Motor de 180 cv e caixa de oito marchas garantem desempenho muito satisfatório, mas o que surpreende de fato é o comportamento em curvas severas
A Amarok deixou boas impressões rodoviárias, a começar pela grande maciez de operação do motor e da transmissão. É tão silencioso que mal se nota ser um turbodiesel, salvo pelo baixo limite de rotações, e há potência abundante em qualquer condição, mesmo com quatro adultos a bordo. Excelentes os novos bancos dianteiros em desenho e conformação, incluindo intenso apoio lateral. Posição de dirigir e instrumentos foram bem definidos e há conveniências como ar-condicionado de duas zonas, três tomadas de 12 volts e novo (e ótimo) sistema de áudio.
Em desvios de cones a 70 km/h, repetição do “teste de desvio do alce” sueco, a facilidade de controle foi simplesmente inesperada para o tipo de veículo
Já no Tuiuti, o percurso fora de estrada demonstrou suas capacidades em subidas e descidas muito íngremes, inclinação lateral acentuada e trechos com enormes buracos que faziam as rodas saírem do solo, uma por vez, para colocar à prova o bloqueio eletrônico dos diferenciais (não chegou a ser aplicado o bloqueio mecânico traseiro). Em seguida, hora de fazer curvas: na pista de asfalto do haras, levamos a Amarok para brincar de Golf GTI.
Exageros à parte, a picape surpreendeu por sua aptidão para manobras evasivas e curvas velozes. A VW preparou uma sequência de desvios de cones à faixa de 70 km/h para se percorrer sem frear, uma repetição do “teste de desvio do alce” promovido pela revista sueca Teknikens Värld, que há pouco levou a concorrente Toyota Hilux a comportamento perigoso. Cumprimos a manobra quatro vezes, cada vez em ritmo mais alto, e a facilidade de controle foi simplesmente inesperada para o tipo de veículo.
Circuito fora de estrada colocou à prova a capacidade de rampa e os bloqueios de diferenciais, que mantêm a tração com algumas rodas fora do solo
O mesmo adjetivo cabe ao comportamento na curva de inclinação inversa (que “joga” o carro para fora) após aquele teste: escolhe-se com o acelerador onde colocar cada roda da Amarok, com controle de movimentos e aderência muito acima do que imaginávamos para uma picape. Ficou patente a calibração irrepreensível do controle eletrônico de estabilidade, justamente o ponto em que a Toyota falhou e causou o desastre na Suécia.
No retorno a Guarulhos as boas sensações foram reforçadas, com uma exceção. Viajando mais tempo no banco traseiro, que oferece espaço adequado, ficou claro o desconforto da elevada transmissão de impactos do piso a cada lombada ou desnível. Não há o que fazer: com a exigência de capacidade de carga de 1.000 kg ou mais pela legislação para uso de diesel, picapes continuam a ser picapes e a sacrificar os passageiros com um rodar desconfortável.
Mesmo assim, e considerando que a concorrência em geral não consegue ser melhor nesse quesito, a Amarok provou-se competitiva no segmento e uma das melhores para quem dirige. E isso, para um modelo lançado há quase oito anos no mercado em meio à intensa renovação das concorrentes, é algo a ser destacado.
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Comandos no console para desativar controle de estabilidade, bloquear o diferencial traseiro e acionar o modo Off-Road, que altera os parâmetros do ABS
Vídeo de divulgação
Ficha técnica
| Motor | |
| Posição | longitudinal |
| Cilindros | 4 em linha |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
| Válvulas por cilindro | 4 |
| Diâmetro e curso | 81 x 95,5 mm |
| Cilindrada | 1.968 cm³ |
| Taxa de compressão | 16:1 |
| Alimentação | injeção direta, 2 turbocompressores e resfriador de ar |
| Potência máxima | 180 cv a 4.000 rpm |
| Torque máximo | 42,8 m.kgf a 1.750 rpm |
| Transmissão | |
| Tipo de caixa e marchas | automática, 8 |
| Tração | integral |
| Freios | |
| Dianteiros | a disco ventilado |
| Traseiros | a tambor |
| Antitravamento (ABS) | sim |
| Direção | |
| Sistema | pinhão e cremalheira |
| Assistência | hidráulica |
| Suspensão | |
| Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal |
| Traseira | eixo rígido, feixes de molas semielípticas |
| Rodas | |
| Dimensões | 7,5 x 18 pol ou 8 x 19 pol |
| Pneus | 255/60 R 18 ou 255/55 R 19 |
| Dimensões | |
| Comprimento | 5,254 m |
| Largura | 1,944 m |
| Altura | 1,834 m |
| Entre-eixos | 3,097 m |
| Capacidades e peso | |
| Tanque de combustível | 80 l |
| Caçamba | 1.280 l |
| Capacidade de carga | 1.134 kg |
| Peso em ordem de marcha | 2.036 kg |
| Desempenho e consumo | |
| Velocidade máxima | 179 km/h |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,9 s |
| Consumo em cidade | 8,9 km/l |
| Consumo em rodovia | 9,2 km/l |
| Dados do fabricante; consumo de diesel conforme padrões do Inmetro | |




















