Espaço interno equivalente, com maior porta-malas no Argo; ambos usam revestimento sintético nos bancos; Onix aplica tom bege apenas a bancos e portas dianteiros
Espaço interno
Não há muita diferença entre eles em acomodação dos passageiros, em que pese o comprimento adicional do Onix: são medianos em espaço dianteiro, largura e o vão para pernas de quem viaja atrás. Alguma vantagem pode ser notada no Chevrolet em altura no banco traseiro. Como é regra nesse segmento, são apertados para três adultos atrás.
Porta-malas
O Argo é um pouco mais espaçoso para bagagem: 300 litros ante 275 do Onix, que ficou menor que o do modelo anterior (280), apesar do maior comprimento do novo carro. Os dois oferecem banco traseiro bipartido (60:40) e usam soluções emergenciais para o estepe: temporário no Chevrolet e com pneu diferente (em medida e tipo) no Fiat, embora com o mesmo aro de 15 pol das demais rodas.
Potência e torque adicionais do Fiat são anulados pelo maior peso: o Chevrolet é o mais rápido para acelerar e retomar, além de consumir bem menos
Motor e desempenho
A opção da Chevrolet por manter a injeção indireta — concorrentes com turbo usam a direta, mais eficiente, como Hyundai HB20 e Volkswagen Polo — resultou em valores modestos de potência e torque, no que o Fiat sobressai: oferece 135 cv e 18,8 m.kgf com gasolina e 139 cv e 19,3 m.kgf com álcool, ante 116 cv e 16,3/16,8 m.kgf do rival (na ordem). Por outro lado, o Argo pesa cerca de 150 kg a mais e tem os ônus dos grandes pneus e da pior aerodinâmica (pela maior altura de rodagem), se comparado às versões Precision e HGT.
O Argo sobressai em potência e torque, mas pesa bem mais: assim, o Onix acelerou de 0 a 100 km/h em 1,1 segundo a menos, foi mais rápido em retomadas e consumiu menos
Qual se saiu melhor nas medições em pista? O Onix, sem dúvida: acelerou de 0 a 100 km/h em 1,1 segundo a menos e foi 1,2 s mais rápido para retomar de 80 a 120 (considere que motores turbo estão livres da perda de potência pela altitude, que afeta o aspirado em nosso teste 600 metros acima do nível do mar e se agrava em locais mais elevados). No uso normal, agrada a vivacidade do motor do Chevrolet em médias rotações, mesmo que algum retardo de ação do turbo possa ser percebido. Curioso é que o Fiat, embora sem turbo, sofre do mesmo mal pela demora do acelerador em processar o pedido de desempenho… Os dois motores são suaves nas faixas mais comuns de giros, com certas vibrações em alta e, no Onix, também em marcha-lenta.
Caixas automáticas operam bem, mas só no Argo há uma efetiva seleção manual: o Onix limita-se ao botão que tira uma ou mais marchas de ação
As transmissões automáticas de seis marchas estão bem calibradas. Vantagens do Fiat são a seleção manual mais efetiva e com comandos no volante. Explica-se: no Chevrolet, o botão no pomo da alavanca só exclui as marchas mais altas. Como exemplos, trazer de sexta para quarta impede que a quinta e a sexta voltem, mas subir de terceira para quarta só significa que o motorista aceita a quarta, cabendo à caixa decidir se essa mudança será feita e quando. Poderia haver programa esportivo nas duas para ajudar na agilidade e ampliar o freio-motor em descidas, embora a do Argo cumpra bem esse último papel (a posição L do Onix, válida para freio-motor, mostra-se inadequada para a direção esportiva).
Consumo
O motor turbo revela eficiência também em combustível, nesse caso associada à melhor aerodinâmica. O Onix rodou entre 1,3 e 3 km/l a mais, de acordo com o trajeto de medição, e foi 19% mais econômico na média entre os percursos (12,6 contra 10,6 km/l), que determina a nota do quesito. Contudo, ele deveria ter maior capacidade de combustível para não limitar tanto a autonomia com álcool.
Desempenho e consumo
Onix | Argo | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 10,2 s | 11,3 s |
0 a 120 km/h | 14,3 s | 15,8 s |
0 a 400 m | 17,3 s | 17,9 s |
Retomada* | ||
60 a 100 km/h | 5,5 s | 6,5 s |
60 a 120 km/h | 9,9 s | 10,8 s |
80 a 120 km/h | 7,2 s | 8,0 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 15,5 km/l | 12,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,1 km/l | 6,3 km/l |
Trajeto em rodovia | 14,2 km/l | 12,9 km/l |
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Ficha técnica
Onix | Argo | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | ND | 80,5 x 85,8 mm |
Cilindrada | 999 cm³ | 1.747 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 | 12,5:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial, turbo, resfriador de ar | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 116 cv a 5.500 rpm | 135/139 cv a 5.750 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 16,3/16,8 m.kgf a 2.000 rpm | 18,8/19,3 m.kgf a 3.750 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 | automática, 6 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 6,5 x 16 pol | 6 x 15 pol |
Pneus | 195/55 R 16 | 205/60 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,163 m | 3,998 m |
Largura | 1,73 m | 1,724 m |
Altura | 1,476 m | 1,568 m |
Entre-eixos | 2,551 m | 2,521 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 44 l | 48 l |
Compartimento de bagagem | 275 l | 300 l |
Peso em ordem de marcha | 1.118 kg | 1.264 kg* |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | ND | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND/10,1 s | ND |
Consumo em cidade | 11,9/8,3 km/l | ND |
Consumo em rodovia | 15,1/10,7 km/l | ND |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível; *estimado |