As versões Freedom de 1,75 e 2,4 litros da picape da Fiat, comparadas entre si e à adversária da Renault
Texto e fotos: Fabrício Samahá
Em pouco mais de um ano, mudou tudo no mercado nacional para quem busca uma picape de médio porte. Nada existia entre as pequenas (Fiat Strada, VW Saveiro) e as médias com chassi (Chevrolet S10, Toyota Hilux, etc.) até setembro de 2015, quando a Renault inovou com a Duster Oroch. Como as menores, ela tinha plataforma de automóvel e dimensões coerentes com o uso nas grandes cidades; como as maiores, oferecia quatro portas convencionais em uma cabine espaçosa.
O reinado da Oroch, porém, foi breve. Em fevereiro seguinte a Fiat respondia com a Toro, maior, com desenho moderno e dotada de transmissão automática desde a versão de entrada com motor flexível. A Renault contra-atacava em junho com o mesmo tipo de caixa para sua picape, que tinha a vantagem do melhor desempenho — não se considere aqui a Toro turbodiesel, que compete em outra faixa de preço.
Fiat Toro Freedom 1,75 | Fiat Toro Freedom 2,4 | Renault Duster Oroch Dynamique | ||||||
4,92 m | 4,92 m | 4,69 m | ||||||
1,75 litro | 2,4 litros | 2,0 litros | ||||||
135/139 cv | 174/186 cv | 143/148 cv | ||||||
R$ 88.628 | R$ 112.685 | R$ 85.780 | ||||||
Preços públicos sugeridos, em reais, para os carros avaliados, com possíveis opcionais |
Cenário definido? Nada disso: em novembro passado a Fiat lançava o motor Tigershark de 2,4 litros para a Toro, mais potente que o da adversária, associado a uma caixa automática de nove marchas. Foram tantas novidades consecutivas que o comprador pode estar com uma grande indecisão. Para acabar com ela, o Best Cars colocou a Oroch lado a lado com as duas Toros — a de 1,75 e a de 2,4 litros —, todas com transmissão automática e tração apenas dianteira.
Como elas estão nos quatro “Ps” que definem nossos comparativos?
Equivalem-se em proposta de uso: picapes de cabine dupla e quatro portas com vocação variada, aptas ao trânsito urbano, viagens e tráfego fora de estrada sem grandes exigências. Em porte, a Toro mede 22 centímetros a mais em comprimento e 16 cm a mais em distância entre eixos que a Oroch: apesar das diferenças consideráveis, ainda são as únicas opções intermediárias do mercado entre as pequenas e as médias tradicionais.
Com potência de 143 cv com gasolina e 148 com álcool, o motor de 2,0 litros da Renault fica pouco acima do 1,75 da Fiat (135/139 cv), mas bem aquém do 2,4 (174/186 cv). Enfim, em preço a grande rivalidade é mesmo entre a Oroch Dynamique (R$ 80,6 mil com caixa automática e R$ 85,8 mil como avaliada) e a Toro Freedom 1,75 (que parte de R$ 84,6 mil com tal transmissão e custava R$ 88,6 mil com os opcionais da nossa). Mas vale compará-las à versão de 2,4 litros da Fiat (preço básico de R$ 98,7 mil; como avaliada, R$ 112,7 mil) para saber até que ponto vale pagar mais por atributos como desempenho superior.
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