Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Fiat 500 Cult, do nicho para o grande público

23/06/2012
in Avaliação, Fiat

Avaliação

Do nicho para o grande público

Mais acessível na versão Cult, o Fiat 500 continua charmoso e oferece conforto e segurança para quem não precisa de espaço

 

“Bigodes” e maçanetas cromados e as lanternas traseiras buscam uma associação com o Nuova 500, grande sucesso da Fiat dos anos 50 a 70

 

De tempos em tempos aparecem carros compactos diferentes, com soluções de estilo que lhes dão um charme próprio, uma identidade diferenciada nas ruas. Nos anos 90 havia o Ford Ka e o Renault Twingo, com seus desenhos criativos por fora e por dentro, algo que ambos mantêm em suas atuais gerações europeias — mas o primeiro perdeu tal atributo na remodelação para a América do Sul em 2007. Hoje, quem busca tal diferenciação pode optar por um Smart Fortwo, um Mini da BMW, um Audi A1 ou um Fiat 500, este claramente o mais acessível dos três.

O que deixou o “Cinquecento” (500 em italiano) ao alcance de muitos foi a produção na fábrica da Chrysler em Toluca, no México, para atender ao mercado dos Estados Unidos. Não poderia ter sido mais oportuno, pois logo após seu lançamento por aqui — em agosto — o governo brasileiro elevou em 30 pontos percentuais o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros importados, deixando México e Mercosul de fora. Com isso, os oponentes encareceram e o Fiat hoje parece ainda mais barato no chamado segmento de “carros pequenos de imagem”.

Com o início da fabricação mexicana, o 500 passou a vir ao Brasil também em uma versão de entrada, a Cult (nos EUA é chamada de Pop, o que talvez o marketing tenha rejeitado pela associação com “carro popular”). Além do conteúdo mais enxuto que o das já conhecidas Lounge e Sport, a opção mais barata — R$ 40.770 a valores atuais — deixava de lado o motor importado de 1,4 litro e 16 válvulas, hoje dotado da tecnologia MultiAir, em favor de nosso conhecido Fire Evo de mesma cilindrada, mas com oito válvulas e flexível em combustível.

Estava pronta a fórmula para que o 500 alcançasse volumes mais expressivos de vendas, como se nota pelos números ou por sua presença nas ruas das grandes cidades. Até a primeira quinzena de junho, seus emplacamentos este ano registravam média mensal de 784 unidades, mais que as de Peugeot 207 e VW Polo — muito distante do Mini com 94 exemplares mensais, do A1 com 58 e do Smart com 31.

Apesar de algumas simplificações, o conteúdo de série é um dos atributos do Cult. Entre os destaques estão itens de segurança como controle eletrônico de estabilidade e tração, bolsas infláveis frontais, faróis com regulagem elétrica de altura e freios com sistema antitravamento (ABS), assistência adicional em emergência e distribuição eletrônica entre os eixos (EBD). A dotação de conforto passa por ar-condicionado, volante e banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção com assistência elétrica, auxílio para arrancada em subida, rádio/CD com MP3 e controle elétrico de vidros, travas e retrovisores. Rodas de alumínio de 15 pol também estão incluídas.

Como opcionais, a versão traz apenas dois pacotes. O Convenience I (R$ 872) tem controlador de velocidade e interface Bluetooth para telefone celular por meio do sistema Blue&Me, que inclui comando de voz e leitura de mensagens SMS. Já o Sport I (R$ 3.183) vem com sistema de áudio superior com alto-falantes da renomada marca Bose e teto solar com controle elétrico. Pintura perolizada adiciona R$ 1.375 e, assim, o Cult completo como o avaliamos — mas sem o câmbio automatizado Dualogic, que custa mais R$ 2.920 — sai por R$ 46.200.

Embora sem mudanças desde sua apresentação na Europa, há cinco anos, o estilo continua um destaque do 500. Trata-se de uma nova interpretação para um dos maiores sucessos da história da marca — o Nuova 500 fabricado de 1957 a 1975 —, o que explica seu ar nostálgico e a frente sem grade, que simula não existir um motor ali, pois no carro original ele vinha na traseira. A versão mexicana traz algumas diferenças para a antiga, importada da Polônia, como luzes de posição junto às caixas de rodas e luzes diurnas na frente, montadas nos faróis menores (não são de neblina como podem parecer) e que podem ser desativadas.

O interior repete a proposta de lembrar o passado, como no painel com grande seção na cor da carroceria (de plástico, mas simulando os de metal de outras épocas) e as maçanetas de porta, enquanto os encostos de bancos trazem em baixo relevo o arranjo dos “bigodes” cromados e do logotipo da Fiat que aparecem na frente do carro. Merece elogio a oferta de combinações incomuns de tons para o revestimento, como vermelho com a parte superior em preto ou em marfim. No carro avaliado, preto embaixo e marfim em cima, painel e volante acompanhavam o tom da parte superior — medida discutível, pois o volante do carro bem novo já parecia um tanto encardido.

O Cult não é luxuoso nos materiais, que recorrem a plásticos rígidos e de aspecto simples e um tecido algo áspero. O motorista desfruta boa posição, com um banco mais amplo que o esperado em um carro tão pequeno (afinal, foi adaptado para atender aos EUA) e excelente posição da alavanca de câmbio, mas há restrições como os pedais deslocados para a direita e a falta de ajuste do volante em distância. Diferente da versão polonesa é o ajuste de reclinação dos bancos por alavanca, em pontos definidos; antes era giratório.

Próxima parte Ficha técnica

Avaliações – Página principal – Escreva-nos – Envie por e-mail

Data de publicação: 23/6/12

© Copyright – Best Cars Web Site – Todos os direitos reservados – Política de privacidade

UOL – O melhor conteúdo
Assine 0800 703 3000
SAC
Bate-papo
E-mail
E-mail Grátis
Shopping

 

Tags: 500500 Cult500 Lounge500 SportavaliaçãoFiatFiat 500

Related Posts

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

30/05/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

Fiat Coupé, Alfa Romeo 145, Ferrari F50 e mais na revista dedicada ao grupo - a partir de R$ 19

30/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp