Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Dia a Dia: 208 Allure é bom primeiro e segundo carro

08/04/2014
in Avaliação, Dia a Dia, Peugeot

Peugeot 208 Allure

 

Peugeot 208 Allure
Peugeot 208 Allure
 
Sem impressionar pelo desempenho ou pela estabilidade, o 208 agrada de modo
geral: boas respostas em baixa rotação, ótima direção, um rodar confortável

 

Motor esperto, suspensão acertada

Assim como o C3 lançado em 2012, o 208 usa nas versões mais simples um motor de 1,45 litro obtido a partir do antigo 1,4 do grupo francês, que permanece em uso no 207. É uma unidade convencional com comando único e duas válvulas por cilindro, cuja maior sofisticação é o uso de alumínio também no bloco. Fornece índices de potência (89 cv com gasolina, 93 com álcool) e torque (13,5 e 14,2 m.kgf, na mesma ordem) satisfatórios para a cilindrada, embora modestos diante do concorrente direto da Ford, o Fiesta de 1,5 litro e 16 válvulas, que com álcool chega a 111 cv e 15 m.kgf.

 

O ponto alto desse motor é sua pronta resposta
em baixas rotações, que torna o 208 agradável de
usar no trânsito urbano e ágil em retomadas

 

O ponto alto desse motor é sua pronta resposta em baixas rotações — 86% do torque estão disponíveis a 2.000 rpm —, que torna o 208 agradável de usar no trânsito urbano e relativamente ágil em retomadas. Levá-lo a giros mais altos (o limite é de 6.400 rpm) não traz grande aumento de potência e resulta em vibrações e ruídos acima do esperado, bem notados de 4.500 em diante. Parece ter havido perda nesse aspecto em relação ao antigo 1,4. Em contrapartida, mostrou-se moderado em consumo e trabalha em rotação adequada em rodovia, como 3.500 rpm a 120 km/h em quinta marcha. Ao contrário do 1,6, a versão mantém o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio.

Usar o câmbio do pequeno Peugeot poderia ser mais prazeroso com engates mais macios, embora sejam precisos. Como habitual na marca, aplicar a marcha à ré é tão simples como colocar uma sexta. Destaque é a assistência elétrica de direção, que a deixa bastante leve em manobras e com o devido peso em alta velocidade. Os freios são adequados e revelam assistência bem calibrada, mas poderiam usar discos ventilados, que ficam restritos ao 1,6.

 

Peugeot 208 Allure
Peugeot 208 Allure

 
O motor de 89/93 cv deriva do 1,4 usado pelo antigo 207 e leva o Allure com
disposição e consumo moderado, embora o nível de vibração esteja maior

 

Bom também o acerto da suspensão, que concilia um rodar confortável a uma estabilidade segura. Os pneus de perfil mais alto que no Griffe (195/60 R 15, Pirelli Cinturato P1 no avaliado, em vez de 195/55 R 16) melhoram a absorção de irregularidades, que poderia ser ainda melhor com pressão de pneus mais baixa, mas já supera grande parte da concorrência. De modo geral os movimentos são bem controlados pelos amortecedores que, se poderiam ser mais firmes no começo do curso (como se nota ao acelerar e frear com rapidez), não incomodam.

 


Auto Livraria

 

Embora R$ 49 mil não sejam pouco dinheiro para um carro pequeno, o que mais agrada no 208 Allure é o equilíbrio do conjunto. Não impressiona pelo desempenho, mas tem agilidade bem superior à de modelos de 1,0 litro; sem ser luxuoso, traz bons equipamentos de conforto, conveniência e segurança; e atende às expectativas em quase todos os aspectos — com o adicional de um desenho muito agradável. Como dizia um antigo comercial, um ótimo segundo carro, mesmo para quem não tiver o primeiro.

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 2
Diâmetro e curso 75 x 82 mm
Cilindrada 1.449 cm³
Taxa de compressão 12,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 89/93 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 13,5/14,2 m.kgf a 3.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6 x 15 pol
Pneus 195/60 R 15
Dimensões
Comprimento 3,966 m
Largura 1,702 m
Altura 1,472 m
Entre-eixos 2,541 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 55 l
Compartimento de bagagem 285 l
Peso em ordem de marcha 1.086 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 177/181 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,7/10,9 s
Consumo em cidade 11,6/8,0 km/l
Consumo em rodovia 14,3/9,6 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 208208 Active208 AllureavaliaçãoDia a DiaPeugeot

Related Posts

Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: das molas ao 406 Coupé, quase 200 anos de história

16/12/2024
Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: quadros com 206, 308 CC, 406 Coupé e outros

08/06/2024
Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições
Auto Livraria - Peugeot

Peugeot: dos ralis a Le Mans, a trajetória de sucesso em competições

08/05/2024
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp