Com os opcionais do avaliado, o preço do Audi fica próximo ao do Volvo; o Range Rover, mesmo sem acréscimo de equipamentos, é cerca de R$ 110 mil mais caro
Preços
Q7 | Range Rover | XC90 | |
Sem opcionais | R$ 416.990 | R$ 590.950 | R$ 479.950 |
Como avaliado | R$ 475.490 | R$ 590.950 | R$ 479.950 |
Completo | R$ 521.890 | R$ 614.434 | R$ 479.950 |
Preços sugeridos em 26/10/17; menores preços em destaque; consulte os sites: Q7, Range Rover, XC90 |
Custo-benefício
O preço básico do Q7 é bem mais atraente: R$ 417 mil, vantagem de R$ 63 mil sobre o XC90 e de R$ 174 mil (!) sobre o Vogue. Nosso Audi trazia R$ 58,5 mil em opcionais: pacote com controlador de distância, assistente de faixa e condução semiautônoma (R$ 13 mil); monitor de ponto cego ao dirigir e para a saída dos passageiros e monitor de colisão traseira (R$ 7,5 mil); bancos suplementares (R$ 11 mil) e pacote com rodas traseiras esterçantes, projeção de informações no para-brisa e câmera infravermelha (R$ 27 mil). Desses itens, o primeiro pacote deixa-o mais próximo do Volvo e o último inclui a projeção que os adversários têm de série.
Range Rover e Volvo vêm ainda com suspensão a ar e controle eletrônico, que adicionaria R$ 20 mil ao Audi e não equipava o avaliado. Este oferece também um pacote visual com acabamento preto, rodas de 21 pol e faróis de leds (R$ 24 mil). Com todas as opções o alemão passaria de R$ 520 mil.
É muito? Em termos. Por R$ 591 mil o Vogue parece espartano diante dos concorrentes: não tem controlador de distância, acionamento elétrico da tampa traseira ou um sistema de áudio à altura. Os dois primeiros itens requerem passar à versão SE, na qual ainda são pagos à parte, e o terceiro (com 1.700 watts) adiciona R$ 19,6 mil. Mesmo com recursos adicionais para uso fora de estrada, como seletor de terrenos e reduzida, o preço do Black sem opcionais é injustificável pelo que ele oferece.
Por sua vez, o XC90 em pacote fechado de R$ 480 mil traz condução semiautônoma, câmeras de 360 graus e tampa elétrica (como o Q7), suspensão a ar (como o Vogue), assistente de estacionamento (único no grupo) e um sistema de áudio excepcional. O que ele fica devendo ao Audi de preço próximo são sete lugares e câmera infravermelha. Portanto, sua relação entre conteúdo e preço é muito interessante.
O prestígio das marcas explica em parte os preços ao redor de meio milhão, mas dois deles oferecem bem mais atributos e ainda custam menos que o outro
Analisados os equipamentos, vejamos os demais atributos. Embora as notas em geral espelhem a excelência dos três produtos — mesmo que analisados com alta exigência —, alguns pontos altos e baixos sobressaem. O Audi foi o melhor em instrumentos, espaço interno (por oferecer sete lugares, uma vez que o conforto nos outros cinco é equivalente) e direção, e o Volvo, em posição de dirigir, itens de conveniência e motor. O Range Rover não conseguiu deixar os oponentes para trás em nenhum quesito. Por outro lado, coube ao Q7 a pior nota em suspensão, ao Vogue em itens de conveniência, desempenho e estabilidade, e ao XC90 em consumo e transmissão.
Sem considerar preços, chega-se ao fim da comparação com dois adversários muito fortes: o Audi e o Volvo. Ambos estão à frente do Range Rover em comodidades internas, desempenho e comportamento dinâmico. Para ser competitivo, o inglês precisaria custar menos que os rivais. Como na verdade é pelo menos R$ 110 mil mais caro, leva nota bem mais baixa em custo-benefício e — que nos perdoe a rainha — garante o último lugar no confronto.
Q7 e XC90 são adversários muito fortes: inferior em comodidades internas, desempenho e comportamento dinâmico, o Vogue precisaria custar menos que os rivais
Terminamos com um duelo entre Alemanha e Suécia. Um tem dois lugares a mais, um tempero mais esportivo, vai bem mais longe sem abastecer e sai mais barato em combustível. O outro é ainda mais rápido, roda mais macio e chega ao maior limite de velocidade do País (120 km/h) sem que o motorista precise dirigir… por mais prazerosa que seja essa tarefa ao volante desses carros.
Qual escolher? Com apenas um ponto a favor do Q7 na decisão das notas, resta a decisão pessoal por alguma das pequenas vantagens de cada um ou pela simpatia a cada marca e modelo. Qualquer dos dois que ganhe a vaga em sua garagem, a satisfação será garantida.
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Nossas notas
Q7 | Range Rover | XC90 | |
Estilo | 4 | 4 | 4 |
Acabamento | 5 | 5 | 5 |
Posição de dirigir | 4 | 4 | 5 |
Instrumentos | 5 | 4 | 4 |
Itens de conveniência | 4 | 3 | 5 |
Espaço interno | 5 | 4 | 4 |
Porta-malas | 5 | 5 | 5 |
Motor | 4 | 4 | 5 |
Desempenho | 5 | 4 | 5 |
Consumo | 5 | 5 | 4 |
Transmissão | 5 | 5 | 4 |
Freios | 5 | 5 | 5 |
Direção | 5 | 4 | 4 |
Suspensão | 4 | 5 | 5 |
Estabilidade | 5 | 4 | 5 |
Visibilidade | 5 | 5 | 5 |
Segurança passiva | 5 | 5 | 5 |
Custo-benefício | 4 | 2 | 4 |
Média | 4,67 | 4,28 | 4,61 |
Posição | 1º. | 3º. | 2º. |
As notas vão de 1 a 5, sendo 5 a melhor; conheça nossa metodologia |
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Q7 | Range Rover | XC90 |
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