Conjunto bem acertado: motor de 1,5 litro suave e de boa potência em qualquer
faixa de rotação, câmbio com comando leve e preciso e marcha à ré fácil
Agradável de dirigir
Lançado no Brasil por ocasião da estreia do Fiesta nacional, em abril do ano passado, o motor Sigma de 1,5 litro e quatro válvulas por cilindro compartilha o diâmetro de cilindros do 1,6, mas usa menor curso de pistões. De concepção moderna, com bloco de alumínio, traz o sistema de partida a frio Easy Start que dispensa o tradicional tanque de gasolina auxiliar. Aquecedores na linha de combustível são ativados assim que se abre a porta do carro, caso a temperatura ambiente esteja abaixo de 20°C e o tanque contenha apenas álcool.
Excelente a calibração de suspensão, que
traz grande estabilidade sem incomodar com
molas ou amortecedores duros demais
Mesmo sem a variação de tempo de abertura das válvulas que foi adotada na versão 1,6, o motor da versão S mostra agradável disposição desde baixas rotações: sem “buracos” na faixa de giros mais baixa, começa a 2.000 rpm a empurrar bem o carro de 1.108 kg. Os dados de desempenho informados, como velocidade máxima de 180 km/h e aceleração de 0 a 100 em 12,2 segundos (com álcool), indicam um hatch rápido para os padrões do segmento. Seu funcionamento é isento de vibrações mesmo perto do limite de 6.750 rpm, embora um pouco ruidoso acima de 4.000 giros, e o uso das mesmas relações de marcha e diferencial do 1,6 permite rotação moderada em rodovia, como 3.400 rpm a 120 km/h em quinta.
Trata-se de um carro bom de dirigir, da direção com assistência elétrica bem leve em manobras ao comando suave e preciso do câmbio, que dispensa anel-trava ou pressão na alavanca para engatar a ré — basta movê-la como se procurasse uma sexta marcha. O motor só liga com o pedal de embreagem pressionado, providência rara por aqui e benéfica à segurança, pois nem todo mundo confere se a caixa está em ponto-morto antes de dar partida.
A suspensão no ponto certo concilia boa estabilidade e rodar confortável, apesar
dos pneus rumorosos; a capacidade de bagagem, 281 litros, é apenas razoável
Excelente a calibração de suspensão, que traz grande estabilidade e alto controle das oscilações sem incomodar com molas ou amortecedores duros demais. Poderia ganhar conforto com pneus de medida mais moderada que os 195/55 R 15, que são também rumorosos, tanto por culpa do modelo usado no carro avaliado (Pirelli P7, conhecido por sua aspereza) quanto pelo isolamento acústico que nos parece escasso.
Apesar de simplificado na nacionalização e ainda mais na versão S, o novo Fiesta convence pelo preço que cobra. É rápido, prazeroso de guiar, tem estilo moderno e dotação adequada de segurança e conveniência. Com algumas correções aqui sugeridas, a Ford pode obter ainda maior êxito com seu ex-mexicano, agora são-bernardense.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 79 x 76,4 mm |
Cilindrada | 1.499 cm³ |
Taxa de compressão | 11,1:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas./álc.) | 107 cv a 6.500 rpm/111 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo (gas./álc.) | 14,8/15 m.kgf a 4.250 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | manual / 5 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 6 x 15 pol |
Pneus | 195/55 R 15 |
Dimensões | |
Comprimento | 3,969 m |
Largura | 1,697 m |
Altura | 1,464 m |
Entre-eixos | 2,489 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 52 l |
Compartimento de bagagem | 281 l |
Peso em ordem de marcha | 1.108 kg |
Desempenho e consumo (gas./álc.) | |
Velocidade máxima | 180 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 12,7/12,2 s |
Consumo em cidade | 10,8/7,8 km/l |
Consumo em estrada | 13,7/9,6 km/l |
Dados do fabricante |