Revestimento em cinza bem claro no Versa, que tem melhores bancos dianteiros e mais espaço para as pernas atrás, e em preto com bege no Onix
Pontos melhoráveis do Chevrolet são cintos sem ajuste de altura da ancoragem superior e difusores de ar centrais que impedem direcionar o ar frio para cima. No Nissan apenas a descida do vidro do motorista tem função um-toque e por isso eles não se abrem ou fecham via comando remoto como os do Onix (é preciso haver sensor antiesmagamento, ausente nesse caso). Falta a ambos a faixa degradê do para-brisa.
Posto do motorista
Dirige-se o Versa em um banco bem definido em tamanho, formato e apoios, bem superior ao do Onix, que apoia mal as coxas e tem assento estreito. Os volantes oferecem ajuste em altura e distância. O quadro de instrumentos com parte digital do Nissan é discutível: o conta-giros fica com aparência diferente e sai de cena quando se quer ver outra informação, como repetição digital de velocidade ou computador de bordo. Este não tem o idioma português (apenas inglês, francês e espanhol) e limita-se a um trajeto de medição, contra dois do oponente. O Chevrolet mostra o percentual que resta da vida útil do óleo do motor.
Leds garantem melhor iluminação aos faróis do Versa, que tem também unidades de neblina, mas lhe faltam leds diurnos para uso em rodovias
Os faróis do Versa são melhores por usarem leds em ambos os fachos, enquanto o Onix recorre a lâmpadas halógenas com o eficiente refletor elipsoidal para o baixo. Os dois têm ajuste elétrico de altura do facho, raro hoje. A favor do Chevrolet estão os leds diurnos (os do rival são apenas luzes de posição, que não valem como faróis no uso diurno em rodovias), mas lhe faltam faróis de neblina, que o Nissan oferece. Os dois permitem bom campo de visão com prejuízo moderado pelas colunas dianteiras.
O motor turbo do Onix Plus faz toda a diferença no dia a dia: superado o leve retardo (lag) para sua ação, o carro assume agradável agilidade com a sensação de ter bem mais “motor” que o Versa
Espaço interno
Entre as gerações anteriores (Prisma no caso da GM), o Versa era claramente melhor em acomodação dos passageiros de trás. Embora o crescimento do Onix Plus em comparação ao antecessor tenha atenuado a diferença, o Nissan ainda vence em espaço para pernas, típico de carros médios, enquanto a altura e a largura para esses ocupantes são adequadas nos dois carros. Nenhum oferece conforto ao passageiro central, que ainda tira os colegas ao lado de sua melhor posição.
A Nissan ampliou o porta-malas nessa geração e a Chevrolet diminuiu, invertendo a posição por pequena margem; o estepe é temporário em ambos
Porta-malas
Ampliado nessa geração, o espaço de bagagem do Versa chega a 482 litros, pouco mais que os 469 do Onix, que foi reduzido em comparação ao do Prisma. Ambos têm banco traseiro rebatível bipartido e estepe temporário.
Motor e desempenho
Ao contrário da GM, que adotou o motor turbo de três cilindros e 1,0 litro como padrão, a Nissan manteve o tradicional 1,6-litro aspirado de quatro cilindros, próximo ao rival em potência, mas inferior em torque máximo e — sobretudo — em quanto dele está disponível em baixas rotações. Isso faz toda a diferença no dia a dia: superado o leve retardo (lag) para ação do turbo, o Onix assume agradável agilidade com a sensação de ter bem mais “motor” que o concorrente.
Desempenho e consumo
Onix Plus | Versa | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 10,2 s | 11,1 s |
0 a 120 km/h | 14,3 s | 16,0 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 17,8 s |
Retomada* | ||
60 a 100 km/h | 5,5 s | 7,1 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 12,1 s |
80 a 120 km/h | 7,2 s | 9,4 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,5 km/l | 14,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,2 km/l | 7,9 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,4 km/l | 13,1 km/l |
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