Dois sedãs muito bem-equipados e com potência similar, mas um custa 37% a mais: saiba se a marca de prestígio compensa
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Carros de marcas de prestígio — ou de luxo ou premium, como preferir — realmente valem mais que os de fabricantes generalistas? Buscamos a resposta a essa pergunta em 2018, ao comparar Honda CR-V e Volvo XC40 com preços equivalentes. Mas como fica a análise quando os carros estão próximos e os preços não?
É o que acontece entre o BMW 330i M Sport e o Honda Accord Touring. Nas fichas técnicas há muito em comum entre eles, como o porte (apenas 2 cm separam as distâncias entre eixos) e a potência dos motores turbo de 2,0 litros — 258 cv no 330i e 256 cv no Accord. A comparação de equipamentos (quadro abaixo) também revela certo equilíbrio. No entanto, optar pelo BMW significa pagar 37% a mais: R$ 279.950 ante R$ 204.900 do Honda.
Teria o 330i argumentos para justificar a diferença? Ou tudo não passa de uma questão de imagem de marca, que para alguns seria dinheiro jogado fora? Vamos verificar em um Desafio.
O BMW soma elementos de estilo que a marca usa há décadas a muita elegância; o Accord tem soluções ousadas e perfil fastback mais pronunciado
Estilo
São dois belos carros, cada um a seu modo. O 330i mantém elementos tradicionais da marca como a grade dupla, os faróis cuja forma realça os dois refletores e a curva final dos vidros laterais. A cabine recuada e o eixo dianteiro mais à frente destacam o uso de tração traseira. O Accord, que lembra um grande Civic, chama atenção pela “asa” cromada na frente, os faróis de aspecto futurista e o perfil fastback. Impressiona bem, mas o BMW o supera.
Acabamento e conveniência
O interior do 330i é todo mais esportivo, seja pelos acabamentos, seja pelo formato dos bancos, seja por detalhes como os pedais com superfície metálica e a alavanca de transmissão tradicional — o Accord a substitui por botões. Ambos usam materiais de alta qualidade.
É farta a dotação de itens de conveniência nos dois, entre os quais assistentes para se manter na faixa da via e para comutar entre os fachos dos faróis, controlador de distância à frente, freio de estacionamento com comando elétrico e retenção automática em paradas, projeção de informações no para-brisa (com mais funções no 330i, como lista de músicas), vidros e teto solar com comando a distância para abrir e fechar.
Interiores muito bem-acabados, com detalhes mais esportivos no alemão; seus instrumentos digitais variam em cor e mostradores conforme o modo de condução
A favor do BMW estão alarme volumétrico (ultrassom), alerta para veículos em pontos cegos, apoio lombar regulável também para o passageiro da frente, ar-condicionado com mais uma zona de ajuste para o banco traseiro (além das duas dianteiras), câmeras e sensores de 360 graus ao redor com modo de visão por cima (no Accord há câmera traseira e sensores à frente e atrás), capô com dois fechos, limitador de velocidade, retrovisor esquerdo também fotocrômico e teto solar panorâmico (no Honda é menor) com comando elétrico do forro.
Os faróis de leds do Accord são ótimos, mas os do 330i sobressaem: usam laser, alcançam até 530 metros e formam áreas dinâmicas de luz e sombra ao detectar veículos à frente
Ele tem ainda assistentes de estacionamento, de marcha à ré (registra os movimentos do volante por até 50 metros e os reproduz para trás, facilitando sair de locais apertados), de distância lateral (atua na direção para evitar colisão com veículos nas faixas ao lado) e para auxiliar o motorista em desvios de emergência. Ambos têm monitor de atenção do motorista, mas o do BMW analisa a expressão do condutor, para reconhecer sinais de cansaço, e detecta se ele desviar o olhar da via — o do Accord baseia-se apenas nos comandos dados ao volante.
Há outros sistemas exclusivos no alemão. O Assistente Pessoal aceita comandos por voz para funções como navegador, ar-condicionado, explicações e informações do carro. Outro é o Connected Drive, cuja central de atendimento oferece serviços de conveniência, pontos de interesse e postos, trânsito em tempo real pela Tomtom, chamada de emergência e localização. E as câmeras dos arredores podem transmitir as imagens a um celular para monitoramento remoto.
Bons detalhes do 330i: tela de 10,25 pol na central com comando por voz ou no console, câmeras ao redor, manual e mostradores esportivos na tela, mais modos de condução, ajustes de apoios laterais e de coxas, terceira zona de ar-condicionado, retrovisor esquerdo fotocrômico e tampa do porta-malas elétrica
O Honda responde com poucos itens: banco que recua para facilitar a entrada e a saída do motorista, câmera no retrovisor direito (Lane Watch) para monitorar as faixas daquele lado, carregador de celular por indução, faixa degradê no para-brisa e ventilação nos bancos dianteiros em três níveis. O seletor de modos de condução traz mais programas no 330i (Eco-Pro para economia, Comfort, Sport e Sport Plus, sendo dois deles configuráveis) que no Accord (Econ, Normal e Sport).
As centrais de áudio têm grandes telas (10,25 polegadas no BMW, 8 no Honda) e navegador integrado. A do alemão pode ser operada tanto por toques quanto pelo comando IDrive no console, além de comandos por voz. A integração a celular inclui Android Auto e Apple Car Play no Accord; a do 330i traz apenas o segundo sistema, mas dispensa uso de cabo e seu áudio Harman/Kardon oferece qualidade superior.
Que pontos podem melhorar? No BMW há pouco espaço para objetos e o capô é liberado só por dentro, sem a habitual segunda trava na frente: embora prático, dá mais trabalho quando não fecha de primeira ao ser solto. No Honda o teto abrir junto dos vidros pelo acionamento remoto é contraproducente, pois aumenta a incidência solar nos bancos.
Accord tem tela de 8 pol e ventilação nos bancos; como o oponente, ele traz assistentes de faixa e de faróis, projeção elevada de informações (HUD), carregador de celular por indução e memórias para o ajuste elétrico do banco
Posto do motorista
Os dois carros oferecem ótimos bancos dianteiros, com apoios e espuma bem definidos e ajuste elétrico em todas as funções; o do motorista tem ainda duas memórias de posição. Só no 330i há regulagem dos apoios laterais (elétrica), ideal para reter o corpo em curvas sem causar desconforto no dia a dia, e para o suporte das coxas (manual). Seus pedais ficam mais à esquerda por causa do grande túnel central, sem incomodar.
O quadro de instrumentos do 330i usa uma tela de 12,3 polegadas, com cor e informações que variam conforme o programa de condução: Sport adiciona mostradores de potência e torque em uso; Eco-Pro troca o conta-giros por um indicador de consumo instantâneo. O conta-giros em sentido anti-horário, porém, é estranho. No Accord, mais simples, apenas o conta-giros muda de escala no modo Sport. Ambos informam pressão de turbo. O BMW indica também pressão e temperatura de cada pneu, temperatura do óleo lubrificante e forças g na tela da central de áudio.
Os faróis de leds do Accord são ótimos, mas os do 330i sobressaem: usam laser, alcançam até 530 metros e formam áreas dinâmicas de luz e sombra ao detectar veículos à frente ou no sentido contrário, além de terem ajuste automático da altura do facho. Os dois dispõem de luzes diurnas, faróis de neblina (também por leds) e repetidores laterais das luzes de direção; só o alemão vem com luz traseira de neblina. A visibilidade dianteira do Accord é melhor pelas colunas estreitas.
Próxima parte
Preços
330i | Accord | |
Sem opcionais | R$ 279.950 | R$ 204.900 |
Como avaliado | R$ 279.950 | R$ 204.900 |
Completo | R$ 279.950 | R$ 204.900 |
Preços sugeridos em 21/2/20 para São Paulo, SP; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• 330i M Sport – Abertura elétrica do porta-malas ao aproximar o pé do para-choque traseiro, ar-condicionado automático de três zonas, assistentes de estacionamento, de desvio em emergência, de faixa, de farol alto e de marcha à ré; bancos dianteiros com ajuste elétrico (memória no do motorista), bancos revestidos em couro, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras de 360 graus ao redor, central de áudio IDrive com tela de 10,25 pol e sistema Harman/Kardon, compatível com Apple Car Play; chave presencial, controlador de velocidade e distância à frente, controles de estabilidade e tração, faróis de leds com laser, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor com frenagem automática, monitores da pressão e temperatura dos pneus e de fadiga do condutor, quadro de instrumentos digital de 12,3 pol, pneus que podem rodar vazios, projeção de informações no para-brisa, rodas de alumínio de 19 pol, sensores de estacionamento em 360 graus, teto solar com controle elétrico.
• Accord Touring – Ar-condicionado automático de duas zonas, assistente de faixa, bancos dianteiros com ajuste elétrico (memória no do motorista), bancos revestidos em couro, bolsas infláveis de joelhos (motorista e passageiro dianteiro), laterais e de cortina; câmeras traseira e no retrovisor direito, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 8 pol compatível com Android Auto e Apple Car Play, chave presencial, controlador de velocidade e distância à frente, controles eletrônicos de estabilidade e tração, faróis com leds em ambos os fachos e para neblina, freio de estacionamento elétrico com retenção automática, monitor com frenagem automática, monitores da pressão dos pneus e de fadiga do condutor, projeção de informações no para-brisa, rodas de alumínio de 18 pol, teto solar elétrico, ventilação nos bancos dianteiros.
• Garantia – Três anos (Accord) ou dois anos (330i) sem limite de quilometragem.
O Accord acomoda bem melhor as pernas no banco traseiro e tem um enorme porta-malas; nos dois, o teto baixo é um fator de potencial desconforto atrás
Espaço interno
São carros amplos e espaçosos, mas não em todos os sentidos. Os destaques são a largura interna em ambos e a altura útil na frente do 330i, enquanto no Accord sente-se o teto mais baixo; este é um fator limitante para os dois no banco traseiro. O Honda vence por boa margem em acomodação para as pernas atrás (motor transversal e tração dianteira ajudam-no muito) e, embora nenhum leve ali três adultos com conforto, o passageiro central sofre menos nele. O rival incomoda tanto pelo banco quanto pelo túnel central volumoso.
Porta-malas
A capacidade de bagagem de 574 litros do Accord, das maiores já vistas em sedãs, vence fácil a do BMW, 480 litros sem estepe e apenas 365 com ele (como seus pneus são do tipo roda-vazio, o de reserva até pode ser deixado em casa). Os dois têm banco traseiro dividido, com três seções no caso do 330i, e estepe temporário. Prático no alemão é o acionamento elétrico da tampa para abrir e fechar, que pode ser ativado pelo movimento do pé sob o para-choque.
Motor e desempenho
Os motores similares em concepção — turbo, 2,0 litros, injeção direta — produzem potência quase igual, com 2 cv a mais no BMW, e torque maior em 3,1 m.kgf no mesmo carro. Ele também é 77 kg mais leve, mas tende a perder mais energia com a tração traseira e tem duas marchas a menos na transmissão automática, oito em vez de 10. No fim das contas, na pista, o 330i venceu nas provas de aceleração e perdeu em duas das três retomadas, sempre por pequena margem — de 0 a 100 km/h ele fez em 6,2 segundos ante 6,6 s do Accord, ambos os resultados excelentes.
Com mais torque e menos peso, o BMW acelerou pouco mais rápido, mas os dois cativam pelos atributos dos motores turbo de 2,0 litros e o desempenho
Diferenças à parte, os dois motores são irrepreensíveis: suaves e silenciosos, com um som agradável quando mais exigidos, e bom fornecimento de torque desde baixas rotações. As caixas automáticas estão muito bem calibradas, até mesmo nas reduções feitas ao desacelerar para entradas de curva; oferecem mudanças manuais pelos comandos no volante e podem ser ajustadas para economia ou agilidade pelos modos de condução.
O 330i venceu nas provas de aceleração e perdeu em duas das três retomadas, sempre por pequena margem — de 0 a 100 km/h ele fez em 6,2 segundos ante 6,6 s do Accord
O BMW tem um modo manual peculiar: a caixa passa à próxima marcha no limite de giros e reduz marcha ao se acelerar até o fim, mas deixa ambas as ações de lado no modo Sport (o Honda troca para cima e não faz a redução). Sport Plus faz trocas bem rápidas, assim como a resposta do acelerador em abertura e fechamento.
Consumo
Os dois ficaram bem próximos no bom resultado rodoviário, mas nos trajetos urbanos o BMW obteve marcas bem melhores, talvez pelo menor peso ou alguma calibração mais favorável a baixas velocidades. São carros eficientes para suas características.
Ótimos faróis no Honda e ainda melhores no BMW, que usa laser e define áreas de sombra; transmissões automáticas muito bem acertadas; o Accord aboliu a alavanca
Comportamento dinâmico
Tração dianteira ou traseira? A vantagem teórica da traseira é clara, pela melhor divisão de massas e de tarefas entre os eixos, mas o desenvolvimento das suspensões e da eletrônica tem deixado as teorias mais relativas. O Accord mostra-se bom exemplo: com comportamento muito neutro e grande capacidade de curva, torna difícil perceber qualquer limitação da tração à frente, assim como lida bem com a aplicação plena de potência nas arrancadas.
Encontre um percurso sinuoso exigente, porém, e você não terá dúvidas de qual deles diverte mais. O 330i tanto pode fazer as curvas “sobre trilhos” quanto desgarrar a traseira com vontade, em uma atitude empolgante e fácil de controlar — o controle eletrônico de estabilidade, calibrado no ponto certo, só intervém quando as coisas estão críticas. As melhores tradições da marca são honradas com louvor por esse Série 3. Só tome cuidado em curvas em vias públicas ao usar o modo Sport: como a direção variável assume uma relação bem rápida e a frente segue fielmente para onde se aponta, a traseira tende a sair bastante. Sob chuva, dá vontade de ter limpadores nos vidros laterais…
A favor do Honda está o rodar mais macio e confortável, que só precisa melhorar em certos impactos (questão de buchas, ao que parece). No oponente, apesar do bom “emborrachamento” e da sensação sólida, os amortecedores traseiros firmes às vezes incomodam, mesmo em alta velocidade em boas rodovias paulistas, e os pneus parecem um tanto duros — explicado tanto pelo perfil mais baixo quanto pela construção mais rígida do tipo roda-vazio. Já os freios potentes e a direção bem acertada são qualidades comuns a ambos.
O Accord concilia rodar confortável com grande estabilidade, mas o comportamento arisco do 330i diverte em curvas e lhe dá um sabor incomparável
Segurança passiva
O Accord leva vantagem em proteção dos ocupantes pelas bolsas infláveis de joelhos para motorista e passageiro ao lado, que se somam às frontais, laterais dianteiras e de cortina, comuns ao 330i. Os dois carros têm cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil.
Custo-benefício
São dois grandes carros, não resta dúvida, como as notas a seguir confirmam. Mas vale a pena pagar 37% a mais pelo BMW, sendo ambos vendidos em conteúdo fechado como avaliados? Vejamos. O 330i é superior em estilo, posto do motorista e consumo, enquanto o Accord o supera em espaço interno, porta-malas e segurança passiva. A vantagem alemã em estabilidade acaba anulada pelo menor conforto de marcha, de modo que recebem a mesma nota em comportamento dinâmico.
Com grande vantagem de preço, o Honda desempata a competição e termina com a melhor média. Embora nosso confronto não leve em conta o fator prestígio da marca — nem poderia, por seu peso subjetivo na escolha —, confessamos que o tempero esportivo da BMW nos deixou balançados. Ou seja, o valor adicional pago por ele pode ser atribuído ao emblema azul e branco, mas o prestígio que a marca alcançou em décadas tem um consistente fundamento em suas qualidades dinâmicas.
Mais Avaliações
Nossas notas
330i | Accord | |
Estilo | 5 | 4 |
Acabamento e conveniência | 5 | 5 |
Posto do motorista | 5 | 4 |
Espaço interno | 4 | 5 |
Porta-malas | 4 | 5 |
Motor e desempenho | 5 | 5 |
Consumo | 5 | 4 |
Comportamento dinâmico | 5 | 5 |
Segurança passiva | 4 | 5 |
Custo-benefício | 3 | 4 |
Média | 4,5 | 4,6 |
Posição | 2º. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
330i | Accord | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 6,2 s | 6,6 s |
0 a 120 km/h | 8,4 s | 8,8 s |
0 a 400 m | 14,5 s | 14,7 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 3,9 s | 3,7 s |
60 a 120 km/h* | 6,1 s | 5,8 s |
80 a 120 km/h* | 4,1 s | 4,1 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 13,1 km/l | 10,7 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 6,8 km/l | 5,2 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,4 km/l | 13,3 km/l |
Testes com gasolina; *reduções automáticas; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
330i | Accord | |
Motor | ||
Posição | longitudinal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | |
Diâmetro e curso | 82 x 94,6 mm | 86 x 85,9 mm |
Cilindrada | 1.998 cm³ | 1.998 cm³ |
Taxa de compressão | 10,2:1 | 9,8:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar | |
Potência máxima | 258 cv de 5.000 a 6.500 rpm | 256 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo | 40,8 m.kgf de 1.550 a 4.400 rpm | 37,7 m.kgf de 1.500 a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 8 | automática, 10 |
Tração | traseira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a disco | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 8 x 19 pol (diant.), 8,5 x 19 pol (tras.) | 8 x 18 pol |
Pneus | 225/40 R 19 (diant.), 255/35 R 19 (tras.) | 235/45 R 18 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,709 m | 4,889 m |
Largura | 1,827 m | 1,862 m |
Altura | 1,425 m | 1,46 m |
Entre-eixos | 2,851 m | 2,83 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 59 l | 56 l |
Compartimento de bagagem | 365 l (480 l sem estepe) | 574 l |
Peso em ordem de marcha | 1.470 kg | 1.547 kg |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | 250 km/h | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 5,8 s | ND |
Consumo em cidade | ND | 9,0 km/l |
Consumo em rodovia | ND | 12,3 km/l |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |