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Home Informe-se Avaliação

Dualogic cai bem ao “falso esportivo” Fiat Uno Sporting

21/01/2015
in Avaliação, Dia a Dia, Fiat
Fiat Uno Sporting
Fiat Uno Sporting

 

Fiat Uno Sporting
Fiat Uno Sporting
Fiat Uno Sporting
 
Mostrador multifunção, interface Bluetooth com comandos no volante,
função um-toque para todos os vidros e controles de marcha à mão
são boas novidades, mas o rádio é mais simples do que parece desligado

 

Somado o coxim hidráulico aos demais aprimoramentos, o resultado é a sensação de um motor relativamente suave, que não lembra a fábrica de vibrações dos Unos do passado, e com nível de ruído aceitável para viagens a até 120 km/h. Seu desempenho é bom em baixas rotações, mas um tanto limitado em altas, nas quais os 88 cv com álcool se mostram muito pouco para uma versão com proposta esportiva. Seria outro carro se recebesse o motor E-Torq de 1,6 litro com até 117 cv — quer apostar que haveria demanda, Fiat?

 

Suspensão tem bom acerto

Em relação ao Evolution antes avaliado, o Sporting diferencia-se também na calibração mais firme da suspensão e nos pneus mais largos (185/60 R 15 ante 175/65 R 14). O efeito obtido é bom, com um rodar firme e controlado, sem oscilações indesejadas, e maior capacidade de curva sem prejuízo importante ao conforto. O que desagrada nele, a absorção de pequenos impactos, é o mesmo inconveniente notado no outro Uno — ou seja, há mais ganhos que perdas. Por outro lado, a direção é mais pesada em baixa velocidade do que o desejável.

 

Fiat Uno Sporting
Fiat Uno Sporting
 
O motor 1,4 é pouco potente, mas ficou mais suave; botões acionam as
posições do câmbio Dualogic, que está em boa fase de calibração

 

A versão traz para 2015 um pacote visual interessante, com para-choques de desenho próprio, rodas bastante criativas (provavelmente, o mais perto do conceito de “quadrado arredondado” que a Fiat conseguiu sem deixar de fazê-las circulares) e a citada dupla saída de escapamento no centro da traseira, que é apenas extensão dos tubos que vêm pelo lado esquerdo do carro, como em qualquer Uno.

 

Os 88 cv são muito pouco para uma
versão com proposta esportiva: ele seria
outro carro com o E-Torq de 1,6 litro

 

No interior estão bancos com tecido simples, mas de bom aspecto, e revestimento preto no teto, que tem seus adeptos mas parece acentuar o calor infernal deste verão paulista — para o qual o ar-condicionado está claramente subdimensionado, mesmo em comparação a outros carros pequenos. O tom vermelho está nas maçanetas, em um raio do volante, no mostrador digital do quadro de instrumentos e na costura dos bancos, enquanto o painel imita o que (com boa vontade) se poderia chamar de fibra de carbono.

Como no Evolution, o acabamento está mais adequado e há novas conveniências como controles elétricos de vidros com função um-toque para todos, abertura e fechamento a distância, computador de bordo, marcador de temperatura externa, ajuste elétrico dos retrovisores (o direito mostra o meio-fio ao engatar a ré) e até câmera traseira de manobras no espelho interno como acessório aplicável em concessionária. E o quinto ocupante agora pode ter encosto de cabeça e cinto de três pontos.

 

Fiat Uno Sporting

 

Fiat Uno Sporting
Fiat Uno Sporting
 
Mais firme que nas outras versões, sua suspensão traz boa estabilidade
com pouca perda em conforto, mas a direção poderia ser mais leve

 

Há outros bons detalhes, como espelho no teto para acompanhar crianças no banco traseiro e interface Bluetooth para telefone celular com comandos no volante, mas o aparelho de áudio parece quando desligado mais atual do que é, com seu mostrador monocromático ao estilo dos anos 90. Ao menos a recolocação das tomadas USB e auxiliar no console abriu mais espaço no antes ínfimo porta-luvas, além de deixar os dispositivos portáteis mais à mão (embora à vista). No restante é o Uno bem conhecido em qualidades e limitações, como o espaço interno dos menores e a visibilidade dianteira comprometida por largas colunas.

 


Auto Livraria

 

Mesmo sem o desempenho que sua aparência faria esperar, o Uno Sporting agrada com o câmbio Dualogic e as evoluções importantes no ambiente interno para 2015. Resta lamentar o preço: R$ 50 mil por um carro de sua categoria e com meros 88 cv são demais, mesmo com a comodidade do câmbio, os opcionais convenientes e o charme da cor com o nome da prestigiada marca do tridente.

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Ficha técnica

Motor

Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 2, variação de tempo
Diâmetro e curso 72 x 84 mm
Cilindrada 1.368 cm³
Taxa de compressão 12,3:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 85/88 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 12,4/12,5 m.kgf a 3.500 rpm

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual automatizado / 5
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção

Rodas

Dimensões 6 x 15 pol
Pneus 185/60 R 15 H

Dimensões

Comprimento 3,811 m
Largura 1,673 m
Altura 1,487 m
Entre-eixos 2,376 m

Capacidades e peso

Tanque de combustível 48 l
Compartimento de bagagem 280 l
Peso em ordem de marcha 1.023 kg

Desempenho e consumo

Velocidade máxima 170/172 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,3/10,8 s
Consumo em cidade ND
Consumo em rodovia ND
Dados do fabricante; gasolina/álcool; ND = não disponível

 

 

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Tags: avaliaçãoDia a DiaFiatUnoUno Sporting

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