Motores semelhantes, mas o Fit tem pouco mais potência e torque para menor peso, o que o deixou ligeiramente mais rápido nas acelerações e retomadas
Motor e desempenho
Os motores de 1,5 litro, com 16 válvulas e variação de tempo de abertura, obtêm potência e torque próximos e os dois carros têm transmissão automática de variação contínua, CVT. O resultado foi desempenho semelhante e adequado à proposta, mas pouco melhor no Fit, que é também mais leve: ele acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos contra 11,5 do Yaris. Os motores são silenciosos em uso moderado, mas ruidosos e ásperos quando mais exigidos. As CVTs operam em dois padrões: automático, em que a rotação fica mais constante, e manual, que simula sete marchas com variação de giros. É no primeiro que eles aceleram mais rápido. Mudanças podem ser feitas pelos comandos no volante. Fit, 3; Yaris, 3
A diferença de preço é pequena entre essas versões de topo, mas o Yaris, pouco mais barato, tem conteúdos adicionais como chave presencial e teto solar
Consumo
Ambos são econômicos, mas o Fit sobressai, em especial no trajeto rodoviário, em que fez 2,5 km/l a mais que o rival. Nessa condição ambos se beneficiam da relação final longa da CVT, que deixa o motor em baixos giros, mas qualquer subida faz a rotação subir bastante. Fit, 4; Yaris, 3
Comportamento dinâmico
A suspensão macia deixa o Yaris bem confortável, superior ao Fit, que tem um rodar firme. Mesmo a absorção de pequenos impactos do Toyota, não tão boa, supera a do oponente. Os dois têm estabilidade confiável e contam com controle eletrônico. As direções estão bem acertadas e os freios são adequados, mas o Yaris requer mais esforço no pedal para obter boa resposta. Fit, 3; Yaris, 4
O Honda consome menos em rodovia, enquanto o Toyota tem rodar mais macio sem grande perda em estabilidade; as transmissões CVT simulam sete marchas em modo manual
Segurança passiva
O pacote de proteção aos ocupantes do Yaris XLS é completo, com bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista, fixação Isofix para cadeira infantil, cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas. De tudo isso, porém, o Fit só não tem as bolsas de joelhos. Fit, 5; Yaris, 5
Custo-benefício
A diferença de preço é pequena entre essas versões de topo, que não oferecem opcionais. Só que o Yaris, pouco mais barato, tem conteúdos adicionais como chave presencial, teto solar, faróis e limpador automáticos, enquanto o Fit vence pelos faróis de leds.
Qual é a melhor compra? Pelos equipamentos de conveniência e o conforto ao rodar, o Toyota sai à frente. No entanto, se espaço para bagagem, altura útil na cabine, posição de dirigir e economia em uso rodoviário forem primordiais, pague um pouco mais e leve o Honda. Fit, 3; Yaris, 4
Mais Avaliações
Resultado
Fit | Yaris | |
Média | 3,8 | 3,7 |
Posição | 1°. | 2°. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor |
Desempenho e consumo
Fit | Yaris | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 11,1 s | 11,5 s |
0 a 120 km/h | 15,5 s | 16,2 s |
0 a 400 m | 17,9 s | 18,2 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h* | 6,4 s | 7,1 s |
60 a 120 km/h* | 10,7 s | 11,6 s |
80 a 120 km/h* | 8,3 s | 8,6 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 14,8 km/l | 14,5 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,0 km/l | 7,5 km/l |
Trajeto em rodovia | 15,5 km/l | 13,0 km/l |
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Ficha técnica
Fit | Yaris | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 73 x 89,4 mm | 72,5 x 90,6 mm |
Cilindrada | 1.497 cm³ | 1.496 cm³ |
Taxa de compressão | 11,4:1 | 13,0:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 115/116 cv a 6.000 rpm | 105/110 cv a 5.600 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 15,2/15,3 m.kgf a 4.800 rpm | 14,3/14,9 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa | automática de variação contínua, simulação de 7 marchas | |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 6 x 16 pol | 15 pol |
Pneus | 185/55 R 16 | 185/60 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 4,096 m | 4,145 m |
Largura | 1,695 m | 1,73 m |
Altura | 1,535 m | 1,49 m |
Entre-eixos | 2,53 m | 2,55 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 46 l | 45 l |
Compartimento de bagagem | 363 l | 310 l |
Peso em ordem de marcha | 1.099 kg | 1.150 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
Velocidade máxima | ND | ND |
Aceleração de 0 a 100 km/h | ND | ND |
Consumo em cidade | 12,3/8,3 km/l | 12,6/8,8 km/l |
Consumo em rodovia | 14,1/9,9 km/l | 13,8/10,0 km/l |
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |