Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Argo Trekking e Ka Freestyle: “aventureiros” acessíveis

09/08/2019
in Avaliação, Comparativo, Fiat, Ford

Hatches da Fiat e da Ford oferecem suspensão alta e visual diferenciado ao redor de R$ 60 mil: qual a melhor compra?

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Vinte anos depois de a Fiat inaugurar o segmento de carros “aventureiros” com a Palio Adventure, a categoria continua a crescer em opções. Duas delas chegaram ao mercado há poucos meses: o Argo Trekking, primeira variação do gênero para o hatch da mesma Fiat, e o Ford Ka Freestyle com motor de 1,0 litro, que amplia o leque iniciado no ano passado com a versão de 1,5 litro.

Embora diferentes em cilindrada e potência — o Argo tem motor de 1,35 litro e até 109 cv, ante 1,0 litro e até 85 cv do Ka —, os dois competem entre si em proposta de uso, porte e preço. O Trekking custa R$ 62.350 como avaliado, e o Freestyle, R$ 56.690, ambos com transmissão manual (o Freestyle 1,5 manual, que não se afastaria da faixa de valor do Argo, deixou de ser produzido). Veremos qual oferece mais pelo que se paga por eles.

 

Argo
Ka
Argo
Ka

Desenhos atuais em ambos, com linhas mais elaboradas e decoração mais chamativa no Fiat; rodas de alumínio de 15 pol são de série apenas no Ford

 

Estilo
O Argo foi lançado três anos depois do Ka, mas ambos agradam com um desenho atualizado, mais simples no Ford e rebuscado no Fiat. A diferença inclui o tratamento estético dos “aventureiros”: o Trekking recebe faixas, adesivo no capô, teto em preto, uma série de logotipos, saída larga de escapamento e a simulação de um difusor de ar no para-choque traseiro, enquanto o Freestyle é mais discreto. Ambos têm rodas em tom grafite (as de alumínio são opcionais no Argo), retrovisores em preto e barras de teto.

 

 

Acabamento e conveniência
O interior do Argo convence mais pelo aspecto dos materiais, que conferem sensação superior ao ambiente simples do Ka. O Freestyle adota o tom marrom no painel e em seções das portas e do revestimento dos bancos, enquanto no Trekking predomina o preto. Ambos usam tecido simples, combinado a simulação de couro no Ka.

 

Argo
Ka
Argo
Ka

Interior do Trekking tem melhor aspecto, apesar de também usar materiais simples, e seus instrumentos dão mais informações; painel do Freestyle é marrom

 

Entre as conveniências, o Fiat sobressai por alerta programável para excesso de velocidade, duas tomadas USB, câmera traseira de manobras e mostrador de temperatura externa. O Ford responde com ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, assistente de partida em rampa (muito útil com caixa manual) e sensores de estacionamento traseiros. Os dois têm controle elétrico um-toque para os vidros, comando a distância para abrir e fechar vidros e central de áudio com tela de 7 pol e integração a telefone celular, por Android Auto e Apple Car Play, mas faltam alarme volumétrico, faixa degradê no para-brisa e iluminação na parte traseira da cabine, esta agravada pelo teto preto.

 

O Trekking recebe faixas, adesivo no capô, teto em preto, uma série de logotipos e simulação de difusor de ar traseiro, enquanto o Freestyle é mais discreto

 

Posto do motorista
As duas marcas fizeram economias nesses carros, caso do volante regulável apenas em altura e dos bancos compactos (curtos nas coxas no Argo, muito estreito no Ka) e com pouco apoio lombar. Vantagem do Fiat está nos instrumentos, que informam temperatura de óleo, tensão da bateria e dois trajetos de medição no computador de bordo. Os faróis de duplo refletor do Trekking iluminam melhor: no rival, o facho baixo se apaga ao acender o alto. Ambos têm faróis de neblina (sem a luz traseira) e repetidores laterais das luzes de direção. O prejuízo à visão pelas largas colunas dianteiras é maior no Freestyle.

 

Argo
Ka

Ambos impõem limitações ao conforto do motorista e ao espaço dos passageiros; bancos do Ka combinam tecido e simulação de couro; maior porta-malas no Argo

 

Espaço interno
Não há grande diferença em acomodações internas, embora o teto alto do Ford possa favorecer motoristas mais altos, desde que sua cabeça não coincida com a travessa do teto. Eles dão espaço adequado na frente, regular para pernas e cabeças atrás e bem restrito em largura para três pessoas na traseira. Ao menos o passageiro central tem melhor conforto no Ka.

 

 

Porta-malas
O Argo leva boa vantagem em capacidade de bagagem: 300 litros ante meros 257. Melhor no Ka é o encosto traseiro bipartido. Ambos usam estepe de 14 pol, diferente dos outros pneus, sendo o contraste acentuado no Fiat.

Próxima parte

 

Argo
Ka

Centrais de áudio com tela de 7 pol e integração a celular nos dois, assim como vidros um-toque; câmera traseira e monitor de pressão de pneus só no Argo; sensor de estacionamento no Ka

 

Preços

Argo Ka
Sem opcionais R$ 59.990 R$ 56.690
Como avaliado R$ 62.350 R$ 56.690
Completo R$ 64.650 R$ 58.040
Preços sugeridos em 8/8/19 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais; menores preços em destaque

 

Equipamentos de série e opcionais

• Argo Trekking – Ar-condicionado, banco do motorista e volante com ajuste de altura, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores; direção assistida elétrica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, monitor de pressão dos pneus, sistema de áudio com tela de toque de 7 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play.

• Opcionais – Câmera traseira de manobras, rodas de alumínio de 15 pol.

• Ka Freestyle – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, banco do motorista e volante com ajuste de altura, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controle elétrico de vidros, travas e retrovisores; controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida elétrica, faróis de neblina, fixação Isofix para cadeira infantil, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio com tela de toque de 7 pol e integração a Android Auto e Apple Car Play.

• Garantia (ambos) – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: ArgoArgo TrekkingavaliaçãocomparativoDesafioFiatFordKaKa Freestyle

Related Posts

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

12/05/2025
Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”
Auto Livraria - Ford

Versailles: revistas com o refinado “Santana da Ford”

05/05/2025
Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford
Auto Livraria - Ford

Cargo: quadros com o caminhão de muitas versões da Ford

15/04/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8
Auto Livraria - Ford

Ford Maverick: catálogo de lançamento de 1973 com o GT V8

01/04/2025

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp