Desafio: Fit e Yaris, hatches pequenos do andar de cima

Bem-equipados por mais de R$ 80 mil, eles mostram tantas semelhanças quanto contrastes nas versões de topo

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Depois de deixar a Honda sozinha por 15 anos e três gerações, a Toyota enfim tem seu concorrente direto para o Fit. O Yaris chegou com igual cilindrada, o mesmo tipo de transmissão e outros elementos em comum com o rival, mas com a promessa de maior conteúdo por menor preço entre as versões de topo. Fit EXL e Yaris XLS foram colocados frente a frente pelo Best Cars para um Desafio, nosso novo formato de comparativos rápidos. Qual é a melhor compra? Logo saberemos.

Estilo
Apesar de ser quatro anos mais recente no Brasil, o Yaris é da mesma época do Fit: a versão tailandesa que recebemos já foi reestilizada na origem. Seu desenho é mais jovial e esportivo, sobretudo pela frente e pelo perfil mais baixo, enquanto o rival lembra uma minivan. Fit e Yaris, nota 4

 

O Toyota é mais novo aqui, mas contemporâneo lá fora; suas linhas mais alongadas contrastam com o perfil quase de minivan do Honda

 

Acabamento e conveniência
Os dois seguem a mesma receita por dentro: linhas simples, plásticos rígidos com boa aparência, bancos de couro. As versões de topo trazem conveniências como ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade e rebatimento elétrico dos retrovisores. As centrais de áudio usam tela de sete polegadas. A do Fit oferece navegador e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, enquanto a do Yaris usa um espelhamento de telefone mais limitado.

 

Os dois carros oferecem banco bem definido, mas no Fit o volante tem melhor posição e ajuste também em distância; seus novos faróis de leds são muito eficientes

 

Vantagens do Fit são faixa degradê no para-brisa e três ângulos de visualização da câmera. O Yaris tem mais argumentos: alerta de qual porta está mal fechada (no Honda, só aviso geral), apoio de braço central no banco traseiro, chave presencial para acesso e partida do motor, faróis e limpador de para-brisa automáticos, luz nos espelhos dos para-sóis, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico.

 

Vantagens do Fit são a melhor posição do motorista (no Yaris o volante é torto e não tem ajuste em distância) e maior espaço vertical, sendo semelhantes em largura

 

O que pode melhorar? No Honda o ar-condicionado é comandado por toques na tela, não a melhor solução, e só o controle elétrico dos vidros dianteiros tem função um-toque. No Toyota falta luz na parte traseira da cabine e a tomada USB fica bem longe do para-brisa, o que dificulta no caso de uso do celular para navegação. Os dois poderiam abrir e fechar vidros a distância e ter sensores de estacionamento. Fit, 4; Yaris, 5

 

 

Posto do motorista
Os dois carros oferecem banco bem definido e com apoios corretos, mas no Fit o volante tem melhor posição e ajuste também em distância. O do Yaris fica distante e torto, esticando-se mais o braço esquerdo. Os instrumentos incluem computador de bordo, que no Honda é zerado pelo botão do hodômetro, uma solução ruim. O Toyota traz um prático repetidor digital do velocímetro.

Os novos faróis de leds do EXL da Honda são muito eficientes, melhores que os do rival, e ele vem com luzes diurnas de leds. Ambos usam refletor duplo, têm faróis de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. Por outro lado, o Toyota traz luz traseira de neblina e ajuste elétrico dos faróis, e sua visibilidade para frente é favorecida pelas colunas não tão grossas. Fit, 4; Yaris, 3

 

Fit: central de áudio com integração a celular e navegador, câmera traseira ajustável

Yaris: velocímetro também digital, central que espelha telefone, chave presencial, faróis e limpador automáticos, cortinas infláveis, teto solar

 

Espaço
A cabine mais alta dá vantagem em espaço vertical ao Fit, tanto na frente quanto atrás. De resto eles se equivalem: o banco traseiro é muito estreito para três adultos, mas com boa acomodação das pernas. Fit, 4; Yaris, 3

Porta-malas
O Honda é maior também em capacidade de bagagem: 363 contra 310 litros. Ambos têm banco traseiro bipartido 60:40 e usam estepes de emergência: bem estreito no Fit e com pneu 14, diferente dos outros, no Yaris. Prático no Honda é o assento traseiro que pode ser recolhido perto do encosto, ideal para se levar um objeto mais alto no assoalho. Fit, 4; Yaris, 3

Próxima parte

 

Porta-malas do Fit é maior por 53 litros e seu assento traseiro pode se recolher junto ao encosto

 

Equipamentos de série e opcionais

• Fit EXL – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de frenagem em emergência,  assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bancos de couro, bolsas infláveis laterais e de cortina, câmera traseira de manobras, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidadecontrole eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação  Isofix para cadeira infantil, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 16 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol, integração a celular e navegador, volante de couro.

• Yaris XLS – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, assistente de frenagem em emergênciaassistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bancos de couro, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidadecontrole eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e espelhamento de celular, teto solar com controle elétrico, volante de couro.

 

 

Preços

Fit Yaris
Sem opcionais R$ 83.300 R$ 81.990
Como avaliado R$ 83.300 R$ 81.990
Completo R$ 84.590 R$ 83.190
Preços sugeridos em 28/2/19; menores preços em destaque
Próxima parte

 

Motores semelhantes, mas o Fit tem pouco mais potência e torque para menor peso, o que o deixou ligeiramente mais rápido nas acelerações e retomadas

 

Motor e desempenho
Os motores de 1,5 litro, com 16 válvulas e variação de tempo de abertura, obtêm potência e torque próximos e os dois carros têm transmissão automática de variação contínua, CVT. O resultado foi desempenho semelhante e adequado à proposta, mas pouco melhor no Fit, que é também mais leve: ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos contra 11,5 do Yaris. Os motores são silenciosos em uso moderado, mas ruidosos e ásperos quando mais exigidos. As CVTs operam em dois padrões: automático, em que a rotação fica mais constante, e manual, que simula sete marchas com variação de giros. É no primeiro que eles aceleram mais rápido. Mudanças podem ser feitas pelos comandos no volante. Fit, 3; Yaris, 3

 

A diferença de preço é pequena entre essas versões de topo, mas o Yaris, pouco mais barato, tem conteúdos adicionais como chave presencial e teto solar

 

Consumo
Ambos são econômicos, mas o Fit sobressai, em especial no trajeto rodoviário, em que fez 2,5 km/l a mais que o rival. Nessa condição ambos se beneficiam da relação final longa da CVT, que deixa o motor em baixos giros, mas qualquer subida faz a rotação subir bastante. Fit, 4; Yaris, 3

Comportamento dinâmico
A suspensão macia deixa o Yaris bem confortável, superior ao Fit, que tem um rodar firme. Mesmo a absorção de pequenos impactos do Toyota, não tão boa, supera a do oponente. Os dois têm estabilidade confiável e contam com controle eletrônico. As direções estão bem acertadas e os freios são adequados, mas o Yaris requer mais esforço no pedal para obter boa resposta. Fit, 3; Yaris, 4

 

O Honda consome menos em rodovia, enquanto o Toyota tem rodar mais macio sem grande perda em estabilidade; as transmissões CVT simulam sete marchas em modo manual

 

Segurança passiva
O pacote de proteção aos ocupantes do Yaris XLS é completo, com bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista, fixação Isofix para cadeira infantil, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas. De tudo isso, porém, o Fit só não tem as bolsas de joelhos. Fit, 5; Yaris, 5

 

 

Custo-benefício
A diferença de preço é pequena entre essas versões de topo, que não oferecem opcionais. Só que o Yaris, pouco mais barato, tem conteúdos adicionais como chave presencial, teto solar, faróis e limpador automáticos, enquanto o Fit vence pelos faróis de leds.

Qual é a melhor compra? Pelos equipamentos de conveniência e o conforto ao rodar, o Toyota sai à frente. No entanto, se espaço para bagagem, altura útil na cabine, posição de dirigir e economia em uso rodoviário forem primordiais, pague um pouco mais e leve o Honda. Fit, 3; Yaris, 4

Mais Avaliações

 

Resultado

Fit Yaris
Média 3,8 3,7
Posição 1°. 2°.
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor

 

Desempenho e consumo

Fit Yaris
Aceleração
0 a 100 km/h 11,1 s 11,5 s
0 a 120 km/h 15,5 s 16,2 s
0 a 400 m 17,9 s 18,2 s
Retomada
60 a 100 km/h* 6,4 s 7,1 s
60 a 120 km/h* 10,7 s 11,6 s
80 a 120 km/h* 8,3 s 8,6 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 14,8 km/l 14,5 km/l
Trajeto exigente em cidade 8,0 km/l 7,5 km/l
Trajeto em rodovia 15,5 km/l 13,0 km/l
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Ficha técnica

  Fit Yaris
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 4 em linha
Comando de válvulas no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo e levantamento 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 73 x 89,4 mm 72,5 x 90,6 mm
Cilindrada 1.497 cm³ 1.496 cm³
Taxa de compressão 11,4:1 13,0:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 115/116 cv a 6.000 rpm 105/110 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm 14,3/14,9 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa automática de variação contínua, simulação de 7 marchas
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a tambor
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6 x 16 pol 15 pol
Pneus 185/55 R 16 185/60 R 15
Dimensões
Comprimento 4,096 m 4,145 m
Largura 1,695 m 1,73 m
Altura 1,535 m 1,49 m
Entre-eixos 2,53 m 2,55 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 46 l 45 l
Compartimento de bagagem 363 l 310 l
Peso em ordem de marcha 1.099 kg 1.150 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima ND ND
Aceleração de 0 a 100 km/h ND ND
Consumo em cidade 12,3/8,3 km/l 12,6/8,8 km/l
Consumo em rodovia 14,1/9,9 km/l 13,8/10,0 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível

 

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