Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Desafio: o novo Peugeot 208 é melhor que Onix e Yaris?

09/12/2020
in Avaliação, Chevrolet, Comparativo, Peugeot, Toyota

Saiba se o mais novo hatch compacto tem atributos suficientes para vencer o Toyota e o líder da Chevrolet

Texto e fotos: Fabrício Samahá

Cinco anos depois do lançamento do 2008, a Peugeot enfim tem lançamento em um dos segmentos mais representativos do mercado nacional: o 208 de segunda geração, que passa a ser fabricado em El Palomar, na Argentina. Para conhecer suas chances por aqui, o Best Cars armou um Desafio ao Chevrolet Onix — líder de vendas e por isso uma escolha natural — e ao Toyota Yaris.

Os três hatches compactos competem em nossos quatro “Ps”: proposta de uso, porte (variação de até 11 centímetros em comprimento e apenas 1 cm entre eixos), potência (de 110 a 118 cv com álcool) e preço. Como recebemos o 208 em versão de topo Griffe, ele se torna o mais caro do trio com o valor sugerido de R$ 95 mil. O Yaris XLS Connect não custa muito menos (R$ 91 mil), enquanto o Onix Premier com pacote de opcionais leva boa vantagem ao sair por R$ 82,1 mil.

  • Onix
  • 208
  • Yaris

O estilo moderno e bem resolvido é ponto a favor do novo 208; o Yaris é mais adornado e o Onix tem um desenho simples

Estilo
O desenho é certamente um ponto alto do 208: se o anterior era apenas harmonioso, o novo modelo ficou mais — digamos — masculino sem perder o charme. O destaque está nos “dentes de sabre” formados pelas luzes diurnas de leds, que na versão Griffe se somam aos elementos dos faróis também de leds. Entre os demais, o Onix tem um estilo simples e que sugere robustez, enquanto o Yaris nos parece algo exagerado na frente “bicuda”, mas ambos têm seus adeptos.

Acabamento e conveniência
O interior do novo 208 causa ótima impressão para a categoria. Além de bons materiais em geral, usa camurça sintética nos bancos (infelizmente, apenas em um lote inicial) em lugar do “couro falso” empregado pelos rivais, que é fácil de limpar, mas esquenta muito no clima tropical. As formas do Peugeot também sobressaem, do quadro de instrumentos (mais sobre ele adiante) às teclas do painel central, tudo inspirado no 3008 e no 5008. Os oponentes ficam para trás, em especial o Yaris. No Onix, a nosso ver, o uso parcial de bege nos revestimentos revela bom gosto.

  • Onix
  • 208
  • Yaris

O Peugeot impressiona bem também por dentro, com instrumentos digitais acima do volante; as centrais têm telas de 7 e 8 polegadas

As centrais de áudio contam, como é comum hoje, com ampla tela — oito polegadas no Onix, sete nos outros — e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play. A do Chevrolet pode atuar como roteador de internet (exige contratação de plano de dados da Claro) com sinal bem maior que o de dados móveis do telefone. Não gostamos no Peugeot de depender da tela para várias funções do ar-condicionado, embora ao menos exista uma tecla física para a recirculação de ar (o Citroën C4 Cactus não tem).

Apenas o 208 tem assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa, leitor de placas de velocidade e monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência

Outros detalhes que favorecem o Onix são alerta para uso do cinto até para os passageiros de trás, alerta para veículos em pontos cegos, assistências On Star (socorro em acidente, assistência para troca de pneus, na recuperação em caso de roubo e outros serviços), assistente de estacionamento, monitor e mostrador da pressão dos pneus, sensores de estacionamento também na frente (o Yaris não tem nem atrás) e três tomadas USB, sendo duas para os passageiros de trás.

O 208 responde com assistentes de facho dos faróis e para se manter na faixa de rolamento, incluindo intervenções na direção (se este for desligado, ainda assim emite mensagens ao perceber saída excessiva da faixa); opção entre vários ângulos na câmera traseira de manobras, incluindo uma visão simulada por cima em 180 graus; leitor de placas de limite de velocidade, que é então mostrado no painel e pode ser aplicado facilmente ao limitador; monitor de distância à frente com frenagem autônoma de emergência; e o maior espaço para objetos do dia a dia.

Onix: roteador de internet, assistência Onstar, auxílio para estacionar, indicação de vida do óleo e pressão dos pneus, sensores dianteiros

208: câmera traseira com vários ângulos e visão de 180 graus, monitor de distância frontal, assistente de faixa, teto panorâmico

Yaris: teto solar elétrico e comandos de trocas junto ao volante; como nos outros, chave presencial e partida por botão

Exclusivos do Yaris são alça de teto também para o motorista (útil para apoio de pessoas mais pesadas ao entrar e sair), apoio de braço central no banco traseiro, para-sóis com iluminação nos espelhos, rebatimento elétrico dos espelhos, retrovisor interno fotocrômico (que deixa passar mais luz aos olhos do que deveria) e teto solar com controle elétrico — o 208 tem o teto envidraçado, bem maior, mas fixo.

Carregador de celular por indução e limitador de velocidade equipam Onix e 208; limpador de para-brisa automático vem no Peugeot e no Toyota. Os três trazem ar-condicionado e faróis com controle automático, chave presencial para acesso e partida (que no 208 trava e destrava as portas quando o usuário se afasta ou se aproxima, sem precisar de qualquer comando) e controlador de velocidade.

Próxima parte

Preços

  Onix 208 Yaris
Sem opcionais R$ 78.890 R$ 94.990 R$ 90.980
Como avaliado R$ 82.090 R$ 94.990 R$ 90.980
Completo R$ 83.690 R$ 96.880 R$ 92.780
Preços sugeridos em 30/11/2020 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

Equipamentos de série e opcionais

 • Onix Premier – Alarme, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 8 pol, integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e roteador de internet; chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, monitor de pressão dos pneus com indicação individual, rodas de alumínio de 16 pol, volante com ajuste em altura e distância. Opcionais: pacote com assistente de estacionamento, bancos com revestimento em preto e bege e sensores de estacionamento em todo o perímetro.

• 208 Griffe – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de farol, assistente de saída da faixa, bancos com revestimento em camurça sintética, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmera traseira de manobras com visão de 180 graus, carregador de celular por indução, central de áudio com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de leds automáticos, leitura de placas de velocidade, limpador de para-brisa automático, monitor de atenção do motorista, monitor frontal com alerta de risco de colisão e frenagem autônoma de emergência, rodas de alumínio de 16 pol, sensor de estacionamento traseiro, teto panorâmico, volante com ajuste em altura e distância.

• Yaris XLS – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, bancos com revestimento sintético, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, limpador de para-brisa automático, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e integração a celular, teto solar com controle elétrico, volante com ajuste em altura.

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte
Page 1 of 3
123Next
Tags: 208208 GriffeavaliaçãoAvaliação CompletaChevroletcomparativoDesafioOnixOnix PremierPeugeotToyotaYarisYaris XLS

Related Posts

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet Vectra: catálogos de GL, GLS e CD da segunda geração

22/05/2025
Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

07/05/2025
Omega: revistas com o “absoluto” da GM em diversas versões
Auto Livraria - Chevrolet

Omega: revistas com o “absoluto” da GM em diversas versões

05/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp