Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Lifan X80, boa aposta dos chineses entre SUVs para sete

21/06/2018
in Avaliação, Fora de estrada, Lifan

Utilitário esporte bem-equipado, por R$ 130 mil, revela qualidades que podem elevar imagem da marca

Texto: Wagner Gonzalez e Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

O automóvel é grande, quase tão grande quanto a vontade da Lifan em mudar sua imagem no mercado. A intenção é reposicionar-se como opção de luxo para quem está sentindo os efeitos da crise, mas não quer deixar de lado o conforto, e para quem tem um utilitário esporte de cinco lugares e deseja um carro maior. Nesse cenário o novo Lifan X80 cumpre bem seu papel: por R$ 129.777 ele entrega um motor turbo de 2,0 litros, transmissão automática de seis marchas e uma extensa lista de itens de segurança, conforto e conveniência, só encontrada em carros de faixa de preço superior.

Fabricado na China e montado no Uruguai, a chegada do X80 ao Brasil representa a estreia internacional desse SUV, quase dois anos após sua apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo de 2016. De acordo com os executivos da empresa, as ações de pré-venda deixaram a Lifan confiante em cumprir a cota de vendas de 120 unidades mensais na versão única VIP — nome apropriado para o acabamento cuidado do interior. Hoje a marca conta com 45 concessionárias.

 

Estilo do X80 causa boa impressão; há leds diurnos e rodas de 19 pol; capacidade de bagagem varia de 200 litros (com sete lugares) a 2.500 com duas pessoas

 

Pelas dimensões, a proposta e os sete lugares, o X80 concorrerá com SUVs mais caros como  Mitsubishi Outlander Comfort (motor de 2,0 litros, 160 cv, R$ 152 mil), Peugeot 5008 Griffe (1,6 litro, turbo, 165 cv, R$ 157.490) e Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline  (1,4 litro, turbo, 150 cv, R$ 150 mil). Com cinco lugares há opções com porte semelhante e mais potência, como o Chevrolet Equinox LT (2,0 litros, turbo, 262 cv, R$ 134.740). Todos têm tração apenas dianteira.

 


Auto Livraria

 

Externamente o X80 se destaca pela linha de cintura alta e as rodas de 19 pol. A frente usa leds como luzes diurnas e, atrás, duas saídas de escapamento dão um toque de esportividade. O interior mostra acabamento compatível com o segmento, embora os bancos sejam revestidos em material sintético e não couro natural. Um toque requintado vem dos detalhes que imitam cerejeira no painel, no console central e na alavanca da transmissão.

O X80 não economiza em conveniências, como quadro de instrumentos digital com três configurações, freio de estacionamento elétrico, painel no console central para ajuste da temperatura e da intensidade do ar-condicionado (com saídas no teto) para os passageiros da segunda e terceira fileiras, ajuste longitudinal do banco da segunda fila e retrovisores com luz de cortesia sobre o solo. O sistema de áudio usa tela de 8 pol e prevê integração a celular por Apple Car Play e Mirror Link. A capacidade de bagagem varia entre 200 litros com sete lugares, 900 litros com cinco (até o teto; não compare com medições no padrão usual até o topo do banco) e 2.500 litros com apenas duas pessoas.

 

Interior agrada em aspecto e acabamento; quadro tem instrumentos digitais configuráveis; são três filas de bancos com ajuste elétrico para os dianteiros

 

Com uma plataforma exclusiva, o X80 chega ao Brasil com motor 2,0-litros com turbocompressor, injeção direta e variação de abertura das válvulas de admissão e escapamento. Se a potência de 184 cv poderia ser maior, o torque de 28,5 m.kgf constante na faixa entre 1.600 e 3.600 rpm mostra-se útil no para-anda das grandes cidades. Na China existe a opção de um 2,4-litros aspirado, usado também pelo sedã 820. A transmissão automática DSI australiana tem seis marchas e as suspensões seguem conceitos habituais na categoria: dianteira McPherson, traseira independente multibraço.

 

O torque em baixa rotação ajuda a mover com facilidade o SUV de 1,9 tonelada, a caixa funciona com suavidade e a 120 km/h o motor funciona com ruído moderado

 

Ao volante do X80

As dimensões e o conforto são generosos, mas como anda o SUV? Apesar do peso alto — quase 1,9 tonelada —, o modelo tem um desempenho compatível com a proposta de transportar sete pessoas em um ambiente generoso em conforto. O fabricante não divulga dados de aceleração. No trajeto entre Campos do Jordão e São Paulo, SP, foi possível descobrir suas qualidades.

Acostumar-se às dimensões do X80 demanda alguns quarteirões, operação facilitada pela boa visibilidade à frente e os retrovisores externos de dimensões generosas. No posto de comando é relativamente fácil encontrar a melhor posição de dirigir, cortesia dos ajustes elétricos do banco (que incluem o apoio lombar) e do volante com regulagens de altura e distância. De maneira geral os comandos estão bem posicionados, mas o reflexo no painel de instrumentos merece atenção do fabricante. Outro ponto é o acabamento inferior do painel: com o banco posicionado mais à frente, é preciso atenção para o embarque.

 

Rodar confortável e baixo nível de ruído são qualidades do X80, que tem caixa automática de seis marchas; desempenho do motor de 184 cv é satisfatório

 

O torque máximo disponível em baixa rotação ajuda a mover com facilidade o grande SUV. A caixa funciona com suavidade e admite mudanças manuais pela alavanca; a 120 km/h em sexta marcha o motor funciona a 2.100 rpm com ruído moderado. Nas frenagens, os freios a disco nas quatro rodas funcionam bem. Causou estranheza a altura livre do solo informada (apenas 130 mm), típica de automóvel e não SUV, mas não se nota interferência no uso urbano.

 

 

Diante da imagem que os carros chineses ainda têm no Brasil, o novo Lifan impressiona bem. É correto por fora e por dentro, aparenta boa qualidade de construção, tem desempenho satisfatório e, pelo que custa, a dotação de equipamentos está muito boa. Ele não ficará sozinho entre os SUVs de sua categoria e origem: no segundo semestre a JAC traz o T80, com receita semelhante, o que deve render uma boa competição.

Mais Avaliações

 

Preço e equipamentos

Sistema de áudio com tela de 8 pol e assistente de descida (HDC)

 

• X80 Vip (R$ 129.777) – Ajuste de altura dos faróis, ar-condicionado automático com controles traseiros de temperatura e intensidade, assistente de descida, assistente de saída em rampa, bancos dianteiros com ajustes elétricos, bolsas infláveis laterais e de cortina, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos para sete ocupantes, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, faróis e luz traseira de neblina, freio de estacionamento elétrico, freios com assistência em emergência, quadro de instrumentos digital, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 19 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de áudio com tela de 8 pol e integração a celular, teto solar elétrico, volante de couro com ajuste de altura e distância.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso ND
Cilindrada 1.984 cm³
Taxa de compressão 9,6:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 184 cv a 5.000 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 28,5 m.kgf de 1.600 a 3.600 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 19 pol
Pneus 245/55 R 19
Dimensões
Comprimento 4,82 m
Largura 1,934 m
Altura 1,76 m
Entre-eixos 2,79 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 72 l
Compartimento de bagagem 200 l (com 7 lugares)
Peso em ordem de marcha 1.885 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima mais de 200 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h ND
Consumo em cidade 8,4 km/l
Consumo em rodovia 12,3 km/l
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

Tags: avaliaçãoLifanLifan X80utilitário esporte

Related Posts

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4
Auto Livraria - Mitsubishi

Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4

24/12/2024
Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet

04/02/2025
Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi
Auto Livraria - Mitsubishi

Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi

05/11/2024

Novidades da Auto Livraria

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!
Auto Livraria

Dodge Charger: carro esporte com menos de 200 hp é brincadeira!

Assim a Dodge anunciou o modelo mais esportivo de sua linha: conheça a história no vídeo

16/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp