A Toro tem bons instrumentos com velocímetro digital e mais informações, porta-objetos sob o banco e retrovisor fotocrômico; versão 2,4 trazia ar-condicionado de duas zonas, áudio com navegador, câmera traseira e monitor de pressão de pneus
Na Renault o ar-condicionado é fraco até a segunda velocidade e muito barulhento da terceira em diante, o apoio de braço nas portas vem em plástico duro (em contraste ao vinil espumado da Toro 2,4), não existe função uma-varrida do limpador de para-brisa e o bloqueio dos controles traseiros de vidros fica no console, local inesperado. Em ambas a moldura plástica em forma de estribo acumula lama e sujeira, que tendem a sujar a barra da calça ao sair (sobretudo na Oroch, por ser mais saliente), e falta faixa degradê no para-brisa.
Além do espaço para pernas de quem viaja atrás, um benefício do comprimento da Toro é a caçamba de maior volume útil: 820 litros contra 683 da Oroch
O maior comprimento da Toro reflete-se em ótimo espaço para as pernas no banco traseiro, item apenas razoável na Oroch, mas as acomodações em altura (muito boa) e largura (regular) para esses passageiros são semelhantes. Como habitual em picapes, o encosto fica mais à vertical do que na maioria dos automóveis. Se nenhuma leva bem três adultos atrás, o ocupante central tem posição mais cômoda na Renault.
Tela de 7 pol com navegador e dicas de economia é de série na Oroch, que tem mostradores mais simples; capô usa mola a gás e, como na Toro, há controlador e limitador de velocidade
Outro benefício de ser mais longa é a Fiat oferecer caçamba de maior volume útil: 820 litros contra 683 da rival. A capacidade de carga é a mesma nas três (650 kg), que trazem proteção plástica no compartimento. Cobertura marítima vem de série na Toro 2,4 e é cobrada à parte nas demais. Os estepes ficam sob a caçamba e seguem a medida dos demais pneus, mas com roda de aço.
A tampa em duas partes abertas para os lados é ótima solução da Toro: uso bem mais leve (faz grande diferença para mulheres), adequado a locais apertados (pode-se abrir só uma delas e chegar pelo lado oposto — na Oroch é inevitável reservar espaço à abertura da tampa para baixo) e consegue-se chegar ao ponto do para-choque para acesso à carga. Perde-se a possibilidade de apoiar uma moto ou outro objeto na tampa aberta, mas a fábrica oferece extensor de caçamba para esse fim.
Próxima parte
Além da maior capacidade (820 contra 683 litros), a caçamba dos modelos Fiat beneficia-se das duas tampas, práticas e bem mais leves de manusear
Equipamentos de série e opcionais
Toro 1,75 | Toro 2,4 | Oroch | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/ND |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | O | O | S |
Alarme antifurto/controle a distância | O/O | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/O/2 | S/O/2 | S/ND |
Bancos/volante revestidos em couro | O/O | O/S | O/S |
Bolsas infláveis frontais/laterais/ cortinas/joelhos do motorista | S/ND/ ND/ND | S/O/ O/O | S/ND/ ND/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND | O/ND |
Câmera traseira para manobras | O | O | ND |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | S |
Computador de bordo | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | S/S | S/S |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | ND |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | O | O | S |
Direção assistida | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | ND | ND | ND |
Faróis de neblina | O | O | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | O/O | O/O | ND |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | NA | NA | NA |
Luz traseira de neblina | S | S | ND |
Navegador por GPS | O | O | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | O | O | ND |
Rodas de alumínio | O | O | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | ND | O/O | ND |
Travamento central das portas | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |