Mais potência e torque deixam o Trekking bem mais rápido em aceleração e retomada; seu motor é mais suave, só que ruidoso; o Freestyle vence em economia
Motor e desempenho
Como se espera, o motor de 1,35 litro deixa o Argo em boa vantagem em desempenho sobre o 1,0 do Ka, sendo compatíveis em termos de tecnologia: com gasolina, como testados, o Fiat oferece mais 21 cv e 3,5 m.kgf de torque para lidar com 49 kg a mais de peso. Assim, além de ser mais ágil no dia a dia, o Trekking acelerou de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos (2 s a menos que o Freestyle) e retomou de 60 a 120 em quarta marcha em 12 s ante 14,5 s. Nenhum pode ser considerado rápido: demandam cautela em ultrapassagens e paciência para ganhar velocidade acima de 100 km/h, sobretudo o Ka.
O motor do Fiat é também mais suave: o do Ford não deixa esquecer que tem só três cilindros, com oscilações bem sentidas acima de 3.000 rpm. Por outro lado, o isolamento acústico do Ka supera por boa margem o do Argo, que deixa chegar à cabine um excesso de ruídos mecânicos. E precisa ser revisto no Fiat o acelerador, cuja resposta abrupta torna impossível a condução suave. Também preferimos o comando preciso da caixa de transmissão do Ford: o do rival, embora macio, é um tanto vago.
Conforto ao rodar com boa estabilidade é ponto positivo dos dois, mas só o Ford tem controle eletrônico; pneus do Fiat são de uso misto e seus faróis são melhores
Consumo
O motor menor favorece claramente o Ka em economia: gastou menos gasolina nas três condições de medição, com maior diferença no trajeto urbano leve. Em sua categoria as marcas são medianas. Ambos consomem mais que as versões comuns com o mesmo motor — um preço a pagar pela pior aerodinâmica da carroceria elevada e, no Argo, pneus bem mais largos.
O Argo leva boa vantagem em desempenho, pois oferece mais 21 cv e 3,5 m.kgf de torque; o Ka consumiu menos gasolina nas três condições de medição
Comportamento dinâmico
Calibrar a suspensão de um carro curto e alto é um desafio, sobretudo com o maior vão livre do solo dessas versões, de 210 mm no Argo e 188 no Ka, segundo as fábricas. E ambos chegaram a ótimos resultados: têm estabilidade segura — ainda melhor no Ford —, boa aderência de pneus e um rodar confortável, com absorção eficaz de pequenos impactos. A escolha de pneus de uso misto favorece o Trekking no uso fora de estrada, tanto pela esperada resistência quanto pela menor facilidade de encher os sulcos de lama, e não o prejudica no asfalto, tanto em aderência quanto em conforto, embora traga ligeira aspereza em piso menos liso. A favor do Freestyle está o controle eletrônico de estabilidade e tração, que o oponente não oferece nem como opcional. Nos dois os freios estão bem dimensionados e a direção usa assistência elétrica com peso ideal em qualquer condição.
Equipamentos diferem pouco, a favor de um ou de outro, mas o preço do Argo é 10% maior: o Ka sai favorecido em relação custo-benefício
Segurança passiva
Nova contenção de custos: ambos vêm só com as bolsas infláveis frontais exigidas por lei. Mas trazem encostos de cabeça e cintos de três pontos para todos os ocupantes, assim como fixação Isofix para cadeira infantil.
Custo-benefício
Como avaliados, o Argo custa R$ 5,7 mil ou 10% a mais e traz equipamentos adicionais como câmera traseira e monitor de pressão dos pneus, enquanto o Ka responde com controle de estabilidade. A relação custo-benefício favorece o Freestyle, que ainda sobressai em economia e comportamento dinâmico. Atributos a favor do Trekking são melhor desempenho e mais espaço para bagagem.
Nossas notas
Argo | Ka | |
Estilo | 4 | 4 |
Acabamento e conveniência | 4 | 4 |
Posto do motorista | 3 | 3 |
Espaço interno | 3 | 3 |
Porta-malas | 3 | 2 |
Motor e desempenho | 4 | 3 |
Consumo | 3 | 4 |
Comportamento dinâmico | 4 | 5 |
Segurança passiva | 3 | 3 |
Custo-benefício | 3 | 4 |
Média | 3,4 | 3,5 |
Posição | 2°. | 1º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
Desempenho e consumo
Argo | Ka | |
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 13,2 s | 15,2 s |
0 a 120 km/h | 19,8 s | 23,1 s |
0 a 400 m | 18,9 s | 19,6 s |
Retomada | ||
60 a 100 km/h (3ª.) | 7,9 s | 9,7 s |
60 a 100 km/h (4ª.) | 12,0 s | 14,5 s |
60 a 120 km/h (4ª.) | 19,0 s | 23,5 s |
80 a 120 km/h (4ª.) | 12,7 s | 16,2 s |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 14,8 km/l | 16,3 km/l |
Trajeto exigente em cidade | 8,1 km/l | 8,5 km/l |
Trajeto em rodovia | 12,8 km/l | 13,5 km/l |
Testes com gasolina; melhores resultados em negrito; os carros não atingem 120 km/h em 3ª.; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Argo | Ka | |
Motor | ||
Posição | transversal | transversal |
Cilindros | 4 em linha | 3 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 2, variação de tempo | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 70 x 86,5 mm | 71,9 x 81,8 mm |
Cilindrada | 1.332 cm³ | 997 cm³ |
Taxa de compressão | 13,2:1 | 12:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 101 cv a 6.000 rpm/ 109 cv a 6.250 rpm | 80/85 cv a 6.300 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 13,7/14,2 m.kgf a 3.500 rpm | 10,2 m.kgf a 3.500 rpm/ 10,7 m.kgf a 4.500 rpm |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | manual, 5 | manual, 5 |
Tração | dianteira | dianteira |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 15 pol |
Pneus | 205/60 R 15 H | 185/60 R 15 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,998 m | 3,954 m |
Largura | 1,724 m | 1,695 m |
Altura | 1,568 m | 1,564 m |
Entre-eixos | 2,521 m | 2,49 m |
Capacidades e peso | ||
Tanque de combustível | 48 l | 51 l |
Compartimento de bagagem | 300 l | 257 l |
Peso em ordem de marcha | 1.130 kg | 1.081 kg |
Desempenho e consumo (gas/álc.) | ||
Velocidade máxima | 169/173 km/h | ND/160 km/h |
Acel. 0 a 100 km/h | 11,6/10,8 s | ND/15,1 s |
Consumo em cidade | 12,1/8,5 km/l | 13,4/9,2 km/l |
Consumo em rodovia | 13,5/9,6 km/l | 15,5/10,7 km/l |
Dados dos fabricantes; consumo conforme padrões do Inmetro; ND = não disponível |