Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Audi S3 Sedan assegura diversão em formato familiar

16/10/2015
in Audi, Avaliação, Avaliação Completa

Audi S3 Sedan

 

Com motor de 280 cv e tração integral, versão mais temperada do sedã empolga pelo desempenho e a estabilidade

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: Paulo Keller

 

Sedãs esportivos são um tipo de carro que alia praticidade e diversão: reúnem desempenho e comportamento dinâmico empolgantes, espaço suficiente para uma família ou para sair com um casal de amigos e, em muitos casos, as quatro portas de que poucos abrem mão hoje. Foi buscando esse conjunto de atributos que a Audi resolveu estender o pacote de alto desempenho S3 ao sedã A3 nesta terceira geração, a primeira oferecida também com tal carroceria.

Ao preço sugerido de R$ 226.190 (não há opcionais disponíveis), o S3 Sedan dispõe de argumentos técnicos bastante convincentes, como o motor turboalimentado de 2,0 litros com potência de 280 cv e torque de 38,7 m.kgf, a caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem S-Tronic com seis marchas e o sistema de tração integral sob demanda. Seus concorrentes incluem o Mercedes-Benz CLA 45 AMG, com 360 cv no motor de mesma cilindrada, por R$ 298.900; o Subaru WRX STI, com 310 cv no 2,5-litros, a R$ 196.900 (apenas com câmbio manual); e o cupê BMW M 235i, de seis cilindros, 3,0 litros e 326 cv, por R$ 229.950. Todos têm turbo e, salvo pelo BMW de tração traseira, tração integral.

 

Audi S3 Sedan

 

Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan

 
Pela primeira vez o A3 tem versão sedã, o que a Audi aproveitou para lhe aplicar o pacote S3

 

Os equipamentos de série do S3 estão à altura do preço, como acesso à cabine e partida do motor sem uso da chave, alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos de couro com ajustes elétricos nos dianteiros, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis com iluminação por leds, rodas de alumínio de 18 polegadas, sete bolsas infláveis (frontais, de joelhos para o motorista, laterais dianteiras e de cortina), sistema MMI Navigation Plus com tela de sete polegadas e navegador, sistema de áudio Bang & Olufsen e teto solar panorâmico de controle elétrico.

 

O sistema de áudio Bang & Olufsen com 14 alto-falantes, incluindo um de subgraves, e amplificador de 705 watts é atração à parte pela perfeição de som

 

Derivado do A3 Sedan lançado na Europa em 2013, o S3 exibe linhas atraentes, com proporções que garantem uma esportividade incomum em sedãs de quatro portas. Os adereços da versão — para-choque dianteiro com grandes tomadas de ar, saias laterais, defletor de porta-malas, rodas de 18 pol, capas de retrovisores em alumínio polido, quatro saídas de escapamento — dão um tempero sutil, sem excessos, a um desenho que é talvez o mais agradável entre os sedãs da marca. O coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,31 é bom, mas não brilhante, já que pneus largos e tomadas de ar o prejudicam. Os vãos mínimos e perfeitos entre os painéis de carroceria indicam qualidade.

 

Audi S3 Sedan

 

Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan

 
Formas e proporções acertadas fazem do A3 um dos sedãs mais atraentes que a Audi já fez

 

No interior, que segue o padrão discreto típico da escola alemã, logotipos S3 no volante e no conta-giros lembram que este não é qualquer A3. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico integral, incluindo inclinação do assento e altura e intensidade de apoio lombar, além de apoio regulável para as coxas, e foram definidos com esmero em densidade e formato, assim como o volante é perfeito para encaixe das mãos e há apoio ideal para o pé esquerdo. Os plásticos do acabamento é que poderiam transmitir mais requinte, embora sejam corretos em montagem e o painel use um emborrachado. Não fariam mal um apoio acolchoado para o cotovelo nas portas e apliques de melhor aspecto — os que simulam alumínio escovado mais parecem plástico pintado a pincel.

 


Auto Livraria

 

No quadro de instrumentos, simples e funcional, o mostrador multifunção no centro inclui velocímetro digital, marcador de temperatura do lubrificante e cronômetro para registrar o tempo de volta em circuito. Foi previsto manômetro do turbo, item cada vez mais raro. O sistema de áudio Bang & Olufsen (com 14 alto-falantes, incluindo um de subgraves, e amplificador de 15 canais com potência de 705 watts) é atração à parte pela perfeição de som, embora pudesse produzir graves mais consistentes a nosso ver. Ele faz parte de uma central de entretenimento bastante prática de usar, capaz de tocar vídeos em DVD ou outro dispositivo e de armazenar músicas em disco rígido. Tem duas entradas para cartão SD e conexão para aparelhos Apple, mas deixa de fora a essencial USB.

A tela de sete polegadas, que pode ser escamoteada, serve também ao sistema de navegação e a configurações do carro, incluindo o seletor de modos de condução Drive Select. Ele permite ajustar as respostas do motor e do acelerador, nível de ruído do motor, a atuação automática do câmbio e a assistência de direção entre os programas Comfort, Dynamic (esportivo), Efficiency (favorável à economia, com função de roda livre ao desacelerar), Auto (ajuste automático ao modo de dirigir do momento) e Individual, que admite seleção de modo para cada item. Os ajustes são mostrados com imagens animadas bem interessantes.

 

Audi S3 Sedan

 

Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan
Audi S3 Sedan

 
Esportividade sutil: rodas de 18 pol, tomadas de ar maiores, defletor, retrovisores em prata

 

Próxima do campo visual do motorista, a tela é comandada por um conjunto de botões no console, um dos quais aceita a escrita manual de letras e números, como inserir um código postal para navegação. Há também comandos por voz, mas em português lusitano. Dos botões do volante, um deles pode ser configurado para a função desejada — trocar de modo de condução, por exemplo.

Entre os bons detalhes estão alerta programável de excesso de velocidade, banco traseiro bipartido 60:40, computador de bordo com duas medições, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos e comando remoto de abertura e fechamento, difusor de ar para o banco traseiro, espelho interno fotocrômico, faróis e limpador de para-brisa automáticos, freio de estacionamento com comando elétrico, indicação específica de porta mal fechada, luzes de cortesia no assoalho, quatro alças de teto, retrovisores externos com aquecimento e rebatimento elétrico e tomada de 12 volts para os passageiros de trás.

Próxima parte

 

Page 1 of 3
123Next
Tags: A3A3 SedanAudiavaliaçãoAvaliação CompletaesportivoS3turbo

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Jaguar: E-Type, XK 120, XJ e mais em quadros decorativos
Auto Livraria - Audi

Audi: quadros com A3, A4, A6 e outros modelos

30/09/2024
Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros
Auto Livraria - Audi

Audi: RS2 Avant, TT, R8 e outros esportivos em quadros

07/06/2024
Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada
Auto Livraria - Audi

Audi A3: revistas com testes de versões turbo e aspirada

17/05/2023

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp