
Confronto entre sedãs compactos de topo revela chances do Nissan contra o líder de segmento da Chevrolet
Texto e fotos: Fabrício Samahá
“Quem te viu, quem te vê”. O velho ditado volta à mente quando se olha para o novo Nissan Versa, com seu desenho elegante, em claro contraste ao sempre esquisito modelo anterior. Mas não se compra carro — pelo menos, não se deveria comprar — apenas pela aparência, o que leva à questão: como se sai o Versa em versão de topo Exclusive contra o Chevrolet Onix Plus Premier?
Além de ser o líder do segmento de sedãs compactos por larga margem, o Onix obteve o melhor resultado no comparativo de cinco modelos da categoria que publicamos um ano atrás. Embora o Volkswagen Virtus o tenha vencido por um ponto na soma de notas, o carro da General Motors saiu em evidente vantagem em relação custo-benefício.
Onix Plus
Bom desenho no Chevrolet, mas quem impressiona mesmo é o Nissan, com linhas elegantes que compensam todo o tempo em que vimos seu antecessor
Versa e Onix estão equilibrados no quatro “Ps” de nossos comparativos: proposta de uso, porte (o Versa mede apenas dois centímetros a mais em comprimento e entre-eixos), potência (116 cv no Chevrolet e 114 no Nissan) e, até certo ponto, preço. O Versa Exclusive supera o Onix Plus Premier 2 (com pacote de opcionais) por quase 10%, mas a fábrica japonesa não tinha disponível a versão Advance, ideal em preço para a comparação.
Estilo
Poucas vezes se viu um modelo ganhar tanto em desenho na mudança de geração quanto o Versa. Tudo o que estava errado no anterior — faróis grandes demais, traseira alongada e baixa, desproporção entre as partes — foi corrigido para um estilo atraente, dos melhores do segmento, tão equilibrado que é fácil confundi-lo com um sedã médio. Embora de linhas corretas, o Onix Plus chega a ser ofuscado pelo novo concorrente.
Interiores com bom aspecto e acabamento apropriado; as centrais de áudio (com tela maior no Onix, 8 pol contra 7) conectam-se a Android e Car Play
Acabamento e conveniência
O desenho interno do Versa assemelha-se muito ao do Kicks, com formas agradáveis como as do adversário. Opção interessante de sua versão Exclusive é o revestimento em dois tons com predomínio de um cinza bem claro, ideal para sensação de espaço e arejamento, embora possa dar trabalho para manter limpa — existe opção com os tons em posições contrárias, melhor nesse aspecto. O Onix também oferece seções em bege para quebrar a monotonia do interior. Os dois usam revestimento sintético de bancos, desconfortável em clima quente, e plásticos rígidos com bom aspecto.
Entre os itens exclusivos do Versa estão alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e câmeras externas em 360 graus com diferentes opções de visualização na tela
As centrais de áudio incluem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e tela ampla, de oito polegadas no Chevrolet e sete no Nissan — nosso Onix era um modelo 2020, ainda com tela de 7 pol. O primeiro traz roteamento de internet (exige contratar plano de dados da Claro), conexão sem fio para ambos os sistemas (usa o wi-fi do celular) e três tomadas USB (duas no rival), enquanto só o segundo inclui navegador integrado. Entre os itens de conveniência, os dois modelos têm ainda alerta de cinto para todos os ocupantes, ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso ao interior e partida do motor, controlador de velocidade, monitor de veículos em pontos cegos nas laterais e temporizador ajustável do limpador de para-brisa.
Onix: assistência On Star, carregador de celular por indução, assistente para estacionar, mostradores de pressão dos pneus e vida útil do óleo
Versa: quadro com seção digital, câmeras de 360 graus, navegador, monitor de distância frontal, alerta de porta traseira e (como o Onix) monitor de pontos cegos
Vantagens do Onix são assistência On Star (socorro em acidente, auxílio para troca de pneus e recuperação em caso de roubo, entre outros serviços), assistente de estacionamento, carregador de celular por indução, indicador da pressão de cada pneu, limitador de velocidade e sensores de estacionamento em todo o perímetro. Alguns desses itens fazem parte do pacote opcional.
A favor do Versa estão alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro (detecta aproximação de veículos na transversal quando se manobra de ré), alerta para possível esquecimento de algo ou alguém no banco traseiro (acionado quando se abre uma porta de trás, se dirige e não se volta a abri-la após estacionar), apoio de braço também no banco traseiro (o dianteiro ambos têm), aviso de qual porta está mal fechada, câmeras externas em 360 graus com diferentes opções de visualização na tela e retrovisores externos com aquecimento.
Próxima partePreços
Onix Plus | Versa | |
Sem opcionais | R$ 86.620 | R$ 98.590 |
Como avaliado | R$ 89.830 | R$ 98.590 |
Completo | R$ 91.430 | R$ 100.040 |
Preços sugeridos em 4/3/21 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Onix Plus Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege, carregador de celular por indução, sensores de estacionamento em todo o perímetro.
• Versa Exclusive – Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de objetos no banco traseiro, alerta de tráfego cruzado traseiro, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras externas de 360 graus, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e navegador; chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, detector de objetos em movimento ao redor, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, monitoramento de pontos cegos, retrovisores com aquecimento, rodas de alumínio de 17 pol, sensores de estacionamento traseiros, volante com ajuste em altura e distância.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.
Revestimento em cinza bem claro no Versa, que tem melhores bancos dianteiros e mais espaço para as pernas atrás, e em preto com bege no Onix
Pontos melhoráveis do Chevrolet são cintos sem ajuste de altura da ancoragem superior e difusores de ar centrais que impedem direcionar o ar frio para cima. No Nissan apenas a descida do vidro do motorista tem função um-toque e por isso eles não se abrem ou fecham via comando remoto como os do Onix (é preciso haver sensor antiesmagamento, ausente nesse caso). Falta a ambos a faixa degradê do para-brisa.
Posto do motorista
Dirige-se o Versa em um banco bem definido em tamanho, formato e apoios, bem superior ao do Onix, que apoia mal as coxas e tem assento estreito. Os volantes oferecem ajuste em altura e distância. O quadro de instrumentos com parte digital do Nissan é discutível: o conta-giros fica com aparência diferente e sai de cena quando se quer ver outra informação, como repetição digital de velocidade ou computador de bordo. Este não tem o idioma português (apenas inglês, francês e espanhol) e limita-se a um trajeto de medição, contra dois do oponente. O Chevrolet mostra o percentual que resta da vida útil do óleo do motor.
Leds garantem melhor iluminação aos faróis do Versa, que tem também unidades de neblina, mas lhe faltam leds diurnos para uso em rodovias
Os faróis do Versa são melhores por usarem leds em ambos os fachos, enquanto o Onix recorre a lâmpadas halógenas com o eficiente refletor elipsoidal para o baixo. Os dois têm ajuste elétrico de altura do facho, raro hoje. A favor do Chevrolet estão os leds diurnos (os do rival são apenas luzes de posição, que não valem como faróis no uso diurno em rodovias), mas lhe faltam faróis de neblina, que o Nissan oferece. Os dois permitem bom campo de visão com prejuízo moderado pelas colunas dianteiras.
O motor turbo do Onix Plus faz toda a diferença no dia a dia: superado o leve retardo (lag) para sua ação, o carro assume agradável agilidade com a sensação de ter bem mais “motor” que o Versa
Espaço interno
Entre as gerações anteriores (Prisma no caso da GM), o Versa era claramente melhor em acomodação dos passageiros de trás. Embora o crescimento do Onix Plus em comparação ao antecessor tenha atenuado a diferença, o Nissan ainda vence em espaço para pernas, típico de carros médios, enquanto a altura e a largura para esses ocupantes são adequadas nos dois carros. Nenhum oferece conforto ao passageiro central, que ainda tira os colegas ao lado de sua melhor posição.
A Nissan ampliou o porta-malas nessa geração e a Chevrolet diminuiu, invertendo a posição por pequena margem; o estepe é temporário em ambos
Porta-malas
Ampliado nessa geração, o espaço de bagagem do Versa chega a 482 litros, pouco mais que os 469 do Onix, que foi reduzido em comparação ao do Prisma. Ambos têm banco traseiro rebatível bipartido e estepe temporário.
Motor e desempenho
Ao contrário da GM, que adotou o motor turbo de três cilindros e 1,0 litro como padrão, a Nissan manteve o tradicional 1,6-litro aspirado de quatro cilindros, próximo ao rival em potência, mas inferior em torque máximo e — sobretudo — em quanto dele está disponível em baixas rotações. Isso faz toda a diferença no dia a dia: superado o leve retardo (lag) para ação do turbo, o Onix assume agradável agilidade com a sensação de ter bem mais “motor” que o concorrente.
Desempenho e consumo
Onix Plus | Versa | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 10,2 s | 11,1 s |
0 a 120 km/h | 14,3 s | 16,0 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 17,8 s |
Retomada* | ||
60 a 100 km/h | 5,5 s | 7,1 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 12,1 s |
80 a 120 km/h | 7,2 s | 9,4 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,5 km/l | 14,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,2 km/l | 7,9 km/l |
Trajeto em rodovia | 13,4 km/l | 13,1 km/l |
Testes com gasolina; melhores resultados em negrito; conheça nossos métodos de medição |
Apesar das potências próximas, o turbo garante melhores acelerações e retomadas ao Chevrolet, que também consome menos
O melhor desempenho do Onix ficou patente na pista de testes, onde levou 10,2 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (11,1 s no Versa) e 5,5 s na retomada de 60 a 100 (7,1 s no Nissan). Se parece estranha tal diferença com pesos próximos e apenas 2 cv a mais, cabe lembrar que motores aspirados perdem potência com a altitude, como em nossa pista (a 600 metros acima do nível do mar) e na maior parte do País. Mesmo a suavidade de operação foi bem resolvida no Chevrolet, restando apenas uma oscilação em marcha-lenta e em altas rotações.
O Versa continua a usar transmissão automática de variação contínua (CVT), mas o sistema da nova geração simula seis marchas sempre que se abre mais o acelerador, como no Kicks, a fim de evitar a rotação alta e constante enquanto a velocidade sobe. No Onix são seis marchas de verdade na caixa automática tradicional. Apesar da boa calibração das caixas, nenhuma oferece seleção manual adequada: o botão no pomo da alavanca do Chevrolet apenas exclui uma ou mais marchas altas, sem forçar a caixa a subir marchas. O Nissan oferece modo esportivo, que mantém rotações mais altas, e ambos têm a posição L, que eleva bastante os giros para obter freio-motor como em descidas íngremes.
Caixa de seis marchas no Onix e CVT com seis simuladas no Versa, que oferece programa esportivo; nenhum permite seleção manual efetiva
Consumo
Os Nissans de 1,6 litro com CVT sempre foram carros econômicos, favorecidos pelo tipo de transmissão, que mantém regimes baixos em condições de pouco uso de potência e não usa o conversor de torque — um consumidor de energia — depois que o automóvel arrancou. No entanto, o motor turbo do Chevrolet fez valer sua economia com melhores marcas nos três percursos de medição, entre 0,3 e 1 km/l acima do concorrente.
Os dois sedãs equivalem-se em estabilidade, mas, podem melhorar em absorção de irregularidades: o Versa transmite em alta dose os impactos e oscilações, o aspecto mais desagradável do modelo
Comportamento dinâmico
Os dois sedãs equivalem-se em estabilidade, com boa atitude em curvas, aderência adequada de pneus e movimentos bem controlados, e trazem de série controle eletrônico, que os antecessores não ofereciam. Apesar do adequado conforto de rodagem, podem melhorar em absorção de irregularidades, necessidade urgente no caso do Versa: como no Kicks, seu colega de plataforma, tudo que requer trabalho rápido da suspensão é transmitido em alta dose ao monobloco em forma de impactos e oscilações — a nosso ver, o aspecto mais desagradável do modelo. Os freios estão bem dimensionados nos dois carros, assim como a assistência de direção. O volante bem leve do Onix, que agrada em cidade, poderia ficar mais firme em rodovia.
Bons resultados em estabilidade e controle eletrônico de série nos dois, mas a Nissan precisa retrabalhar a absorção de irregularidades
Segurança passiva
Há empate em proteção aos ocupantes: ambos vêm de série com bolsas infláveis de cortina e laterais dianteiras, assim como os itens hoje previstos em lei (encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, fixação Isofix para cadeira infantil e bolsas frontais).
Custo-benefício
Como antecipamos, o Versa avaliado custava 10% ou quase R$ 9 mil a mais que o Onix testado, mesmo este sendo equipado com o pacote de opcionais. Sem esse conjunto, que traz itens em geral não oferecidos pelo oponente, o carro da GM aumentaria tal diferença para 14% ou quase R$ 12 mil. Assim, o Nissan não consegue justificar seu preço pelo conteúdo: se traz faróis de leds, alerta de colisão frontal e câmeras de 360 graus, o Chevrolet responde com assistente de estacionamento e carregador de celular por indução.
Mesmo com equipamentos a mais, o Versa não justifica o preço 10% maior, deixando o Onix em clara vantagem em custo-benefício
Pode o Versa convencer por outros atributos? Vejamos: ganhou nota maior em estilo, mas perdeu em motor/desempenho e comportamento dinâmico (basicamente pelo conforto de rodagem), sendo tão equilibrado nos demais itens que mereceu a mesma pontuação. Assim, o Onix Plus continua a brilhar no segmento em relação custo-benefício, deixando para o novo concorrente a missão de evoluir um pouco mais, ou obter menor preço, se quiser incomodar o líder da categoria.
Mais AvaliaçõesNossas notas
Onix Plus | Versa | |
Estilo | 4 | 5 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 |
Posto do motorista | 4 | 4 |
Espaço interno | 4 | 4 |
Porta-malas | 4 | 4 |
Motor e desempenho | 4 | 3 |
Consumo | 4 | 4 |
Comportamento dinâmico | 4 | 3 |
Segurança passiva | 5 | 5 |
Custo-benefício | 5 | 3 |
Média | 4,2 | 3,9 |
Posição | 1º. | 2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Ficha técnica
Onix Plus | Versa | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 74 x 77,5 mm | 78 x 83,6 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 10,7:1 |
Alimentação | injeção mult. sequencial, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 116 cv a 5.500 rpm | 114 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,3/16,8 m.kgf a 2.000 rpm | 15,5 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | aut. de variação contínua, simulação de 6 marchas |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 17 pol |
Pneus | 195/55 R 16 | 205/50 R 17 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,474 m | 4,495 m |
Largura | 1,73 m | 1,74 m |
Altura | 1,47 m | 1,475 m |
Entre-eixos | 2,60 m | 2,62 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 44 l | 41 l |
Compartimento de bagagem | 469 l | 482 l |
Peso em ordem de marcha | 1.117 kg | 1.137 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | ND | 180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | 10,7 s |
Consumo em cidade | 12,0/8,6 km/l | 11,7/8,0 km/l |
Consumo em rodovia | 15,7/10,9 km/l | 13,9/10,0 km/l |
Dados dos fabricantes; ND = não disponível; consumo conforme padrões do Inmetro |