Ecosport: tela de 8 pol para áudio, navegador e câmera traseira; comando de voz, teto solar e, como no rival, chave presencial para acesso e partida
Creta: integração a celular (como no concorrente) com tela de 7 pol; ventilação no banco do motorista e rebatimento de espelhos; em ambos o ar-condicionado é automático
Equipamentos de série e opcionais
Ecosport | Creta | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | ND |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | ND | ND |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/1 | S/S/1 |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S |
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. | S/S/S | S/S/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S |
Chave presencial para acesso/partida | S | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S |
Computador de bordo | S | S |
Conta-giros | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/S | S/ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S |
Direção assistida | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio | S* | ND |
Faróis de neblina | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S | S/ND |
Fixação Isofix para cadeira infantil | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S |
Interface Bluetooth para telefone celular | S | S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S |
Luz traseira de neblina | ND | ND |
Navegador por GPS | S | S |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | ND |
Rodas de alumínio | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | ND/S | ND/S |
Teto solar/comando elétrico | S/S | ND |
Travamento central das portas | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável; *facho baixo |
Os motores de 2,0 litros estão entre os mais vigorosos da categoria; com injeção direta, o da Ford vence o da Hyundai em potência e torque
Comentário técnico
• O motor do Ecosport, o mesmo do Focus, é uma evolução da série Duratec que o equipa desde a primeira geração. A maior novidade é a injeção direta de combustível, que aumenta sua eficiência e trouxe ganho expressivo de potência em relação ao anterior (de 141/146 cv para 170/176 cv). O Creta usa o 2,0-litros da série Nu, conhecido de IX35, Elantra e Kia Sportage. Nos dois são aplicados recursos atuais como bloco de alumínio e variação de tempo de abertura das válvulas de admissão e escapamento. O acionamento dos comandos de válvulas usa corrente, mais robusta que a correia dentada.
• Em termos de plataforma o Ecosport deriva do Fiesta, enquanto o Creta recorre a uma arquitetura maior, a mesma do Elantra. Ambos usam o tradicional eixo de torção na suspensão traseira. Apenas o Ecosport Storm, com tração integral, vem com sistema independente multibraço.