Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Com leves mudanças, VW Amarok ainda é interessante

02/12/2016
in Avaliação, Fora de estrada, Volkswagen

Motor de 180 cv e caixa de oito marchas garantem desempenho muito satisfatório, mas o que surpreende de fato é o comportamento em curvas severas

 

A Amarok deixou boas impressões rodoviárias, a começar pela grande maciez de operação do motor e da transmissão. É tão silencioso que mal se nota ser um turbodiesel, salvo pelo baixo limite de rotações, e há potência abundante em qualquer condição, mesmo com quatro adultos a bordo. Excelentes os novos bancos dianteiros em desenho e conformação, incluindo intenso apoio lateral. Posição de dirigir e instrumentos foram bem definidos e há conveniências como ar-condicionado de duas zonas, três tomadas de 12 volts e novo (e ótimo) sistema de áudio.

 

Em desvios de cones a 70 km/h, repetição do “teste de desvio do alce” sueco, a facilidade de controle foi simplesmente inesperada para o tipo de veículo

 

Já no Tuiuti, o percurso fora de estrada demonstrou suas capacidades em subidas e descidas muito íngremes, inclinação lateral acentuada e trechos com enormes buracos que faziam as rodas saírem do solo, uma por vez, para colocar à prova o bloqueio eletrônico dos diferenciais (não chegou a ser aplicado o bloqueio mecânico traseiro). Em seguida, hora de fazer curvas: na pista de asfalto do haras, levamos a Amarok para brincar de Golf GTI.

Exageros à parte, a picape surpreendeu por sua aptidão para manobras evasivas e curvas velozes. A VW preparou uma sequência de desvios de cones à faixa de 70 km/h para se percorrer sem frear, uma repetição do “teste de desvio do alce” promovido pela revista sueca Teknikens Värld, que há pouco levou a concorrente Toyota Hilux a comportamento perigoso. Cumprimos a manobra quatro vezes, cada vez em ritmo mais alto, e a facilidade de controle foi simplesmente inesperada para o tipo de veículo.

 

Circuito fora de estrada colocou à prova a capacidade de rampa e os bloqueios de diferenciais, que mantêm a tração com algumas rodas fora do solo

 

O mesmo adjetivo cabe ao comportamento na curva de inclinação inversa (que “joga” o carro para fora) após aquele teste: escolhe-se com o acelerador onde colocar cada roda da Amarok, com controle de movimentos e aderência muito acima do que imaginávamos para uma picape. Ficou patente a calibração irrepreensível do controle eletrônico de estabilidade, justamente o ponto em que a Toyota falhou e causou o desastre na Suécia.

 


Auto Livraria

 

No retorno a Guarulhos as boas sensações foram reforçadas, com uma exceção. Viajando mais tempo no banco traseiro, que oferece espaço adequado, ficou claro o desconforto da elevada transmissão de impactos do piso a cada lombada ou desnível. Não há o que fazer: com a exigência de capacidade de carga de 1.000 kg ou mais pela legislação para uso de diesel, picapes continuam a ser picapes e a sacrificar os passageiros com um rodar desconfortável.

Mesmo assim, e considerando que a concorrência em geral não consegue ser melhor nesse quesito, a Amarok provou-se competitiva no segmento e uma das melhores para quem dirige. E isso, para um modelo lançado há quase oito anos no mercado em meio à intensa renovação das concorrentes, é algo a ser destacado.

Mais Avaliações

 

Comandos no console para desativar controle de estabilidade, bloquear o diferencial traseiro e acionar o modo Off-Road, que altera os parâmetros do ABS

 

Vídeo de divulgação

 

Ficha técnica

Motor
Posição longitudinal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 81 x 95,5 mm
Cilindrada 1.968 cm³
Taxa de compressão 16:1
Alimentação injeção direta, 2 turbocompressores e resfriador de ar
Potência máxima 180 cv a 4.000 rpm
Torque máximo 42,8 m.kgf a 1.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 8
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência hidráulica
Suspensão
Dianteira independente, braços sobrepostos, mola helicoidal
Traseira eixo rígido, feixes de molas semielípticas
Rodas
Dimensões 7,5 x 18 pol ou 8 x 19 pol
Pneus 255/60 R 18 ou 255/55 R 19
Dimensões
Comprimento 5,254 m
Largura 1,944 m
Altura 1,834 m
Entre-eixos 3,097 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 80 l
Caçamba 1.280 l
Capacidade de carga 1.134 kg
Peso em ordem de marcha 2.036 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 179 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,9 s
Consumo em cidade 8,9 km/l
Consumo em rodovia 9,2 km/l
Dados do fabricante; consumo de diesel conforme padrões do Inmetro

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 4x4AmarokAmarok ExtremeAmarok HighlineavaliaçãodieselpicapeVolkswagen

Related Posts

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

03/07/2025
VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002
Auto Livraria - Volkswagen

VW Santana e Quantum: catálogos com modelos 1997 e 2002

13/06/2025
Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

11/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

02/06/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp