Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Desafio: Fit e Yaris, hatches pequenos do andar de cima

07/03/2019
in Avaliação, Comparativo, Honda, Toyota

Bem-equipados por mais de R$ 80 mil, eles mostram tantas semelhanças quanto contrastes nas versões de topo

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Depois de deixar a Honda sozinha por 15 anos e três gerações, a Toyota enfim tem seu concorrente direto para o Fit. O Yaris chegou com igual cilindrada, o mesmo tipo de transmissão e outros elementos em comum com o rival, mas com a promessa de maior conteúdo por menor preço entre as versões de topo. Fit EXL e Yaris XLS foram colocados frente a frente pelo Best Cars para um Desafio, nosso novo formato de comparativos rápidos. Qual é a melhor compra? Logo saberemos.

Estilo
Apesar de ser quatro anos mais recente no Brasil, o Yaris é da mesma época do Fit: a versão tailandesa que recebemos já foi reestilizada na origem. Seu desenho é mais jovial e esportivo, sobretudo pela frente e pelo perfil mais baixo, enquanto o rival lembra uma minivan. Fit e Yaris, nota 4

 

Fit
Yaris

O Toyota é mais novo aqui, mas contemporâneo lá fora; suas linhas mais alongadas contrastam com o perfil quase de minivan do Honda

 

Acabamento e conveniência
Os dois seguem a mesma receita por dentro: linhas simples, plásticos rígidos com boa aparência, bancos de couro. As versões de topo trazem conveniências como ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, controlador de velocidade e rebatimento elétrico dos retrovisores. As centrais de áudio usam tela de sete polegadas. A do Fit oferece navegador e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, enquanto a do Yaris usa um espelhamento de telefone mais limitado.

 

Os dois carros oferecem banco bem definido, mas no Fit o volante tem melhor posição e ajuste também em distância; seus novos faróis de leds são muito eficientes

 

Vantagens do Fit são faixa degradê no para-brisa e três ângulos de visualização da câmera. O Yaris tem mais argumentos: alerta de qual porta está mal fechada (no Honda, só aviso geral), apoio de braço central no banco traseiro, chave presencial para acesso e partida do motor, faróis e limpador de para-brisa automáticos, luz nos espelhos dos para-sóis, retrovisor interno fotocrômico e teto solar com controle elétrico.

 

Fit
Yaris

Vantagens do Fit são a melhor posição do motorista (no Yaris o volante é torto e não tem ajuste em distância) e maior espaço vertical, sendo semelhantes em largura

 

O que pode melhorar? No Honda o ar-condicionado é comandado por toques na tela, não a melhor solução, e só o controle elétrico dos vidros dianteiros tem função um-toque. No Toyota falta luz na parte traseira da cabine e a tomada USB fica bem longe do para-brisa, o que dificulta no caso de uso do celular para navegação. Os dois poderiam abrir e fechar vidros a distância e ter sensores de estacionamento. Fit, 4; Yaris, 5

 


Auto Livraria

 

Posto do motorista
Os dois carros oferecem banco bem definido e com apoios corretos, mas no Fit o volante tem melhor posição e ajuste também em distância. O do Yaris fica distante e torto, esticando-se mais o braço esquerdo. Os instrumentos incluem computador de bordo, que no Honda é zerado pelo botão do hodômetro, uma solução ruim. O Toyota traz um prático repetidor digital do velocímetro.

Os novos faróis de leds do EXL da Honda são muito eficientes, melhores que os do rival, e ele vem com luzes diurnas de leds. Ambos usam refletor duplo, têm faróis de neblina e repetidores laterais das luzes de direção. Por outro lado, o Toyota traz luz traseira de neblina e ajuste elétrico dos faróis, e sua visibilidade para frente é favorecida pelas colunas não tão grossas. Fit, 4; Yaris, 3

 

Fit: central de áudio com integração a celular e navegador, câmera traseira ajustável

Yaris: velocímetro também digital, central que espelha telefone, chave presencial, faróis e limpador automáticos, cortinas infláveis, teto solar

 

Espaço
A cabine mais alta dá vantagem em espaço vertical ao Fit, tanto na frente quanto atrás. De resto eles se equivalem: o banco traseiro é muito estreito para três adultos, mas com boa acomodação das pernas. Fit, 4; Yaris, 3

Porta-malas
O Honda é maior também em capacidade de bagagem: 363 contra 310 litros. Ambos têm banco traseiro bipartido 60:40 e usam estepes de emergência: bem estreito no Fit e com pneu 14, diferente dos outros, no Yaris. Prático no Honda é o assento traseiro que pode ser recolhido perto do encosto, ideal para se levar um objeto mais alto no assoalho. Fit, 4; Yaris, 3

Próxima parte

 

Fit
Yaris

Porta-malas do Fit é maior por 53 litros e seu assento traseiro pode se recolher junto ao encosto

 

Equipamentos de série e opcionais

• Fit EXL – Alarme, ar-condicionado automático, assistente de frenagem em emergência,  assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bancos de couro, bolsas infláveis laterais e de cortina, câmera traseira de manobras, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, faróis automáticos de leds, faróis de neblina, fixação  Isofix para cadeira infantil, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 16 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol, integração a celular e navegador, volante de couro.

• Yaris XLS – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático, assistente de frenagem em emergência, assistente de partida em rampa, banco traseiro bipartido, bancos de couro, bolsas infláveis laterais, de cortina e de joelhos para o motorista, câmera traseira de manobras, chave presencial para acesso e partida, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção com assistência elétrica, faróis automáticos com regulagem elétrica de altura do facho, faróis e luz traseira de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, para-sóis com espelho iluminado, retrovisor interno fotocrômico, retrovisores externos com rebatimento elétrico, rodas de alumínio de 15 pol, sistema de áudio com tela de 7 pol e espelhamento de celular, teto solar com controle elétrico, volante de couro.

 

 

Preços

Fit Yaris
Sem opcionais R$ 83.300 R$ 81.990
Como avaliado R$ 83.300 R$ 81.990
Completo R$ 84.590 R$ 83.190
Preços sugeridos em 28/2/19; menores preços em destaque
Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãocomparativoDesafioFitFit EXLHondaToyotaYarisYaris XLS

Related Posts

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história
Auto Livraria - Toyota

Toyota Corolla: quadros do carro mais vendido da história

25/02/2025
Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Hilux: quadros decorativos da picape e do SW4

08/01/2025
Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração
Auto Livraria - Honda

Honda New Civic: revistas com o sedã de oitava geração

10/06/2025
Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4
Auto Livraria - Toyota

Toyota: catálogos da picape Hilux e do utilitário SW4

03/11/2024

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp