Desafio: Onix Premier vs. Argo Trekking automático

Espaço interno equivalente, com maior porta-malas no Argo; ambos usam revestimento sintético nos bancos; Onix aplica tom bege apenas a bancos e portas dianteiros

 

Espaço interno
Não há muita diferença entre eles em acomodação dos passageiros, em que pese o comprimento adicional do Onix: são medianos em espaço dianteiro, largura e o vão para pernas de quem viaja atrás. Alguma vantagem pode ser notada no Chevrolet em altura no banco traseiro. Como é regra nesse segmento, são apertados para três adultos atrás.

 

 

Porta-malas
O Argo é um pouco mais espaçoso para bagagem: 300 litros ante 275 do Onix, que ficou menor que o do modelo anterior (280), apesar do maior comprimento do novo carro. Os dois oferecem banco traseiro bipartido (60:40) e usam soluções emergenciais para o estepe: temporário no Chevrolet e com pneu diferente (em medida e tipo) no Fiat, embora com o mesmo aro de 15 pol das demais rodas.

 

Potência e torque adicionais do Fiat são anulados pelo maior peso: o Chevrolet é o mais rápido para acelerar e retomar, além de consumir bem menos

 

Motor e desempenho
A opção da Chevrolet por manter a injeção indireta — concorrentes com turbo usam a direta, mais eficiente, como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo — resultou em valores modestos de potência e torque, no que o Fiat sobressai: oferece 135 cv e 18,8 m.kgf com gasolina e 139 cv e 19,3 m.kgf com álcool, ante 116 cv e 16,3/16,8 m.kgf do rival (na ordem). Por outro lado, o Argo pesa cerca de 150 kg a mais e tem os ônus dos grandes pneus e da pior aerodinâmica (pela maior altura de rodagem), se comparado às versões Precision e HGT.

 

O Argo sobressai em potência e torque, mas pesa bem mais: assim, o Onix acelerou de 0 a 100 km/h em 1,1 segundo a menos, foi mais rápido em retomadas e consumiu menos

 

Qual se saiu melhor nas medições em pista? O Onix, sem dúvida: acelerou de 0 a 100 km/h em 1,1 segundo a menos e foi 1,2 s mais rápido para retomar de 80 a 120 (considere que motores turbo estão livres da perda de potência pela altitude, que afeta o aspirado em nosso teste 600 metros acima do nível do mar e se agrava em locais mais elevados). No uso normal, agrada a vivacidade do motor do Chevrolet em médias rotações, mesmo que algum retardo de ação do turbo possa ser percebido. Curioso é que o Fiat, embora sem turbo, sofre do mesmo mal pela demora do acelerador em processar o pedido de desempenho… Os dois motores são suaves nas faixas mais comuns de giros, com certas vibrações em alta e, no Onix, também em marcha-lenta.

 

Caixas automáticas operam bem, mas só no Argo há uma efetiva seleção manual: o Onix limita-se ao botão que tira uma ou mais marchas de ação

 

As transmissões automáticas de seis marchas estão bem calibradas. Vantagens do Fiat são a seleção manual mais efetiva e com comandos no volante. Explica-se: no Chevrolet, o botão no pomo da alavanca só exclui as marchas mais altas. Como exemplos, trazer de sexta para quarta impede que a quinta e a sexta voltem, mas subir de terceira para quarta só significa que o motorista aceita a quarta, cabendo à caixa decidir se essa mudança será feita e quando. Poderia haver programa esportivo nas duas para ajudar na agilidade e ampliar o freio-motor em descidas, embora a do Argo cumpra bem esse último papel (a posição L do Onix, válida para freio-motor, mostra-se inadequada para a direção esportiva).

 

 

Consumo
O motor turbo revela eficiência também em combustível, nesse caso associada à melhor aerodinâmica. O Onix rodou entre 1,3 e 3 km/l a mais, de acordo com o trajeto de medição, e foi 19% mais econômico na média entre os percursos (12,6 contra 10,6 km/l), que determina a nota do quesito. Contudo, ele deveria ter maior capacidade de combustível para não limitar tanto a autonomia com álcool.

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Desempenho e consumo

Onix Argo
Aceleração
0 a 100 km/h 10,2 s 11,3 s
0 a 120 km/h 14,3 s 15,8 s
0 a 400 m 17,3 s 17,9 s
Retomada*
60 a 100 km/h 5,5 s 6,5 s
60 a 120 km/h 9,9 s 10,8 s
80 a 120 km/h 7,2 s 8,0 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 15,5 km/l 12,5 km/l
Trajeto exigente em cidade 8,1 km/l 6,3 km/l
Trajeto em rodovia 14,2 km/l 12,9 km/l
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Ficha técnica

Onix Argo
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 3 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso ND 80,5 x 85,8 mm
Cilindrada 999 cm³ 1.747 cm³
Taxa de compressão 10,5:1 12,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 116 cv a 5.500 rpm 135/139 cv a 5.750 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 16,3/16,8 m.kgf a 2.000 rpm 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 6 automática, 6
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6,5 x 16 pol 6 x 15 pol
Pneus 195/55 R 16 205/60 R 15
Dimensões
Comprimento 4,163 m 3,998 m
Largura 1,73 m 1,724 m
Altura 1,476 m 1,568 m
Entre-eixos 2,551 m 2,521 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 44 l 48 l
Compartimento de bagagem 275 l 300 l
Peso em ordem de marcha 1.118 kg 1.264 kg*
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND/10,1 s ND
Consumo em cidade 11,9/8,3 km/l ND
Consumo em rodovia 15,1/10,7 km/l ND
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível; *estimado
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