Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Com leves mudanças, VW Amarok ainda é interessante

02/12/2016
in Avaliação, Fora de estrada, Volkswagen

Apesar da idade avançada, picape evoluída em conforto e segurança revela comportamento dos melhores

Texto: Fabrício Samahá – Fotos do autor (Extreme) e divulgação

 

A Volkswagen Amarok 2017 mudou menos do que se esperava, mas permanece competitiva: é a conclusão após dirigir a picape em condições variadas em sua apresentação. Havia expectativa de que o motor V6 turbodiesel de 3,0 litros com potência de até 224 cv, lançado este ano no mercado europeu, também fosse aplicado à versão argentina vendida no Brasil, mas a empresa reservou a novidade para meados do próximo ano. Por enquanto, as alterações da Amarok limitam-se a retoques visuais e no interior e alguns novos recursos de segurança.

A linha continua com duas versões do motor turbodiesel de 2,0 litros (140 e 180 cv), duas opções de cabine (simples e dupla), duas de transmissão (manual de seis marchas e automática de oito) e duas de tração (integral temporária com reduzida para a caixa manual, integral permanente sem reduzida para a automática). Aos conhecidos acabamentos S, SE, Trendline e Highline soma-se agora a série Highline Extreme (veja equipamentos e preços no quadro abaixo).

 

Série Extreme, que custa R$ 178 mil, acrescenta rodas de 20 pol, “santantônio” diferente e bancos de couro Nappa ao pacote da Highline

 

Foram poucas e sutis as mudanças visuais, que afetam faróis, grade e para-choque dianteiro, além das rodas e logotipos. A Extreme diferencia-se pela proteção atrás da cabine (o popular “santantônio”), que visto pelas laterais dá a impressão de cobertura rígida sobre a caçamba, e pelas rodas de 20 polegadas, as maiores da categoria, 1 pol acima das oferecidas até então no modelo. As demais versões usam de 16 pol (S e SE), 17 pol (Trendline) e 18 ou 19 pol (Highline).

 

A tração integral das versões automáticas é um sistema permanente com diferencial central, como em automóveis, em que as quatro rodas tracionam todo o tempo

 

No interior há novidades como os bancos dianteiras redesenhados com ajuste elétrico integral (até mesmo do apoio lombar para motorista e passageiro), nas duas versões superiores, e o painel de melhor aspecto em itens como difusores de ar e comandos de ventilação. Embora os plásticos continuem rígidos e de aparência simples, o ambiente está mais adequado à faixa de preço das versões superiores — só havia Highline e Extreme na apresentação. O quadro de instrumentos da Extreme vem com mostrador central digital colorido.

Não poderiam faltar os novos sistemas de áudio da VW com integração a telefone celular: o Composition Media (versão Trendline) e o Discover Media (aplicado a Highline e Extreme), que inclui navegador e leitura/resposta de mensagens SMS por voz. Foram aplicados ainda novos recursos de segurança às duas versões mais caras: bolsas infláveis laterais dianteiras e de cabeça, mostrador da pressão de cada pneu por meio de sensores nas válvulas e faróis bixenônio com luzes diurnas por leds. Em toda a linha há alerta para uso do cinto nos bancos dianteiros e sistema de frenagem pós-colisão, que aciona os freios depois de um acidente para reduzir o risco de novo impacto do veículo descontrolado.

 

Só a frente foi modificada no desenho da Amarok, mas há novidades em segurança como a frenagem automática após acidente

 

Enquanto o V6 não chega, a Amarok continua a usar o motor de quatro cilindros e 2,0 litros a diesel em três configurações. A versão S vem com um único turbocompressor e obtém 140 cv com torque de 34,7 m.kgf, valores modestos na categoria, mas suficientes para um veículo destinado ao trabalho. As outras recebem dois turbos e produzem 180 cv com torque de 40,8 m.kgf na SE de caixa manual e de 42,8 m.kgf nas opções com transmissão automática.

 


Auto Livraria

 

Os sistemas de tração — todos atuantes nas quatro rodas — também variam. Amaroks com caixa manual usam o temporário, em que a tração suplementar dianteira é acionada por um controle elétrico e conta-se com caixa de transferência (reduzida). Esse arranjo, similar ao de quase toda picape da categoria, destina-se à rodagem fora de estrada: se acionado o modo 4×4 em asfalto, curvas fechadas levam a atritos elevados, desgaste de pneus e risco de danos à transmissão.

A tração das versões automáticas evita essa limitação por ser um sistema permanente com diferencial central, como os empregados em automóveis do grupo, em que as quatro rodas tracionam todo o tempo. Como há bloqueio eletrônico dos diferenciais, eventuais perdas de tração são compensadas enviando-se mais torque para as rodas em contato com o solo. Não existe reduzida, mas a primeira marcha bem curta supre sua carência até certo ponto. Para o motorista, o único acionamento disponível é o do bloqueio mecânico do diferencial traseiro, que fixa em 50:50 a divisão de torque entre as rodas desse eixo.

 

Painel redesenhado, bancos bem definidos com ajuste elétrico, sistemas de áudio com integração a telefone: mudanças internas da picape VW

 

Recursos que permanecem são o programa Off-Road para os freios antitravamento (ABS), acionado por botão no console, que permite leve travamento de rodas em solo solto, e o controle automático de descida, que retém a velocidade sem se precisar acelerar ou frear.

 

Ao volante da Amarok 2017

Mesmo que não houvesse tanto de novo a conhecer, a Volkswagen preparou um longo trajeto de avaliação para a imprensa: 280 quilômetros de rodovia (um quarto deles ao volante) a partir de Guarulhos, na Grande São Paulo, e percursos de asfalto e fora de estrada no Haras Tuiuti, na cidade de Tuiuti, interior paulista. Apenas a versão Highline com rodas de 18 pol estava disponível — ficamos sem saber os efeitos práticos das de 20 pol da Extreme, que só ficou exposta.

Próxima parte

 

Versões, equipamentos e preços

• Amarok S de cabine simples (motor de 140 cv, tração 4×4, caixa manual de seis marchas, R$ 114 mil) ou cabine dupla (R$ 127 mil) – Alerta para uso de cinto nos bancos dianteiros, ar-condicionado, assistência em frenagem de emergência, bloqueio eletrônico do diferencial, conta-giros, controle automático de descida, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, faróis de neblina, fixações Isofix de cadeiras infantis (cabine dupla), freios antitravamento (ABS) com função Off-Road, rodas de 16 pol (aço), sistema de frenagem automática pós-colisão, volante ajustável em altura e distância. Opcionais: acionamento de travas a distância, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, rodas de alumínio de 16 pol.

• Amarok SE de cabine dupla (motor de 180 cv, tração 4×4, caixa manual de seis marchas, R$ 131 mil) – Como na S, mais controle elétrico de vidros, travas e retrovisores, acionamento de travas a distância, rádio/CD/MP3 com entradas (USB, auxiliar e cartão SD) e Bluetooth, rodas de alumínio de 16 pol.

• Amarok Trendline de cabine dupla (motor de 180 cv, tração 4×4, caixa automática de oito marchas, R$ 149 mil) – Como na SE, mais computador de bordo, controlador de velocidade, faróis com luzes diurnas, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de áudio Composition Media com integração a telefone, tração integral permanente, volante de couro com comandos de áudio, telefone e mudanças de marcha.

• Amarok Highline de cabine dupla (motor de 180 cv, tração 4×4, caixa automática de oito marchas, R$ 168 mil) – Como na Trendline, mais ajuste elétrico dos bancos dianteiros, ar-condicionado automático de duas zonas, bloqueio mecânico do diferencial traseiro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cabeça, câmera traseira de manobras, faróis bixenônio com luz de condução diurna em leds, faróis e limpador de para-brisa automáticos, monitor de pressão dos pneus, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de alumínio de 18 pol, sistema de áudio Discover Media com navegador. Opcionais: rodas de 19 pol.

• Amarok Highline Extreme de cabine dupla (motor de 180 cv, tração 4×4, caixa automática de oito marchas, R$ 178 mil) – Como na Highline, mais bancos revestidos em couro Nappa, pedais esportivos, rodas de alumínio de 20 pol.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4AmarokAmarok ExtremeAmarok HighlineavaliaçãodieselpicapeVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

11/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp