Equinox: tela de 8 pol, porta-malas para 468 litros com tampa elétrica, monitor da distância à frente, assistente de faróis, partida remota e prático rebatimento do banco
Detalhes exclusivos do Equinox são cancelamento ativo de ruídos (emite sons pelos alto-falantes que anulam frequências desagradáveis do ruído do motor), comando para acesso do motorista (faz o banco recuar e abaixar), indicador da vida útil remanescente do óleo do motor e monitor de distância adiante (avisa, por exemplo, se o carro à frente frear e o motorista não tiver reagido de acordo).
Ele permite escolher entre alerta sonoro e uma vibração no assento para avisos em geral, como saída da faixa e proximidade de obstáculos: bom quando se quer evitar ruídos no interior, como no caso de bebê dormindo. Há ainda a assistência On Star para emergências e serviços de conveniência e o monitor de banco traseiro: se uma porta de trás for aberta, o motorista dirigir e então sair do carro sem abri-la novamente, o sistema sugere verificar o banco para prevenir o esquecimento de um objeto, animal ou mesmo criança.
Compass: mostrador multifunção no quadro, tela de 8,4 pol, o menor porta-malas (410 litros), controlador da distância à frente e sistema de áudio com falante de subgraves
O 3008 é o único a ter botão para o motorista acionar as travas infantis das portas traseiras (prático, mas não permite bloquear apenas uma), checagem de nível de óleo do motor e roteamento de internet. Oferece ainda massagem nos encostos dianteiros (em cinco padrões e três níveis de intensidade, agradáveis em longos trajetos), aquecimento desses bancos e enorme compartimento refrigerado no console central. No Chevrolet e no Peugeot existe carregador de celular por indução no console e as portas encobrem a soleira para as manter limpas: evitam sujar a barra da calça ao entrar e sair, embora resultem em menor vão livre abaixo das portas quando abertas.
No grupo apenas o Compass vinha com controlador da distância à frente (o 3008 agora pode tê-lo na versão Pack), mas precisa de refinamento: sua atuação ao frear e reacelerar é bem mais abrupta que em outros que usamos. Também são exclusivos dele alerta programável para excesso de velocidade, tanque de combustível sem tampa de rosquear e tomada de 230 volts para os passageiros de trás (em padrão norte-americano de três pinos). Como o 3008, o Jeep traz alarme volumétrico (ultrassom) e limitador de velocidade; como o Equinox, ele permite dar partida ao motor a distância mantendo o carro travado, conveniente para começar a refrigerar o interior, e tem assistente de facho dos faróis.
Sportage: instrumentos e tela central (de 7 pol) simples, porta-malas para 503 litros e encosto traseiro regulável; como os demais, têm câmera traseira de manobras
A favor do Sportage estão para-brisa com faixa degradê, seletor de modos de condução com três programas (Sport, Normal e Eco; há os dois primeiros também no Peugeot) e três tomadas de 12 volts na cabine (duas no 3008).
O Equinox sobressai em acomodações internas, sendo o mais largo e com espaço excelente para as pernas; o maior compartimento de bagagem é o do 3008
Há pontos melhoráveis. No Jeep o defletor dianteiro raspa facilmente em lombadas e valetas (mais que na maioria dos automóveis, o que é inaceitável em um SUV); o sensor de estacionamento emite alerta exagerado e o espaço para objetos é mais escasso. No Kia causa má impressão a falta de verniz na pintura ao redor do compartimento de bagagem, vista com tampa aberta, e faltam função um-toque para o controle elétrico de vidros de passageiros, abertura/fechamento de vidros e teto comandados a distância e freio de estacionamento com controle elétrico e automático (usa o anacrônico pedal). No Peugeot o forro do teto deixa passar um pouco dos raios solares e cabe correção às inscrições “mensagem” (refere-se à massagem dos bancos) e “temperatura do motor” (na verdade é de seu óleo). Nos quatro, o capô bem poderia ser sustentado por mola a gás.
3008: mostradores configuráveis, tela de 8 pol, porta-malas para 520 litros, câmera que simula a visão por cima, comando para trava infantil, massagem nos bancos dianteiros, comandos do tipo chave, amplo compartimento refrigerado
O Equinox volta a sobressair em acomodações internas: é o mais largo e tem espaço excelente para as pernas no banco traseiro. Os demais são amplos o bastante na frente e atrás em comprimento e altura — um pouco menos o 3008 na traseira. Apesar da largura, três pessoas não vão muito bem no banco traseiro em qualquer um deles: a forma do banco prevê apenas dois lugares. O passageiro central tem mais conforto no Compass e menos no 3008 e no Equinox. Este último e o Sportage oferecem ajuste de inclinação do encosto.
O maior compartimento de bagagem até a altura padronizada é o do Peugeot, 520 litros, ante 468 do Chevrolet e 410 do Jeep. A Kia informa 868 litros em medição até o teto; na Europa são divulgados 503, que consideramos para fins de nota. Equinox e Compass trazem acionamento elétrico da tampa, que no primeiro pode ser comandado pelo movimento do pé sob o para-choque, ideal quando se está de mãos ocupadas. Todos trazem banco traseiro bipartido 60:40; no Chevrolet e no Peugeot isso inclui o assento. Só o Sportage usa estepe integral, até com roda de alumínio — ideal em veículo apto ao fora de estrada, embora consuma mais espaço. Os outros adotam o tipo temporário.
Próxima parte
Equipamentos de série e opcionais
Equinox | Compass | Sportage | 3008 | |
Ajuste de altura dos bancos mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/S |
Ajuste de apoio lombar mot./pas. | S/ND | S/ND | S/ND | S/S |
Ajuste do volante em altura/distância | S/S | S/S | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos bancos mot./pas. | S/ND | O/ND | S/S | S/S |
Ajuste elétrico dos retrovisores | S | S | S | S |
Alarme antifurto/controle a distância | S/S | S/S | S/S | S/S |
Aquecimento | S | S | S | S |
Ar-condicionado/controle automático/zonas | S/S/2 | S/S/2 | S/S/2 | S/S/2 |
Assistente de estacionamento | S | O | ND | ND |
Bancos/volante revestidos em couro | S/S | S/S | S/S | S/S |
Bolsas infláveis laterais/cortinas/joelhos mot. | S/S/ND | S/S/S | S/S/ND | S/S/ND |
Caixa automática/automatizada | S/ND | S/ND | S/ND | S/ND |
Câmera traseira para manobras | S | S | S | S |
Chave presencial para acesso/partida | S | S | S | S |
Cintos de três pontos, todos os ocupantes | S | S | ND | S |
Computador de bordo | S | S | S | S |
Conta-giros | S | S | S | S |
Controlador/limitador de velocidade | S/ND | S/S | S/ND | S/S |
Controlador de distância à frente | ND | O | ND | ND |
Controle de tração/estabilidade | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controle elétrico dos vidros diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S |
Controles de áudio no volante | S | S | S | S |
Direção assistida | S | S | S | S |
Encosto de cabeça, todos os ocupantes | S | S | S | S |
Faróis com lâmpadas de xenônio/leds | ND/S | S/ND | ND | ND/S |
Faróis de neblina | S | S | S | S |
Faróis/limpador de para-brisa automático | S/S | S/S | S/S | S/S |
Fixação Isofix para cadeira infantil | S | S | S | S |
Freios antitravamento (ABS) | S | S | S | S |
Interface Bluetooth/integração a celular | S/S | S/S | S/S | S/S |
Limpador/lavador do vidro traseiro | S | S | S | S |
Luz traseira de neblina | S | S | ND | S |
Navegador por GPS | S | S | S | ND |
Rádio com toca-CDs/MP3 | ND/S | ND/S | ND/S | ND/S |
Repetidores laterais das luzes de direção | S | S | S | S |
Retrovisor interno fotocrômico | S | S | S | S |
Rodas de alumínio | S | S | S | S |
Sensores de estacionamento diant./tras. | S/S | S/S | S/S | S/S |
Tampa traseira com acion. elétrico | S | O | ND | ND |
Teto solar/comando elétrico | S/S | S/S | S/S | S/S |
Travamento central das portas | S | S | S | S |
Convenções: S = de série; O = opcional; ND = não disponível; NA = não aplicável |