Saiba se o mais novo hatch compacto tem atributos suficientes para vencer o Toyota e o líder da Chevrolet
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Cinco anos depois do lançamento do 2008, a Peugeot enfim tem lançamento em um dos segmentos mais representativos do mercado nacional: o 208 de segunda geração, que passa a ser fabricado em El Palomar, na Argentina. Para conhecer suas chances por aqui, o Best Cars armou um Desafio ao Chevrolet Onix — líder de vendas e por isso uma escolha natural — e ao Toyota Yaris.
Os três hatches compactos competem em nossos quatro “Ps”: proposta de uso, porte (variação de até 11 centímetros em comprimento e apenas 1 cm entre eixos), potência (de 110 a 118 cv com álcool) e preço. Como recebemos o 208 em versão de topo Griffe, ele se torna o mais caro do trio com o valor sugerido de R$ 95 mil. O Yaris XLS Connect não custa muito menos (R$ 91 mil), enquanto o Onix Premier com pacote de opcionais leva boa vantagem ao sair por R$ 82,1 mil.
O estilo moderno e bem resolvido é ponto a favor do novo 208; o Yaris é mais adornado e o Onix tem um desenho simples
Estilo
O desenho é certamente um ponto alto do 208: se o anterior era apenas harmonioso, o novo modelo ficou mais — digamos — masculino sem perder o charme. O destaque está nos “dentes de sabre” formados pelas luzes diurnas de leds, que na versão Griffe se somam aos elementos dos faróis também de leds. Entre os demais, o Onix tem um estilo simples e que sugere robustez, enquanto o Yaris nos parece algo exagerado na frente “bicuda”, mas ambos têm seus adeptos.
Acabamento e conveniência
O interior do novo 208 causa ótima impressão para a categoria. Além de bons materiais em geral, usa camurça sintética nos bancos (infelizmente, apenas em um lote inicial) em lugar do “couro falso” empregado pelos rivais, que é fácil de limpar, mas esquenta muito no clima tropical. As formas do Peugeot também sobressaem, do quadro de instrumentos (mais sobre ele adiante) às teclas do painel central, tudo inspirado no 3008 e no 5008. Os oponentes ficam para trás, em especial o Yaris. No Onix, a nosso ver, o uso parcial de bege nos revestimentos revela bom gosto.
O Peugeot impressiona bem também por dentro, com instrumentos digitais acima do volante; as centrais têm telas de 7 e 8 polegadas
As centrais de áudio contam, como é comum hoje, com ampla tela — oito polegadas no Onix, sete nos outros — e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A do Chevrolet pode atuar como roteador de internet (exige contratação de plano de dados da Claro) com sinal bem maior que o de dados móveis do telefone. Não gostamos no Peugeot de depender da tela para várias funções do ar-condicionado, embora ao menos exista uma tecla física para a recirculação de ar (o Citroën C4 Cactus não tem).
Apenas o 208 tem assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa, leitor de placas de velocidade e monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência
Outros detalhes que favorecem o Onix são alerta para uso do cinto até para os passageiros de trás, alerta para veículos em pontos cegos, assistências On Star (socorro em acidente, assistência para troca de pneus, na recuperação em caso de roubo e outros serviços), assistente de estacionamento, monitor e mostrador da pressão dos pneus, sensores de estacionamento também na frente (o Yaris não tem nem atrás) e três tomadas USB, sendo duas para os passageiros de trás.
O 208 responde com assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa de rolamento, incluindo intervenções na direção (se este for desligado, ainda assim emite mensagens ao perceber saída excessiva da faixa); opção entre vários ângulos na câmera traseira de manobras, incluindo uma visão simulada por cima em 180 graus; leitor de placas de limite de velocidade, que é então mostrado no painel e pode ser aplicado facilmente ao limitador; monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência; e o maior espaço para objetos do dia a dia.
Onix: roteador de internet, assistência Onstar, auxílio para estacionar, indicação de vida do óleo e pressão dos pneus, sensores dianteiros
208: câmera traseira com vários ângulos e visão de 180 graus, monitor de distância frontal, assistente de faixa, teto panorâmico
Yaris: teto solar elétrico e comandos de trocas junto ao volante; como nos outros, chave presencial e partida por botão
Exclusivos do Yaris são alça de teto também para o motorista (útil para apoio de pessoas mais pesadas ao entrar e sair), apoio de braço central no banco traseiro, para-sóis com iluminação nos espelhos, rebatimento elétrico dos espelhos, retrovisor interno fotocrômico (que deixa passar mais luz aos olhos do que deveria) e teto solar com controle elétrico — o 208 tem o teto envidraçado, bem maior, mas fixo.
Carregador de celular por indução e limitador de velocidade equipam Onix e 208; limpador de para-brisa automático vem no Peugeot e no Toyota. Os três trazem ar-condicionado e faróis com controle automático, chave presencial para acesso e partida (que no 208 trava e destrava as portas quando o usuário se afasta ou se aproxima, sem precisar de qualquer comando) e controlador de velocidade.
Próxima partePreços
Onix | 208 | Yaris | |
Sem opcionais | R$ 78.890 | R$ 94.990 | R$ 90.980 |
Como avaliado | R$ 82.090 | R$ 94.990 | R$ 90.980 |
Completo | R$ 83.690 | R$ 96.880 | R$ 92.780 |
Preços sugeridos em 30/11/2020 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque |
Equipamentos de série e opcionais
• Onix Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 8 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege e sensores de estacionamento em todo o perímetro.
• 208 Griffe – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de farol, assistente de saída da faixa, bancos com revestimento em camurça sintética, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras com visão de 180 graus, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds automáticos, leitura de placas de velocidade, limpador de para-brisa automático, monitor de atenção do motorista, monitor frontal com alerta de risco de colisão e frenagem autônoma de emergência, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro, teto panorâmico, volante com ajuste em altura e distância.
• Yaris XLS – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, limpador de para-brisa automático, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, teto solar com controle elétrico, volante com ajuste em altura.
• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.