Citroën C4 Picasso volta modernizada e em dose dupla

Citroen C4 Picasso

 
Instrumentos centrais, câmbio junto ao volante, muitas soluções de conforto nos bancos

 

O revestimento dos bancos mescla tecido e couro. Os apoios de braço e parte das portas são revestidos com um tecido um pouco áspero, mas para compensar o painel e partes das portas são recobertos com plástico emborrachado e suave ao toque. O motorista dispõe de muita visibilidade para todos os lados e ainda conta com dois auxílios importantes: as câmeras traseira (apenas Intensive) e de 360 graus (opcional na mesma versão). Até um assistente de estacionamento foi previsto entre as opções da versão superior, assim como retrovisores com sensor de veículo em ponto cego. Para a frente, a divisão das colunas dianteiras em duas pequenas por lado consegue reduzir sua obstrução, aspecto sempre crítico em minivans.

Detalhes interessantes estão por toda parte das novas C4 Picassos, como controle elétrico do freio de estacionamento, difusores de ar nas colunas centrais para os passageiros, controles elétricos de vidros com função um-toque para todos e monitor do uso do cinto pelos passageiros. A Citroën informa capacidade de bagagem de até 630 litros para o modelo curto e 704 litros para o longo, na condição de cinco lugares com bancos mais avançados (com sete a Grand leva apenas 130 litros). O estepe é sempre temporário e armazenado sob o assoalho.

 

Citroen C4 Picasso
Citroen C4 Picasso

 
A tela de 12 pol da versão Intensive pode ser configurada; revestimento combina couro e tecido

 

Alguns recursos de segurança, é verdade, ficaram lá mesmo na Europa, como controlador da distância ao tráfego à frente com frenagem automática, alerta para saída da faixa de rolamento e faróis com comutação automática entre fachos baixo e alto conforme o tráfego adiante. Lá existem também versões turbodiesel de 90 e 115 cv. No caso da Grand, o novo modelo deixa de oferecer quatro zonas de ajuste para o ar-condicionado.

 

A C4 Picasso tem baixo nível de vibração e ruídos e, para um veículo de quase uma tonelada e meia, o motor desenvolve bem com torque máximo desde 1.400 rpm

 

Motor turbo e peso reduzido

As novas C4 Picassos são os primeiros automóveis do grupo no Brasil com a plataforma EMP2 (Efficient Modular Platform 2), que permitiu reduzir o peso em cerca de 100 kg. Em termos mecânicos elas usam componentes conhecidos, como o motor THP e o câmbio automático, e suas suspensões seguem esquemas tradicionais — dianteira McPherson e traseira com eixo de torção. A direção com assistência elétrica, porém, é novidade em um modelo da linha C4 por aqui (no C4 Lounge ainda é eletro-hidráulica).

Mais que os 165 cv em relação aos antigos 143 cv, é o ganho de torque em baixa rotação (24,5 m.kgf entre 1.400 e 4.000 rpm ante 20,4 m.kgf a 4.000 rpm) que representa o maior avanço em desempenho da nova geração de minivans em relação às antecessoras. Além disso, elas estão mais leves — a C4 Picasso caiu de 1.511 para 1.405 kg, e a Grand, de 1.560 para 1.430 kg — e o câmbio tem duas marchas a mais que antes. O resultado é bastante superior, com velocidade máxima informada de 210 km/h (ambas) e aceleração de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos no modelo curto e 8,7 s no mais longo.

 

Citroen C4 Picasso

 
Motor THP com alto torque em baixa e 100 kg a menos deixaram a C4 Picasso mais agradável

 

No lançamento à imprensa, na região de Cotia (Grande São Paulo), rodamos apenas na versão Intensive para cinco pessoas. A alavanca de câmbio na coluna de direção pode lembrar antigos carros norte-americanos, mas elimina o inconveniente da alavanca no console. Por outro lado, nas primeiras manobras acionamos o limpador de para-brisa por engano. A C4 Picasso tem baixo nível de vibração e ruídos, com agradável silêncio mesmo a 120 km/h, sem assobios causados pela passagem do vento pela carroceria. As linhas suaves e sem cantos revelam mais atributos do que apenas estilo.

Usamos o câmbio tanto na posição D (automática) quanto na M (manual), com acionamento pelas borboletas, que permitem um pouco de esportividade. Elas ficam fixas, sem girar com o volante, arranjo comum nos modelos mais recentes do grupo como o Peugeot 208. Para um veículo de quase uma tonelada e meia o motor desenvolve bem, graças ao torque máximo constante entre 1.400 e 4.000 rpm, mas não consegue ser brilhante como em carros mais leves da marca. Nas poucas curvas mais ousadas do trajeto percebemos que a C4 fica firme, apesar da altura quase de utilitário. A maior estranheza ao dirigir é a posição central do quadro de instrumentos, que força o motorista a desviar a atenção: parece que ainda não há lugar melhor para ele que diante do condutor. Ainda, dependendo da estatura do motorista, informações como o hodômetro parcial ficam escondidas.

 

 

A Citroën merece elogios por voltar a oferecer uma alternativa interessante — ou melhor, duas — de carro familiar aos utilitários esporte compactos. Claro que elas não têm a menor vocação fora de estrada, mas isso não costuma fazer diferença aos compradores desses carros. A nova C4 Picasso e sua versão Grand são atraentes, muito bem equipadas e, ao contrário das antecessoras, fornecem desempenho amplamente suficiente. Por tudo isso soa estranho a pesquisa que aponta para um carro destinado a casais sem filhos. Pode ser que eles não tenham filhos no ato da compra do carro, mas depois…

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático, 6
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 205/55 R 17
Dimensões
Comprimento 4,428 / 4,597 m*
Largura 1,826 m
Altura 1,625 / 1,644 m*
Entre-eixos 2,785 / 2,84 m*
Capacidades e peso
Tanque de combustível 57 l
Compartimento de bagagem 537 / 575 l (com 5 lugares), 130 l (Grand com 7 lugares)*
Peso em ordem de marcha 1.405 / 1.430 kg*
Desempenho
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 8,4 / 8,7 s
Dados do fabricante; consumo não disponível; *C4 Picasso / Grand C4 Picasso

 

Páginas: 1 2

Marcado: