Bem-equipados por mais de R$ 80 mil, eles mostram tantas semelhanças quanto contrastes nas versões de topo
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Depois de deixar a Honda sozinha por 15 anos e três gerações, a Toyota enfim tem seu concorrente direto para o Fit. O Yaris chegou com igual cilindrada, o mesmo tipo de transmissão e outros elementos em comum com o rival, mas com a promessa de maior conteúdo por menor preço entre as versões de topo. Fit EXL e Yaris XLS foram colocados frente a frente pelo Best Cars para um Desafio, nosso novo formato de comparativos rápidos. Qual é a melhor compra? Logo saberemos.
Estilo
Apesar de ser quatro anos mais recente no Brasil, o Yaris é da mesma época do Fit: a versão tailandesa que recebemos já foi reestilizada na origem. Seu desenho é mais jovial e esportivo, sobretudo pela frente e pelo perfil mais baixo, enquanto o rival lembra uma minivan. Fit e Yaris, nota 4
O Toyota é mais novo aqui, mas contemporâneo lá fora; suas linhas mais alongadas contrastam com o perfil quase de minivan do Honda
Acabamento e conveniência
Os dois seguem a mesma receita por dentro: linhas simples, plásticos rígidos com boa aparência, bancos de couro. As versões de topo trazem conveniências como ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade e rebatimento elétrico dos retrovisores. As centrais de áudio usam tela de sete polegadas. A do Fit oferece navegador e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, enquanto a do Yaris usa um espelhamento de telefone mais limitado.
Os dois carros oferecem banco bem definido, mas no Fit o volante tem melhor posição e ajuste também em distância; seus novos faróis de leds são muito eficientes
Vantagens do Fit são faixa degradê no para-brisa e três ângulos de visualização da câmera. O Yaris tem mais argumentos: alerta de qual porta está mal fechada (no Honda, só aviso geral), apoio de braço central no banco traseiro, chave presencial para acesso e partida do motor, faróis e limpador de para-brisa automáticos, luz nos espelhos dos para-sóis, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico.
Vantagens do Fit são a melhor posição do motorista (no Yaris o volante é torto e não tem ajuste em distância) e maior espaço vertical, sendo semelhantes em largura
O que pode melhorar? No Honda o ar-condicionado é comandado por toques na tela, não a melhor solução, e só o controle elétrico dos vidros dianteiros tem função um-toque. No Toyota falta luz na parte traseira da cabine e a tomada USB fica bem longe do para-brisa, o que dificulta no caso de uso do celular para navegação. Os dois poderiam abrir e fechar vidros a distância e ter sensores de estacionamento. Fit, 4; Yaris, 5
Posto do motorista
Os dois carros oferecem banco bem definido e com apoios corretos, mas no Fit o volante tem melhor posição e ajuste também em distância. O do Yaris fica distante e torto, esticando-se mais o braço esquerdo. Os instrumentos incluem computador de bordo, que no Honda é zerado pelo botão do hodômetro, uma solução ruim. O Toyota traz um prático repetidor digital do velocímetro.
Os novos faróis de leds do EXL da Honda são muito eficientes, melhores que os do rival, e ele vem com luzes diurnas de leds. Ambos usam refletor duplo, têm faróis de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. Por outro lado, o Toyota traz luz traseira de neblina e ajuste elétrico dos faróis, e sua visibilidade para frente é favorecida pelas colunas não tão grossas. Fit, 4; Yaris, 3
Fit: central de áudio com integração a celular e navegador, câmera traseira ajustável
Yaris: velocímetro também digital, central que espelha telefone, chave presencial, faróis e limpador automáticos, cortinas infláveis, teto solar
Espaço
A cabine mais alta dá vantagem em espaço vertical ao Fit, tanto na frente quanto atrás. De resto eles se equivalem: o banco traseiro é muito estreito para três adultos, mas com boa acomodação das pernas. Fit, 4; Yaris, 3
Porta-malas
O Honda é maior também em capacidade de bagagem: 363 contra 310 litros. Ambos têm banco traseiro bipartido 60:40 e usam estepes de emergência: bem estreito no Fit e com pneu 14, diferente dos outros, no Yaris. Prático no Honda é o assento traseiro que pode ser recolhido perto do encosto, ideal para se levar um objeto mais alto no assoalho. Fit, 4; Yaris, 3
Porta-malas do Fit é maior por 53 litros e seu assento traseiro pode se recolher junto ao encosto
Equipamentos de série e opcionais
• Fit EXL – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de frenagem em emergência, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bancos de couro, bolsas infláveis laterais e de cortina, câmera traseira de manobras, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 16 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol, integração a celular e navegador, volante de couro.
• Yaris XLS – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, assistente de frenagem em emergência, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bancos de couro, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e espelhamento de celular, teto solar com controle elétrico, volante de couro.