Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Citroën C4 Picasso dá bons motivos para voltar à minivan

19/01/2016
in Avaliação, Avaliação Completa, Citroën
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Instrumentos oferecem três temas; no lado direito, navegação, áudio ou mesmo foto

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Tela de 7 pol serve a áudio, navegação, manual e controles como o de estacionar

 

Destaque à parte é o conjunto de câmeras externas: além da traseira, há uma dianteira que capta imagens a 45 graus de cada lado, permitindo acompanhar a passagem em locais estreitos ou com obstáculos, e a combinação de imagens que simula uma visão superior dos arredores em 360 graus. Cada uma delas pode ser usada também em movimento, abaixo de 20 km/h. O assistente de estacionamento coloca o carro em vagas a 90 graus e paralelas ao tráfego e também o retira das últimas.

Em meio a tantos detalhes, ficam de fora faixa degradê no para-brisa, retrovisor interno fotocrômico (falta que surpreende em um pacote de tanta tecnologia) e iluminação nos espelhos dos para-sóis (dificultada por serem montados nos anteparos móveis). A nosso ver, também seria preferível um forro de vedação total dos raios solares para o teto, como no Peugeot 308, pois o atual contribui para aquecer o interior e os passageiros sob o sol dos trópicos.

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Grande porta-malas com tampa elétrica, teto envidraçado, câmeras dianteiras e de 360 graus, ar regulável, telas e mesas para os passageiros de trás, massagem e apoio de pernas para o da frente

 

Apesar do amplo espaço para pernas e cabeças — um pouco menos em largura —, a C4 Picasso não é o melhor carro do ponto de vista de quem viaja atrás: assoalho alto e assento curto dos três bancos deixam as coxas mal apoiadas, algo inesperado em uma minivan, que tem altura interna de sobra para evitar esse inconveniente. Em contrapartida, o espaço para bagagem é excelente: 537 litros com o banco traseiro recuado e 630 com ele mais avançado.

A tampa traseira motorizada abre-se também pelo comando a distância da chave (por segurança não fecha, sendo preciso apertar o botão na tampa). Quando as lanternas sobem com ela, as luzes do para-choque substituem as de posição e de direção, arranjo bastante usado pela Audi. O estepe temporário vem sob o assoalho, por dentro, e o sobretapete tem dupla face — uma carpetada, outra de plástico — para servir ao transporte de itens sujos ou molhados.

 

Embora não tenha aderido ao conceito multibraço, a suspensão revela acerto dos melhores para esse tipo de carro

 

Torque na medida e ótimo comportamento

A C4 Picasso e sua versão Grand fazem a estreia no Brasil de nova plataforma, que as deixou cerca de 100 kg mais leves, e adotam motor e transmissão mais modernos e eficientes que os dos modelos anteriores. Se o antigo 2,0-litros de aspiração natural com caixa de apenas quatro marchas deixava a desejar, o novo THP com seis marchas funciona com suavidade e move sua 1,4 tonelada sem esforço. Não há potência abundante, como apontam os índices de desempenho apenas razoáveis (caso dos 10,2 segundos de 0 a 100 km/h), mas também não falta: pode-se acompanhar o tráfego ou mesmo subir uma serra em rotações moderadas.

A transmissão, que não oferece seleção de programas de funcionamento, revela muito boa calibração como tem sido frequente na PSA Peugeot Citroën: troca cedo para cima, para privilegiar o conforto e a economia, mas retém ou mesmo reduz marchas na medida certa ao desacelerar e em declives acentuados, a ponto de não se precisar dos comandos de trocas manuais na coluna de direção (não acompanham o volante). Com a alavanca em posição M, manual, as trocas para cima continuam automáticas, mas reduções são feitas apenas ao apertar o acelerador até o fim.

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
Mais leve e com torque desde baixa, a nova C4 acelera sem esforço e tem rodar confortável

 

Embora não tenha aderido ao mais sofisticado conceito multibraço na traseira, que permanece com o simples eixo de torção, a suspensão da minivan revela acerto dos melhores já vistos nesse tipo de carro. A C4 Picasso faz curvas com tranquilidade e movimentos bem controlados, ao mesmo tempo em que digere as irregularidades do piso sem prejudicar o conforto. Em trechos mais acidentados nota-se ligeiro ruído no trabalho do conjunto, mas não a transmissão de impactos aos ocupantes — ou ao volante, como no C4 Lounge. Lombadas são transpostas normalmente, sendo difícil o contato de alguma parte inferior, como acontecia com o para-choque dianteiro da linha C4 de anos atrás.

 

 

Outros bons atributos dinâmicos são freios eficientes, direção bastante leve em uso urbano e com peso ideal em rodovias, ótima estabilidade direcional e níveis moderados de ruídos e vibrações mesmo quando se recorrem a regimes mais altos. A dotação de segurança passiva é das melhores e, no teste de colisão do instituto Euro NCap, o modelo obteve cinco estrelas com 86% de pontos na proteção de adulto e 88% na de crianças.

É certo que o preço da C4 Picasso — ainda mais quando equipada como a que avaliamos — a afasta do perfil das minivans a que muitos brasileiros aderiram na década passada. Mas seu padrão de conforto, desempenho e segurança faz dela uma válida alternativa aos utilitário esporte médios para quem não precisa de capacidades fora de estrada.

Mais Avaliações

 

Medições Best Cars

Aceleração
0 a 100 km/h 10,2 s
0 a 120 km/h 13,6 s
0 a 400 m 16,1 s
Retomada
60 a 100 km/h* 7,3 s
60 a 120 km/h* 11,4 s
80 a 120 km/h* 7,9 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,8 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,5 km/l
Trajeto em rodovia 11,9 km/l
Autonomia
Trajeto leve em cidade 657 km
Trajeto exigente em cidade 333 km
Trajeto em rodovia 610 km
Testes efetuados com gasolina; *com reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,4 s
Consumo em cidade ND
Consumo em rodovia ND
ND = não disponível

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Potência específica 103,3 cv/l
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,15 /  8 km/h
2ª. 2,37 / 15 km/h
3ª. 1,56 / 27 km/h
4ª. 1,16 / 34 km/h
5ª. 0,86 / 41 km/h
6ª. 0,67 / 48 km/h
Diferencial 3,87
Regime a 120 km/h 2.500 rpm (6ª.)
Regime à velocidade máxima informada 5.100 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (304 mm ø)
Traseiros a disco (290 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 10,8 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7 x 17 pol
Pneus 205/55 R 17
Dimensões
Comprimento 4,428 m
Largura 1,826 m
Altura 1,625 m
Entre-eixos 2,785 m
Bitola dianteira 1,587 m
Bitola traseira 1,59 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,30
Capacidades e peso
Tanque de combustível 57 l
Compartimento de bagagem 537 a 630 l*
Peso em ordem de marcha 1.405 kg
Relação peso-potência 8,5 kg/cv
* conforme a posição do banco traseiro
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2016
Pneus Michelin Primacy HP
Quilometragem inicial 3.000 km
Dados do fabricante; ND = não disponível

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaC4 PicassoCitroënminivanturbo

Related Posts

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros
Auto Livraria - Citroën

Citroën: quadros decorativos com C4 VTR, DS3, Xantia e outros

05/08/2024
DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado
Auto Livraria - Citroën

DS3: revistas com um Citroën pequeno e apimentado

20/07/2023
Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos
Auto Livraria - Citroën

Citroën: Xsara, Xantia, C3, C5 e outros em catálogos

29/05/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp