Com visual só retocado, picape ganhou assistências ao motorista e suspensão aprimorada sem aumento de preços
Texto: Kelvin Silva – Fotos: divulgação
Poucas mudanças de estilo, mas bons acertos em chassi e novidades em assistências ao motorista: assim é a Ranger 2020, que a Ford apresentou em Mendoza, na Argentina, para a imprensa do Chile, Peru, Argentina e Brasil. A marca se propôs a fazer melhorias desde a versão de entrada, a XL, até a de topo Limited sem cobrar nada a mais que pelos modelos 2019, o que torna relação custo-benefício mais favorável (veja preços e equipamentos no quadro abaixo).
As alterações de aparência concentram-se na frente, em que a grade perde a extensão cromada que invadia o para-choque. Este foi redesenhado, incluindo a seção dos faróis de neblina (veja o anterior). Na Limited os faróis ganham lâmpadas de xenônio no facho baixo — escolha incomum em um tempo em que os leds predominam —, mantendo as halógenas no facho alto. A traseira permanece como no lançamento da atual geração, em 2012, mas pensando no conforto foi aplicada uma barra de torção com propriedades elásticas na tampa da caçamba, para que a força exercida para fechar e abrir seja reduzida.
Grade dianteira menor, novo para-choque e faróis de xenônio são novidades frontais; versão Limited ganha interior em preto e mais recursos de assistência
No interior, que foi renovado há três anos, a única novidade é o tom preto em vez de cinza-grafite na versão de topo. Entretanto, a Ranger Limited recebe novas assistências que ampliam um pacote já inigualável na categoria. Item importante é o assistente de frenagem autônomo, que atua entre 5 e 80 km/h e auxilia o motorista no caso de se aproximar de um veículo (parado ou reduzindo velocidade) ou pedestre e detectar uma potencial colisão. Segundo a Ford, o sistema tem três níveis de atuação.
A suspensão mostrou bom resultado, com condução segura e confortável para o tipo de veículo e absorção de irregularidades que pareceu das melhores da classe
No primeiro, já presente no modelo anterior, pisca um ícone de alerta no painel e emite um sinal sonoro. Ao mesmo tempo, o sistema pré-carrega os freios para aumentar a força de parada quando o motorista pisar no pedal. Se o motorista não tomar nenhuma ação — e aí está a novidade para 2020 —, ele aciona automaticamente os freios para ajudar a evitar o impacto ou reduzir seus efeitos. A mesma versão agora traz leitura de placas de sinalização, que informa no painel o limite de velocidade, e monitor individual da pressão dos pneus (antes só alertava para perda em algum deles). O radar do controlador de distância foi aprimorado, assim como a resolução da câmera do para-brisa.
Suspensão recalibrada mostra bom conforto e atitude segura; versões XLS de 2,2 litros (embaixo à esquerda) e XLT de 3,2 litros (à direita) também evoluíram
Embora alguns mercados tenham recebido um novo motor biturbo a diesel de 2,0 litros com potência de 213 cv e torque de 51 m.kgf, associado a uma transmissão automática de 10 marchas, na Ranger fabricada na Argentina nada muda sob o capô. Com o fim da versão flexível em combustível de 2,5 litros pela baixa demanda, anunciado em maio, restam duas opções turbodiesel: de quatro cilindros e 2,2 litros com 160 cv e 39,2 m.kgf, aplicado às versões XL e XLS, e de cinco cilindros e 3,2 litros com 200 cv e 48 m.kgf, de série na XLT e na Limited. A XL vem sempre com transmissão manual e a XLS pode ter a automática de seis marchas, que é padrão nas versões superiores. A única Ranger comprável sem tração nas quatro rodas é a XLS.
Se os motores não se alteraram, a Ford retrabalhou o chassi com reforços às longarinas e a suspensão. Os conjuntos mola/amortecedor, estabilizadores e coxins foram recalibrados e agora existem duas opções de acerto, conforme a capacidade de carga. Essas novidades mostraram bom resultado em nossa avaliação na Argentina, permitindo uma condução segura e confortável para o tipo de veículo. A absorção de irregularidades, tanto em baixa velocidade quanto em alta, pareceu das melhores da categoria. De resto, a versão de 3,2 litros supera as expectativas quanto a desempenho, com um torque generoso no motor de cinco cilindros, suavidade para um turbodiesel e som de funcionamento agradável.
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Versões, preços e equipamentos
• Ranger XL 2,2 turbodiesel (R$ 132.320 com tração 4×4 e caixa manual) – Ajuste de altura do volante, ar-condicionado, assistentes de descida e de partida em rampa, assistente de frenagem de emergência, bolsas infláveis frontais e de joelhos para o motorista, chave canivete com controle remoto de travas e vidros, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, diferencial traseiro autobloqueante eletrônico, direção elétrica, fixação Isofix para cadeiras infantis, rádio com conexão Bluetooth, rodas de aço de 16 pol.
• Ranger XLS 2,2 turbodiesel (R$ 128.250 com tração 4×2 e caixa automática, R$ 147.520 com tração 4×4 e caixa manual e R$ 154.610 com 4×4 e automática) – Como a XL, mais ar-condicionado digital de duas zonas, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio Sync 3 com tela de 8 pol, faróis de neblina, instrumentos com telas configuráveis, rodas de alumínio de 17 pol.
• Ranger XLT 3,2 turbodiesel (R$ 176.420 com tração 4×4 e caixa automática) – Como a XLS, mais bancos de couro, faróis e limpador de para-brisa automáticos, monitor individual de pressão dos pneus.
• Ranger Limited 3,2 turbodiesel (R$ 189 mil com tração 4×4 e caixa automática) – Como a XLT, mais assistentes de faixa e de faróis, chave presencial para acesso e partida, controlador de distância à frente, faróis baixos de xenônio, leitura de sinais de trânsito, rodas de 18 pol, sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestres, tampa traseira com travamento elétrico.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | longitudinal |
Cilindros | 5 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 89,9 x 100,8 mm |
Cilindrada | 3.198 cm³ |
Taxa de compressão | 15,6:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 200 cv a 3.000 rpm |
Torque máximo | 47,9 m.kgf de 1.750 a 2.500 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | integral temporária |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal |
Traseira | eixo rígido, feixes de molas semielípticas |
Rodas | |
Dimensões | 8 x 18 pol |
Pneus | 265/60 R 18 |
Dimensões | |
Comprimento | 5,354 m |
Largura | 1,86 m |
Altura | 1,848 m |
Entre-eixos | 3,22 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 80 l |
Caçamba | 1.180 l |
Capacidade de carga | 1.002 kg |
Peso em ordem de marcha | 2.261 kg |
Desempenho e consumo | |
Consumo em cidade | 8,5 km/l |
Consumo em rodovia | 10,1 km/l |
Dados do fabricante para versão Limited; desempenho não disponível |