5 m.kgf a 1.400 rpm
Potência específica (gas./álc.) 87,5/89,0 cv/l 103,9/108,3 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automatizada de dupla embreagem, 6 automática, 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 3,92 / 8 km/h 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,43 / 13 km/h 2,37 / 13 km/h
3ª. 1,44 / 20 km/h 1,56 / 20 km/h
4ª. 1,02 / 28 km/h 1,16 / 27 km/h
5ª. 0,87 / 37 km/h 0,86 / 36 km/h
6ª. 0,70 / 45 km/h 0,67 / 47 km/h
Relação de diferencial 3,85 e 4,28* 4,06**
Regime a 120 km/h 2.650 rpm (6ª.) 2.550 rpm (6ª.)
Regime à vel. máx. informada 5.550 rpm (5ª.) 5.900 rpm (5ª.)
Tração dianteira
* A segunda relação aplica-se apenas a 3ª. e 4ª.; **árvore de saída com relação 0,94 alonga em 6% todas as marchas
Freios
Dianteiros a disco ventilado (ø ND) a disco ventilado (283 mm ø)
Traseiros a disco (ø ND) a disco (249 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica eletro-hidráulica
Diâmetro de giro ND 10,6 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 215/50 R 17 W 225/45 R 17 W
Dimensões
Comprimento 4,36 m 4,292 m
Largura 1,823 m 1,815 m
Altura 1,469 m 1,518 m
Entre-eixos 2,648 m 2,608 m
Bitola dianteira 1,53 m ND
Bitola traseira 1,53 m ND
Coeficiente aerodinâmico (Cx) ND
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l 60 l
Compartimento de bagagem 316 l 348 l
Peso em ordem de marcha 1.375 kg 1.392 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 7,9/7,7 kg/cv 8,4/8,0 kg/cv
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carros avaliados
Ano-modelo 2016
Pneus Pirelli Cinturato P7 Michelin Primacy 3
Quilometragem inicial 3.000 km 1.500 km
Dados dos fabricantes; ND = não disponível

 

Page 6 of 6
Prev1...56
Tags: 308308 Griffe308 THPavaliaçãoAvaliação CompletacomparativoFocusFocus SEFordPeugeot

Related Posts

Wrangler: catálogo do mais tradicional dos Jeeps
Auto Livraria - Ford

Ford F-150 Raptor: catálogo da picape de alto desempenho

07/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

08/07/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025

Quadros decorativos

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Omega: quadros com CD, Suprema, V6 e até Lotus

Propagandas e matérias do sedã e da Suprema em quadros decorativos - a partir de R$ 49

10/07/2025
VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

08/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1980 a 1984: Monza, Escort XR3, Santana e mais

Revistas com os "carros mundiais" e testes de modelos de longa tradição - a partir de R$ 19

08/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

07/07/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp