Embora fique longe do desempenho do TJet, o Black Motion tem o tempero
que se espera de um esportivo, do ronco do motor ao acerto da suspensão
Relativamente suave em alta rotação, ele permite explorar toda a faixa de operação até o limite de 6.300 rpm sem vibração excessiva. Nossa simulação de desempenho, feita em 2011 para a avaliação do Sporting, apontou velocidade máxima de 192 a 193 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 10,3 a 10,7 segundos, conforme o combustível (mais rápido com álcool). O câmbio Dualogic que equipava o carro avaliado é da fase Plus, adotada na linha 2013 e que ainda não havíamos experimentado no Punto. Ao lado de recursos como o “rastejar” quando não se pisa no acelerador nem no freio, o que facilita manobras de baixa velocidade, o Plus revela evolução nas mudanças de marcha e na calibração da central eletrônica em geral. Como ficou?
A suspensão firme traz uma sensação esportiva e concorre para a grande estabilidade, mas absorve impactos e irregularidades sem desconforto
Tão bom quanto poderia, em se tratando de um monoembreagem. As trocas são relativamente rápidas e a caixa responde bem aos pedidos do acelerador, seja para mudar para cima ou para reduzir. Só não haveria mesmo como eliminar a interrupção de aceleração, a que alguns chamam de “tranco”, sem passar a um sistema de dupla embreagem como o oferecido pela Ford no Fiesta.
Como habitual nos câmbios da Fiat, o modo manual não faz reduções de marcha nem mesmo ao abrir todo o acelerador. Existem comandos junto ao volante para as trocas, que também podem ser comandadas com a alavanca em D, mas nesse caso a atuação volta a ser automática após alguns segundos. Ponto que merece revisão é a duração das incômodas sinetas de aviso quando se tenta uma manobra não permitida. Além disso, desde o primeiro Dualogic, ao desligar o motor é preciso deixar a alavanca engatada em D (para que existe freio de estacionamento?) e voltar ao ponto-morto para nova partida. Se deixar direto em N, tome sineta…
O motor de 130/132 cv poderia ser mais ágil em baixa rotação, mas o câmbio
Dualogic Plus mostra boa calibração e oferece comandos de mudanças no volante
O Punto 2014 (Sporting ou Black Motion) com Dualogic agora traz também o seletor DNA, antes restrito ao TJet, que só existe com câmbio manual. O comando próximo à alavanca de câmbio oferece três modos — Dinâmico, Normal e Autonomia, que levam às mesmas três letras do ácido desoxirribonucleico, o DNA dos seres vivos — e altera parâmetros como a curva de resposta do acelerador e a operação da caixa, que passa ao modo esportivo assim que se seleciona Dinâmico (não existe mais o botão para essa finalidade), operando as trocas automáticas em rotação mais alta e fazendo as manuais em menor tempo.
Entre Normal e Dinâmico, a melhor escolha depende da prioridade à economia ou ao desempenho, já que o carro fica mais “esperto” e agradável no segundo, mas sem exagero — ainda é possível manter baixa rotação se o pedal da direita for usado com parcimônia. O modo Autonomia é que faz pouco sentido nesse carro: ao contrário do TJet, seu motor tem pouco torque em uma ampla faixa de rotação e acaba parecendo fraco se esse programa for acionado. Em uma retomada de velocidade em rodovia, quase todo o curso do acelerador parece inútil e acaba-se pedindo uma redução de marcha, que talvez fosse evitada no modo Normal.
Em termos de suspensão o Black Motion é um Sporting, conhecido pela boa calibração para sua proposta. Os amortecedores de alta carga contêm os movimentos, trazem uma sensação esportiva e concorrem para a grande estabilidade e o fácil controle em curvas, com ajuda dos pneus de medida bem escolhida, 195/55 R 16 (no carro avaliado eram o Pirelli Cinturato P7, de nova geração, superior em qualidade de rodagem ao antigo P7). Enquanto isso, molas e buchas são macias na medida certa para absorver impactos e irregularidades sem desconforto. Contudo, os amortecedores fazem o carro copiar em demasia as ondulações do piso, o que seria evitado com menor resistência à compressão no começo de seu curso.
Visual ainda atraente, bom conjunto mecânico, preço compatível: aos seis anos o
Punto permanece uma válida opção entre os hatches nacionais mais refinados
O que também poderia evoluir nesse conjunto é a direção: embora traga a sensibilidade adequada do que se passa entre os pneus e o piso, a assistência hidráulica pertence ao passado em termos de eficiência e resulta em volante mais pesado em baixa velocidade que os sistemas elétricos da concorrência, como Fiesta, Citroën C3 e Peugeot 208. E a Fiat precisa começar a pensar em controle eletrônico de estabilidade para não ficar para trás no segmento, pois em segurança passiva o Punto permanece entre os melhores, ao oferecer a opção de até seis bolsas infláveis — embora o quinto ocupante não disponha de cinto de três pontos.
Apesar do tempo de mercado, o Punto mostra-se em bom estágio de evolução e ainda bastante competitivo aos adversários lançados nos últimos anos, o que seria acentuado com técnicas mais modernas no motor e um câmbio de dupla embreagem. E a edição Black Motion, embora não justifique em termos racionais o que custa a mais que a versão Sporting, é certamente charmosa com sua semelhança visual ao Tjet e garante diversão a quem vê no dirigir bem mais que ir do ponto A ao ponto B.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 130/132 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | manual automatizado, 5 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 6 x 16 pol |
Pneus | 195/55 R 16 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,065 m |
Largura | 1,687 m |
Altura | 1,497 m |
Entre-eixos | 2,51 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 60 l |
Compartimento de bagagem | 280 l |
Peso em ordem de marcha | 1.229 kg |
Desempenho (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 190/193 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 9,9/9,6 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |