O Ecosport custa menos que os outros, sobretudo ao se equipar o Kicks com o pacote opcional; mesmo assim, oferece mais equipamentos de conforto e segurança
Custo-benefício
O Ecosport parte em vantagem de preço: R$ 86,5 mil contra R$ 89,6 mil do Captur e R$ 90 mil do Kicks (com os opcionais bancos de couro e bolsas infláveis laterais e de cortina; estas vêm de série no Ford). Não há outras opções para eles, salvo pinturas especiais, que no caso do Renault podem vir com o teto em tom diferente. Apenas os preços completos da tabela contemplam tais pinturas.
Mesmo com o pacote citado, o Nissan não é o mais equipado: faltam-lhe itens presentes no Ford, como integração a celular, bolsas infláveis de joelhos e monitor de pressão nos pneus, ou nos dois rivais, como ar-condicionado automático, seleção manual da transmissão e controlador de velocidade. Por outro lado, só o Freestyle não tem chave presencial e o couro de seus bancos limita-se às laterais, enquanto o Renault fica sem cortinas infláveis. O Ecosport, portanto, oferece o melhor conteúdo pelo preço.
O Ford revelou melhores motor e suspensão, o Nissan sobressaiu em consumo e o Renault em espaço; a média final foi favorável ao primeiro deles
Pode-se argumentar que, pelo projeto mais antigo, a Ford precisa mesmo cobrar menos para que seu carro seja competitivo. Vejamos o que mostram as notas do quadro abaixo: o Eco foi o melhor em motor e suspensão; o Kicks, em consumo; e o Captur, em espaço interno. Do ponto de vista contrário, o Ford teve a pior nota em porta-malas; o Nissan em estilo, itens de conveniência, transmissão e suspensão; e o Renault, em acabamento, posição de dirigir, desempenho, consumo, direção e segurança passiva.
Nas notas, o Ecosport poucas vezes foi superior aos demais, mas se manteve entre os melhores em um conjunto equilibrado e oferecido ao menor preço dos três
É curioso perceber que o Ecosport poucas vezes foi superior aos demais, mas se manteve entre os dois melhores em quase todos os quesitos. Esse conjunto equilibrado, oferecido ao menor preço entre os três, garante-lhe maior nota em custo-benefício e a melhor média final.
Para quem estava em dúvida entre os utilitários esporte, então, basta ir a uma concessionária Ford sem passar pelas outras? Recomendamos, como de hábito, que não. O melhor carro é aquele que atende bem às prioridades de cada comprador.
No caso do trio, os interessados em espaço interno e de bagagem terão no Ecosport a opção menos indicada. Da mesma forma, não vale a pena comprar o Captur se você preza agilidade, economia de combustível ou acabamento, nem optar pelo Kicks se conforto ao rodar e amenidades no interior estão no topo de sua lista. Pesados os itens mais relevantes, será grande a chance de fazer a escolha mais acertada.
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Nossas notas
Ecosport | Kicks | Captur | |
Estilo | 4 | 3 | 4 |
Acabamento | 4 | 4 | 3 |
Posição de dirigir | 4 | 4 | 3 |
Instrumentos | 4 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 3 | 4 |
Espaço interno | 3 | 3 | 4 |
Porta-malas | 3 | 4 | 4 |
Motor | 5 | 4 | 4 |
Desempenho | 4 | 4 | 3 |
Consumo | 4 | 5 | 3 |
Transmissão | 4 | 3 | 4 |
Freios | 4 | 4 | 4 |
Direção | 4 | 4 | 2 |
Suspensão | 5 | 3 | 4 |
Estabilidade | 4 | 4 | 4 |
Visibilidade | 3 | 4 | 3 |
Segurança passiva | 5 | 5 | 4 |
Custo-benefício | 4 | 3 | 3 |
Média | 4,00 | 3,78 | 3,56 |
Posição | 1º. | 2º. | 3º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
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