Citroën C4 Picasso dá bons motivos para voltar à minivan

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Instrumentos oferecem três temas; no lado direito, navegação, áudio ou mesmo foto

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Tela de 7 pol serve a áudio, navegação, manual e controles como o de estacionar

 

Destaque à parte é o conjunto de câmeras externas: além da traseira, há uma dianteira que capta imagens a 45 graus de cada lado, permitindo acompanhar a passagem em locais estreitos ou com obstáculos, e a combinação de imagens que simula uma visão superior dos arredores em 360 graus. Cada uma delas pode ser usada também em movimento, abaixo de 20 km/h. O assistente de estacionamento coloca o carro em vagas a 90 graus e paralelas ao tráfego e também o retira das últimas.

Em meio a tantos detalhes, ficam de fora faixa degradê no para-brisa, retrovisor interno fotocrômico (falta que surpreende em um pacote de tanta tecnologia) e iluminação nos espelhos dos para-sóis (dificultada por serem montados nos anteparos móveis). A nosso ver, também seria preferível um forro de vedação total dos raios solares para o teto, como no Peugeot 308, pois o atual contribui para aquecer o interior e os passageiros sob o sol dos trópicos.

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Grande porta-malas com tampa elétrica, teto envidraçado, câmeras dianteiras e de 360 graus, ar regulável, telas e mesas para os passageiros de trás, massagem e apoio de pernas para o da frente

 

Apesar do amplo espaço para pernas e cabeças — um pouco menos em largura —, a C4 Picasso não é o melhor carro do ponto de vista de quem viaja atrás: assoalho alto e assento curto dos três bancos deixam as coxas mal apoiadas, algo inesperado em uma minivan, que tem altura interna de sobra para evitar esse inconveniente. Em contrapartida, o espaço para bagagem é excelente: 537 litros com o banco traseiro recuado e 630 com ele mais avançado.

A tampa traseira motorizada abre-se também pelo comando a distância da chave (por segurança não fecha, sendo preciso apertar o botão na tampa). Quando as lanternas sobem com ela, as luzes do para-choque substituem as de posição e de direção, arranjo bastante usado pela Audi. O estepe temporário vem sob o assoalho, por dentro, e o sobretapete tem dupla face — uma carpetada, outra de plástico — para servir ao transporte de itens sujos ou molhados.

 

Embora não tenha aderido ao conceito multibraço, a suspensão revela acerto dos melhores para esse tipo de carro

 

Torque na medida e ótimo comportamento

A C4 Picasso e sua versão Grand fazem a estreia no Brasil de nova plataforma, que as deixou cerca de 100 kg mais leves, e adotam motor e transmissão mais modernos e eficientes que os dos modelos anteriores. Se o antigo 2,0-litros de aspiração natural com caixa de apenas quatro marchas deixava a desejar, o novo THP com seis marchas funciona com suavidade e move sua 1,4 tonelada sem esforço. Não há potência abundante, como apontam os índices de desempenho apenas razoáveis (caso dos 10,2 segundos de 0 a 100 km/h), mas também não falta: pode-se acompanhar o tráfego ou mesmo subir uma serra em rotações moderadas.

A transmissão, que não oferece seleção de programas de funcionamento, revela muito boa calibração como tem sido frequente na PSA Peugeot Citroën: troca cedo para cima, para privilegiar o conforto e a economia, mas retém ou mesmo reduz marchas na medida certa ao desacelerar e em declives acentuados, a ponto de não se precisar dos comandos de trocas manuais na coluna de direção (não acompanham o volante). Com a alavanca em posição M, manual, as trocas para cima continuam automáticas, mas reduções são feitas apenas ao apertar o acelerador até o fim.

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Mais leve e com torque desde baixa, a nova C4 acelera sem esforço e tem rodar confortável

 

Embora não tenha aderido ao mais sofisticado conceito multibraço na traseira, que permanece com o simples eixo de torção, a suspensão da minivan revela acerto dos melhores já vistos nesse tipo de carro. A C4 Picasso faz curvas com tranquilidade e movimentos bem controlados, ao mesmo tempo em que digere as irregularidades do piso sem prejudicar o conforto. Em trechos mais acidentados nota-se ligeiro ruído no trabalho do conjunto, mas não a transmissão de impactos aos ocupantes — ou ao volante, como no C4 Lounge. Lombadas são transpostas normalmente, sendo difícil o contato de alguma parte inferior, como acontecia com o para-choque dianteiro da linha C4 de anos atrás.

 

 

Outros bons atributos dinâmicos são freios eficientes, direção bastante leve em uso urbano e com peso ideal em rodovias, ótima estabilidade direcional e níveis moderados de ruídos e vibrações mesmo quando se recorrem a regimes mais altos. A dotação de segurança passiva é das melhores e, no teste de colisão do instituto Euro NCap, o modelo obteve cinco estrelas com 86% de pontos na proteção de adulto e 88% na de crianças.

É certo que o preço da C4 Picasso — ainda mais quando equipada como a que avaliamos — a afasta do perfil das minivans a que muitos brasileiros aderiram na década passada. Mas seu padrão de conforto, desempenho e segurança faz dela uma válida alternativa aos utilitário esporte médios para quem não precisa de capacidades fora de estrada.

Mais Avaliações

 

Medições Best Cars

Aceleração
0 a 100 km/h 10,2 s
0 a 120 km/h 13,6 s
0 a 400 m 16,1 s
Retomada
60 a 100 km/h* 7,3 s
60 a 120 km/h* 11,4 s
80 a 120 km/h* 7,9 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,8 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,5 km/l
Trajeto em rodovia 11,9 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 657 km
Trajeto exigente em cidade 333 km
Trajeto em rodovia 610 km
Testes efetuados com gasolina; *com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,4 s
Consumo em cidade ND
Consumo em rodovia ND
ND = não disponível

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Potência específica 103,3 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,15 /  8 km/h
2ª. 2,37 / 15 km/h
3ª. 1,56 / 27 km/h
4ª. 1,16 / 34 km/h
5ª. 0,86 / 41 km/h
6ª. 0,67 / 48 km/h
Diferencial 3,87
Regime a 120 km/h 2.500 rpm (6ª.)
Regime à velocidade máxima informada 5.100 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (304 mm ø)
Traseiros a disco (290 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,8 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 205/55 R 17
Dimensões
Comprimento 4,428 m
Largura 1,826 m
Altura 1,625 m
Entre-eixos 2,785 m
Bitola dianteira 1,587 m
Bitola traseira 1,59 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,30
Capacidades e peso
Tanque de combustível 57 l
Compartimento de bagagem 537 a 630 l*
Peso em ordem de marcha 1.405 kg
Relação peso-potência 8,5 kg/cv
* conforme a posição do banco traseiro
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2016
Pneus Michelin Primacy HP
Quilometragem inicial 3.000 km
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

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