Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

BMW 330i vs. Honda Accord: vale pagar a diferença?

02/03/2020
in Avaliação, BMW, Comparativo, Honda

Dois sedãs muito bem-equipados e com potência similar, mas um custa 37% a mais: saiba se a marca de prestígio compensa

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Carros de marcas de prestígio — ou de luxo ou premium, como preferir — realmente valem mais que os de fabricantes generalistas? Buscamos a resposta a essa pergunta em 2018, ao comparar Honda CR-V e Volvo XC40 com preços equivalentes. Mas como fica a análise quando os carros estão próximos e os preços não?

É o que acontece entre o BMW 330i M Sport e o Honda Accord Touring. Nas fichas técnicas há muito em comum entre eles, como o porte (apenas 2 cm separam as distâncias entre eixos) e a potência dos motores turbo de 2,0 litros — 258 cv no 330i e 256 cv no Accord. A comparação de equipamentos (quadro abaixo) também revela certo equilíbrio. No entanto, optar pelo BMW significa pagar 37% a mais: R$ 279.950 ante R$ 204.900 do Honda.

Teria o 330i argumentos para justificar a diferença? Ou tudo não passa de uma questão de imagem de marca, que para alguns seria dinheiro jogado fora? Vamos verificar em um Desafio.

 

330i
Accord

O BMW soma elementos de estilo que a marca usa há décadas a muita elegância; o Accord tem soluções ousadas e perfil fastback mais pronunciado

 

Estilo
São dois belos carros, cada um a seu modo. O 330i mantém elementos tradicionais da marca como a grade dupla, os faróis cuja forma realça os dois refletores e a curva final dos vidros laterais. A cabine recuada e o eixo dianteiro mais à frente destacam o uso de tração traseira. O Accord, que lembra um grande Civic, chama atenção pela “asa” cromada na frente, os faróis de aspecto futurista e o perfil fastback. Impressiona bem, mas o BMW o supera.

 

 

Acabamento e conveniência
O interior do 330i é todo mais esportivo, seja pelos acabamentos, seja pelo formato dos bancos, seja por detalhes como os pedais com superfície metálica e a alavanca de transmissão tradicional — o Accord a substitui por botões. Ambos usam materiais de alta qualidade.

É farta a dotação de itens de conveniência nos dois, entre os quais assistentes para se manter na faixa da via e para comutar entre os fachos dos faróis, controlador de distância à frente, freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática em paradas, projeção de informações no para-brisa (com mais funções no 330i, como lista de músicas), vidros e teto solar com comando a distância para abrir e fechar.

 

330i
Accord
330i
Accord

Interiores muito bem-acabados, com detalhes mais esportivos no alemão; seus instrumentos digitais variam em cor e mostradores conforme o modo de condução

 

A favor do BMW estão alarme volumétrico (ultrassom), alerta para veículos em pontos cegos, apoio lombar regulável também para o passageiro da frente, ar-condicionado com mais uma zona de ajuste para o banco traseiro (além das duas dianteiras), câmeras e sensores de 360 graus ao redor com modo de visão por cima (no Accord há câmera traseira e sensores à frente e atrás), capô com dois fechos, limitador de velocidade, retrovisor esquerdo também fotocrômico e teto solar panorâmico (no Honda é menor) com comando elétrico do forro.

 

Os faróis de leds do Accord são ótimos, mas os do 330i sobressaem: usam laser, alcançam até 530 metros e formam áreas dinâmicas de luz e sombra ao detectar veículos à frente

 

Ele tem ainda assistentes de estacionamento, de marcha à ré (registra os movimentos do volante por até 50 metros e os reproduz para trás, facilitando sair de locais apertados), de distância lateral (atua na direção para evitar colisão com veículos nas faixas ao lado) e para auxiliar o motorista em desvios de emergência. Ambos têm monitor de atenção do motorista, mas o do BMW analisa a expressão do condutor, para reconhecer sinais de cansaço, e detecta se ele desviar o olhar da via — o do Accord baseia-se apenas nos comandos dados ao volante.

Há outros sistemas exclusivos no alemão. O Assistente Pessoal aceita comandos por voz para funções como navegador, ar-condicionado, explicações e informações do carro. Outro é o Connected Drive, cuja central de atendimento oferece serviços de conveniência, pontos de interesse e postos, trânsito em tempo real pela Tomtom, chamada de emergência e localização. E as câmeras dos arredores podem transmitir as imagens a um celular para monitoramento remoto.

 

Bons detalhes do 330i: tela de 10,25 pol na central com comando por voz ou no console, câmeras ao redor, manual e mostradores esportivos na tela, mais modos de condução, ajustes de apoios laterais e de coxas, terceira zona de ar-condicionado, retrovisor esquerdo fotocrômico e tampa do porta-malas elétrica

 

O Honda responde com poucos itens: banco que recua para facilitar a entrada e a saída do motorista, câmera no retrovisor direito (Lane Watch) para monitorar as faixas daquele lado, carregador de celular por indução, faixa degradê no para-brisa e ventilação nos bancos dianteiros em três níveis. O seletor de modos de condução traz mais programas no 330i (Eco-Pro para economia, Comfort, Sport e Sport Plus, sendo dois deles configuráveis) que no Accord (Econ, Normal e Sport).

 

 

As centrais de áudio têm grandes telas (10,25 polegadas no BMW, 8 no Honda) e navegador integrado. A do alemão pode ser operada tanto por toques quanto pelo comando IDrive no console, além de comandos por voz. A integração a celular inclui Android Auto e Apple Car Play no Accord; a do 330i traz apenas o segundo sistema, mas dispensa uso de cabo e seu áudio Harman/Kardon oferece qualidade superior.

Que pontos podem melhorar? No BMW há pouco espaço para objetos e o capô é liberado só por dentro, sem a habitual segunda trava na frente: embora prático, dá mais trabalho quando não fecha de primeira ao ser solto. No Honda o teto abrir junto dos vidros pelo acionamento remoto é contraproducente, pois aumenta a incidência solar nos bancos.

 

Accord tem tela de 8 pol e ventilação nos bancos; como o oponente, ele traz assistentes de faixa e de faróis, projeção elevada de informações (HUD), carregador de celular por indução e memórias para o ajuste elétrico do banco

 

Posto do motorista
Os dois carros oferecem ótimos bancos dianteiros, com apoios e espuma bem definidos e ajuste elétrico em todas as funções; o do motorista tem ainda duas memórias de posição. Só no 330i há regulagem dos apoios laterais (elétrica), ideal para reter o corpo em curvas sem causar desconforto no dia a dia, e para o suporte das coxas (manual). Seus pedais ficam mais à esquerda por causa do grande túnel central, sem incomodar.

O quadro de instrumentos do 330i usa uma tela de 12,3 polegadas, com cor e informações que variam conforme o programa de condução: Sport adiciona mostradores de potência e torque em uso; Eco-Pro troca o conta-giros por um indicador de consumo instantâneo. O conta-giros em sentido anti-horário, porém, é estranho. No Accord, mais simples, apenas o conta-giros muda de escala no modo Sport. Ambos informam pressão de turbo. O BMW indica também pressão e temperatura de cada pneu, temperatura do óleo lubrificante e forças g na tela da central de áudio.

Os faróis de leds do Accord são ótimos, mas os do 330i sobressaem: usam laser, alcançam até 530 metros e formam áreas dinâmicas de luz e sombra ao detectar veículos à frente ou no sentido contrário, além de terem ajuste automático da altura do facho. Os dois dispõem de luzes diurnas, faróis de neblina (também por leds) e repetidores laterais das luzes de direção; só o alemão vem com luz traseira de neblina. A visibilidade dianteira do Accord é melhor pelas colunas estreitas.

Próxima parte

 

Preços

330i Accord
Sem opcionais R$ 279.950 R$ 204.900
Como avaliado R$ 279.950 R$ 204.900
Completo R$ 279.950 R$ 204.900
Preços sugeridos em 21/2/20 para São Paulo, SP; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

• 330i M Sport – Abertura elétrica do porta-malas ao aproximar o pé do para-choque traseiro, ar-condicionado automático de três zonas, assistentes de estacionamento, de desvio em emergência, de faixa, de farol alto e de marcha à ré; bancos dianteiros com ajuste elétrico (memória no do motorista), bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras de 360 graus ao redor, central de áudio IDrive com tela de 10,25 pol e sistema Harman/Kardon, compatível com Apple Car Play; chave presencial, controlador de velocidade e distância à frente, controles de estabilidade e tração, faróis de leds com laser, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor com frenagem automática, monitores da pressão e temperatura dos pneus e de fadiga do condutor, quadro de instrumentos digital de 12,3 pol, pneus que podem rodar vazios, projeção de informações no para-brisa, rodas de alumínio de 19 pol, sensores de estacionamento em 360 graus, teto solar com controle elétrico.

• Accord Touring – Ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de faixa, bancos dianteiros com ajuste elétrico (memória no do motorista), bancos revestidos em couro, bolsas infláveis de joelhos (motorista e passageiro dianteiro), laterais e de cortina; câmeras traseira e no retrovisor direito, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 8 pol compatível com Android Auto e Apple Car Play, chave presencial, controlador de velocidade e distância à frente, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis com leds em ambos os fachos e para neblina, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor com frenagem automática, monitores da pressão dos pneus e de fadiga do condutor, projeção de informações no para-brisa, rodas de alumínio de 18 pol, teto solar elétrico, ventilação nos bancos dianteiros.

• Garantia – Três anos (Accord) ou dois anos (330i) sem limite de quilometragem.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 330iAccordavaliaçãoAvaliação CompletaBMWcomparativoDesafioHondaSérie 3

Related Posts

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

06/05/2025
BMW E46: revistas com o Série 3 feito de 1998 a 2006
Auto Livraria - BMW

BMW E46: revistas com o Série 3 feito de 1998 a 2006

02/02/2025
BMW: catálogos das linhas 1997 e 2006 de automóveis
Auto Livraria - BMW

BMW: catálogos das linhas 1997 e 2006 de automóveis

06/02/2025
Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor
Outras revistas nacionais

Revista Carro: testes, versões raras e utilidade ao leitor

01/12/2024
Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados
Revista Auto Esporte

Auto Esporte de 2000 a 2004: grandes nacionais e importados

08/10/2024

Novidades da Auto Livraria

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

Auto Esporte e Quatro Rodas com testes e comparativos em vários anos - a partir de R$ 19

13/05/2025

Quadros decorativos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

12/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

Quadros com propagandas e matérias dos utilitários, incluindo modelos transformados - a partir de R$ 49

07/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp