Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação Audi

Q7, Range Rover e XC90: valem quanto pesam?

06/11/2017
in Audi, Avaliação, Avaliação Completa, Comparativo, Fora de estrada, Land Rover, Vídeos, Vídeos 2, Volvo
Q7
Q7
Audi Q7 Ambition TDI
Audi Q7 Ambition TDI
Audi Q7 Ambition TDI
Audi Q7 Ambition TDI

Tela central do Q7 comanda áudio, navegação, modos de condução e configurações; mais alta, é controlada por botões e um painel de toque no console

 

Grande conveniência do XC90 e do Q7 é a condução semiautônoma, que pode ser usada a até 130 km/h no primeiro e até 65 no outro. O controlador de distância à frente soma-se ao assistente de faixas para que o carro conduza a si mesmo, seguindo o veículo adiante e/ou as faixas da via e acompanhando sua velocidade, dentro do limite fixado pelo motorista. Em paradas do trânsito, o sistema fica em espera de comando para voltar a rodar. Entendido como um auxílio que não chega a fazer curvas mais fechadas, funciona muito bem nos dois modelos. A ideia não é deixar o motorista alheio à condução: quando ele solta o volante surge um aviso para segurá-lo e, se ignorado, o sistema se desativa.

 


Auto Livraria

 

Os três carros são ricos em detalhes de conveniência, como ar-condicionado automático de quatro zonas com difusores para o banco traseiro, capô sustentado por molas a gás, chave presencial para acesso e partida, comando elétrico do freio de estacionamento, comutação automática do facho dos faróis, controlador de velocidade em declive (mantém-na sem ser preciso frear ou acelerar), controle elétrico de vidros com função um-toque e comando a distância para fechar, faróis e limpador de para-brisa automáticos, lavadores dos faróis, luzes de cortesia no assoalho, monitor de pressão dos pneus, para-sóis iluminados, projeção de informações no para-brisa e quatro alças de teto. Mesmo assim, há itens que os diferenciam.

Peculiares do Q7 são acionamento elétrico para bloquear portas e vidros traseiros em separado por lado (Vogue e XC90 também têm, mas unificado: ruim ao levar criança de um lado e adulto de outro), monitor da distância à frente (informa quantos segundos há de margem de segurança, no caso de o motorista controlar por si), roteador de internet e termômetro do óleo lubrificante.

 

Range Rover
Range Rover
Range Rover Vogue Black
Range Rover Vogue Black
Range Rover Vogue Black
Range Rover Vogue Black

Além das funções usuais, a tela de toque do Vogue mostra operação da tração integral e a profundidade em trechos alagados; também comanda ar-condicionado

 

A favor do Vogue estão aquecimento do volante (afinal, o carro vem da Inglaterra), para-brisa com desembaçador térmico (como o habitual no vidro traseiro, mas quase invisível) e o maior espaço para objetos no console. Sem falar na charmosa luz de cortesia sob os retrovisores que projeta no solo a silhueta do carro, moda iniciada com o Evoque. E o XC90 sobressai por alarme volumétrico (ultrassom), alerta para uso do cinto pelos cinco ocupantes (nos outros, só para os dianteiros), ar-condicionado que funciona com o motor a gasolina desligado (comum em híbridos) e pode ser programado para ligar antes de se entrar no carro, cortinas nas janelas traseiras (manuais) e refrigeração dos bancos dianteiros.

 

Grande conveniência do XC90 e do Q7 é a condução semiautônoma: por si próprio, o carro segue o veículo adiante e/ou as faixas da via e acompanha sua velocidade

 

Constam do Audi e do Volvo alerta automático para excesso de velocidade (que no segundo mostrou frequentes erros), assistente de faixas da via (pode ser usado em separado da condução semiautônoma), computador de bordo com duas medições, controlador de distância à frente, monitor de veículos em pontos cegos nas faixas laterais e retenção automática em paradas do trânsito. No Range Rover e no Volvo há aquecimento nos bancos dianteiros e traseiros, comando elétrico para abrir o porta-luvas e retrovisores externos também fotocrômicos — o interno é assim em todos.

Apenas Audi e Range Rover vêm com limitador de velocidade, para-sóis duplos (podem cobrir a parte frontal e a lateral ao mesmo tempo, ideais para trajetos sinuosos) e vidros que podem ser abertos a distância (mas o forro do teto não deveria abrir junto, pois aumenta a insolação do interior quando o objetivo é refrescá-lo). Vale notar que assim eram os carros avaliados, mas alguns itens podem ser acrescentados à parte.

 

XC90
XC90
Volvo XC90 Inscription T8
Volvo XC90 Inscription T8

 

Sistema híbrido, câmeras de 360 graus e modos de condução aparecem na tela do Volvo; potência de seu áudio de série supera em muito a dos oponentes

 

Pontos melhoráveis? Poucos: no Q7 o acesso ao interior incomoda pela altura; no Range Rover falta porta-luvas refrigerado (os ingleses devem pensar que ninguém precisa disso) e o botão que desativa a parada/partida automática do motor apaga-se quando acionado (deveria ser o contrário). No XC90 o consumo é informado em litros por 100 km (padrão europeu), não há termômetro do motor e a tela do teto solar deixa passar raios solares — também a do Audi, mas menos. Nos três o para-brisa deveria ganhar faixa degradê.

 

 

Espaço não é problema em qualquer um deles: à frente ou atrás há acomodações muito confortáveis em altura, largura e — sobretudo — vão para pernas. Mesmo tão amplos, ao levar três pessoas no banco traseiro o encosto incomoda o passageiro central e os colegas ao lado deslocam-se para posições menos confortáveis. O Audi permite regular o assento em distância e nos três carros pode-se reclinar o encosto traseiro.

O Q7 é o único a oferecer opção de sete lugares. Os bancos suplementares são mais apropriados a crianças: dois adultos de médio porte ficam com ombros juntos, cabeça no teto e bem pouco espaço para pernas. Mas o conjunto foi bem planejado: os cintos retraem-se nas colunas quando fora de uso, os bancos se montam e se ocultam no assoalho ao toque de um botão (pela frente ou pelo compartimento de bagagem) e os da segunda fila rebatem-se para acesso de maneira leve e segura. Pena que a estrutura da cobertura de bagagem deva ser guardada fora do carro para usar os lugares a mais.

 

Q7
Q7
Range Rover
Range Rover
XC90
XC90

 

Ampla capacidade de bagagem em todos, salvo quando o Q7 leva sete pessoas; tampa traseira do Vogue vem em duas peças e não tem acionamento elétrico

 

A explicação para o XC90 levar apenas cinco pessoas é curiosa: havia restrição a até seis lugares na concessão de benefícios fiscais a modelos híbridos no Brasil. Como a limitação caiu, nada impede que a marca venha a trazê-lo com sete lugares adiante. Por ora os interessados nesse recurso terão de optar pelas versões não híbridas.

Os compartimentos de bagagens são muito espaçosos, com destaque ao Range Rover (909 litros), seguido pelo Audi (770 com cinco lugares, 295 com sete) e o Volvo (721). O banco traseiro é bipartido 60:40 no Vogue e tripartido em seções iguais nos outros modelos. Volvo e Audi trazem abertura e fechamento elétricos da tampa. A do Range Rover é manual e dividida, com a seção inferior aberta para baixo, tradicional no modelo. Como as lanternas do Q7 estão fixadas à tampa, repetidores no para-choque suprem seu papel quando ela é erguida.

Único a ter estepe, o Vogue traz um respeitável com pneu de 22 pol e roda de alumínio igual às outras sob o assoalho. Recomenda-se bom preparo físico para usá-lo… Nos outros carros há compressor para encher pneu e selante de furos: boa solução para pregos, mas ineficaz no caso de danos extensos, que então acarretam reboque do carro.

Próxima parte

 

Page 3 of 8
Prev1234...8Next
Tags: 4x4AudiavaliaçãoAvaliação CompletacomparativodieselhíbridoLand RoverQ7Range RoverRange Rover Vogueutilitário esporteVolvoXC90

Related Posts

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

18/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus
Outras revistas nacionais

Transporte Mundial: revistas com caminhões e ônibus

21/03/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp