Instrumentos oferecem três temas; no lado direito, navegação, áudio ou mesmo foto
Tela de 7 pol serve a áudio, navegação, manual e controles como o de estacionar
Destaque à parte é o conjunto de câmeras externas: além da traseira, há uma dianteira que capta imagens a 45 graus de cada lado, permitindo acompanhar a passagem em locais estreitos ou com obstáculos, e a combinação de imagens que simula uma visão superior dos arredores em 360 graus. Cada uma delas pode ser usada também em movimento, abaixo de 20 km/h. O assistente de estacionamento coloca o carro em vagas a 90 graus e paralelas ao tráfego e também o retira das últimas.
Em meio a tantos detalhes, ficam de fora faixa degradê no para-brisa, retrovisor interno fotocrômico (falta que surpreende em um pacote de tanta tecnologia) e iluminação nos espelhos dos para-sóis (dificultada por serem montados nos anteparos móveis). A nosso ver, também seria preferível um forro de vedação total dos raios solares para o teto, como no Peugeot 308, pois o atual contribui para aquecer o interior e os passageiros sob o sol dos trópicos.
Grande porta-malas com tampa elétrica, teto envidraçado, câmeras dianteiras e de 360 graus, ar regulável, telas e mesas para os passageiros de trás, massagem e apoio de pernas para o da frente
Apesar do amplo espaço para pernas e cabeças — um pouco menos em largura —, a C4 Picasso não é o melhor carro do ponto de vista de quem viaja atrás: assoalho alto e assento curto dos três bancos deixam as coxas mal apoiadas, algo inesperado em uma minivan, que tem altura interna de sobra para evitar esse inconveniente. Em contrapartida, o espaço para bagagem é excelente: 537 litros com o banco traseiro recuado e 630 com ele mais avançado.
A tampa traseira motorizada abre-se também pelo comando a distância da chave (por segurança não fecha, sendo preciso apertar o botão na tampa). Quando as lanternas sobem com ela, as luzes do para-choque substituem as de posição e de direção, arranjo bastante usado pela Audi. O estepe temporário vem sob o assoalho, por dentro, e o sobretapete tem dupla face — uma carpetada, outra de plástico — para servir ao transporte de itens sujos ou molhados.
Embora não tenha aderido ao conceito multibraço, a suspensão revela acerto dos melhores para esse tipo de carro
Torque na medida e ótimo comportamento
A C4 Picasso e sua versão Grand fazem a estreia no Brasil de nova plataforma, que as deixou cerca de 100 kg mais leves, e adotam motor e transmissão mais modernos e eficientes que os dos modelos anteriores. Se o antigo 2,0-litros de aspiração natural com caixa de apenas quatro marchas deixava a desejar, o novo THP com seis marchas funciona com suavidade e move sua 1,4 tonelada sem esforço. Não há potência abundante, como apontam os índices de desempenho apenas razoáveis (caso dos 10,2 segundos de 0 a 100 km/h), mas também não falta: pode-se acompanhar o tráfego ou mesmo subir uma serra em rotações moderadas.
A transmissão, que não oferece seleção de programas de funcionamento, revela muito boa calibração como tem sido frequente na PSA Peugeot Citroën: troca cedo para cima, para privilegiar o conforto e a economia, mas retém ou mesmo reduz marchas na medida certa ao desacelerar e em declives acentuados, a ponto de não se precisar dos comandos de trocas manuais na coluna de direção (não acompanham o volante). Com a alavanca em posição M, manual, as trocas para cima continuam automáticas, mas reduções são feitas apenas ao apertar o acelerador até o fim.
Mais leve e com torque desde baixa, a nova C4 acelera sem esforço e tem rodar confortável
Embora não tenha aderido ao mais sofisticado conceito multibraço na traseira, que permanece com o simples eixo de torção, a suspensão da minivan revela acerto dos melhores já vistos nesse tipo de carro. A C4 Picasso faz curvas com tranquilidade e movimentos bem controlados, ao mesmo tempo em que digere as irregularidades do piso sem prejudicar o conforto. Em trechos mais acidentados nota-se ligeiro ruído no trabalho do conjunto, mas não a transmissão de impactos aos ocupantes — ou ao volante, como no C4 Lounge. Lombadas são transpostas normalmente, sendo difícil o contato de alguma parte inferior, como acontecia com o para-choque dianteiro da linha C4 de anos atrás.
Outros bons atributos dinâmicos são freios eficientes, direção bastante leve em uso urbano e com peso ideal em rodovias, ótima estabilidade direcional e níveis moderados de ruídos e vibrações mesmo quando se recorrem a regimes mais altos. A dotação de segurança passiva é das melhores e, no teste de colisão do instituto Euro NCap, o modelo obteve cinco estrelas com 86% de pontos na proteção de adulto e 88% na de crianças.
É certo que o preço da C4 Picasso — ainda mais quando equipada como a que avaliamos — a afasta do perfil das minivans a que muitos brasileiros aderiram na década passada. Mas seu padrão de conforto, desempenho e segurança faz dela uma válida alternativa aos utilitário esporte médios para quem não precisa de capacidades fora de estrada.
Mais Avaliações |
Medições Best Cars
Aceleração | |
0 a 100 km/h | 10,2 s |
0 a 120 km/h | 13,6 s |
0 a 400 m | 16,1 s |
Retomada | |
60 a 100 km/h* | 7,3 s |
60 a 120 km/h* | 11,4 s |
80 a 120 km/h* | 7,9 s |
Consumo | |
Trajeto leve em cidade | 12,8 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,5 km/l |
Trajeto em rodovia | 11,9 km/l |
Autonomia | |
Trajeto leve em cidade | 657 km |
Trajeto exigente em cidade | 333 km |
Trajeto em rodovia | 610 km |
Testes efetuados com gasolina; *com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Dados do fabricante
Velocidade máxima | 210 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 8,4 s |
Consumo em cidade | ND |
Consumo em rodovia | ND |
ND = não disponível |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Material do bloco/cabeçote | alumínio |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm |
Potência específica | 103,3 cv/l |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática / 6 |
Relação e velocidade por 1.000 rpm | |
1ª. | 4,15 / 8 km/h |
2ª. | 2,37 / 15 km/h |
3ª. | 1,56 / 27 km/h |
4ª. | 1,16 / 34 km/h |
5ª. | 0,86 / 41 km/h |
6ª. | 0,67 / 48 km/h |
Diferencial | 3,87 |
Regime a 120 km/h | 2.500 rpm (6ª.) |
Regime à velocidade máxima informada | 5.100 rpm (5ª.) |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado (304 mm ø) |
Traseiros | a disco (290 mm ø) |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Diâmetro de giro | 10,8 m |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Estabilizador(es) | dianteiro e traseiro |
Rodas | |
Dimensões | 7 x 17 pol |
Pneus | 205/55 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,428 m |
Largura | 1,826 m |
Altura | 1,625 m |
Entre-eixos | 2,785 m |
Bitola dianteira | 1,587 m |
Bitola traseira | 1,59 m |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,30 |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 57 l |
Compartimento de bagagem | 537 a 630 l* |
Peso em ordem de marcha | 1.405 kg |
Relação peso-potência | 8,5 kg/cv |
* conforme a posição do banco traseiro | |
Garantia | |
Prazo | 3 anos sem limite de quilometragem |
Carro avaliado | |
Ano-modelo | 2016 |
Pneus | Michelin Primacy HP |
Quilometragem inicial | 3.000 km |
Dados do fabricante; ND = não disponível |