Equilíbrio e motor TSI são pontos altos do VW Virtus

Sedã derivado do Polo oferece entre-eixos de médio, amplo porta-malas e os mesmos recursos elogiados no hatch

Texto: José Geraldo Fonseca – Fotos: divulgação

 

De um hatchback nascido alemão — o novo Polo — a Volkswagen derivou um sedã lançado em primazia no Brasil: o Virtus, que será produzido na fábrica Anchieta de São Bernardo do Campo, SP, e exportado para diversos países. O Best Cars esteve na apresentação prévia à imprensa para avaliar a versão de topo Highline 200 TSI com motor turboalimentado de 1,0 litro e preço a partir de R$ 80 mil.

A exemplo do Polo, as opções incluem o acabamento Comfortline com o mesmo motor (associado à transmissão automática de seis marchas por R$ 73.470) e o MSI, mais simples, com a unidade aspirada de 1,6 litro e caixa manual de cinco marchas a R$ 60 mil — veja os equipamentos de cada uma no quadro abaixo. O aspirado de 1,0 litro, disponível no hatch, não está previsto: seria insuficiente para um carro maior e mais pesado como o sedã. Os principais concorrentes do Virtus serão o Honda City, que em fevereiro recebe alterações visuais, e o Fiat Cronos, a ser lançado no mesmo mês. De certo modo ele mira também Chevrolet Cobalt, Ford Fiesta sedã e as versões superiores de Nissan Versa e Toyota Etios.

 

 

Na geração anterior do Polo nacional, o sedã foi desenhado à maneira usual na época, com um porta-malas saliente acrescentado ao hatch. Com o Virtus foi diferente: seguindo a tendência atual, a Volkswagen ampliou também a distância entre eixos em 8,6 centímetros. Ela passa a 2,65 metros, mesmo valor do Jetta — que em breve chega em nova geração, revelada no Salão de Detroit. Com 4,48 metros de comprimento, o sedã é um dos maiores da categoria e mede 42,5 cm a mais que o Polo, com o qual compartilha a plataforma modular MQB.

 

Tecnologia inovadora do Virtus é usar inteligência artificial para ajudar o motorista, por meio de aplicativo de celular para responder questões sobre o carro e seu uso

 

Em termos de desenho, o destaque é uma linha dupla em forma de flecha nas laterais. A frente é idêntica à do Polo, que foi alterada para o Brasil. O Virtus (nome que significa virtude, poder e talento em latim) tem seus três volumes bem definidos, mas com caráter de cupê pela forma com que as linhas de teto se conectam com as do porta-malas. Segue o padrão global de sedãs Volkswagen na traseira com lanternas em ângulo reverso e o local para a placa entre elas. Um defletor na região superior da tampa colabora com a aerodinâmica. O Cx é bom, 0,315 na versão MSI e 0,326 na TSI.

O ambiente interno repete o do Polo na frente, com o painel mais retilíneo do que alguns gostariam e materiais de acabamento um tanto simples (no Highline, elementos em preto brilhante melhoram o aspecto). Tecnologia inovadora do modelo na América Latina é usar inteligência artificial para ajudar o motorista, por meio de aplicativo para responder questões sobre o carro e seu uso. A consulta pode ser feita por meio de escrita, voz e até por foto. O recurso de manual cognitivo entende linguagem informal, reconhece sotaques e aprende com base nas interações que tem com o motorista.

 

A frente repete a do Polo, mas o aumento de 8,6 cm no entre-eixos deu equilíbrio visual ao Virtus, que mede 42,5 cm a mais em comprimento

 

O sistema utiliza a tecnologia Watson, desenvolvida pela IBM, com todo o conteúdo hospedado em nuvem — o manual impresso continua a ser oferecido. O aplicativo também entende linguagem abreviada, como vc (você) e qd (quando). O comprador pode baixar gratuitamente o programa e se registrar para receber uma identificação, que o acompanhará em outros Volkswagens que ele vier a ter.

 

 

Quando o usuário pergunta sobre o funcionamento de algum item do carro, é dada a resposta por voz, imagens, textos e vídeos. Auxílio às configurações do veículo também pode ser obtido. No caso de envio de fotos junto às perguntas escritas ou de voz, o aplicativo avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta — por exemplo, o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos e quais ações devem ser tomadas. Se o aplicativo não encontrar uma resposta, ele encaminha à central de atendimento da VW. O sistema também pode marcar revisão do veículo e programar números de telefone para chamadas automáticas em emergência.

Ao lado do inédito sistema, o Virtus oferece o quadro de instrumentos digital e configurável com mostrador de 10,25 polegadas, chamado de Active Info Display. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D em alta qualidade, caso em que velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados. Dados do sistema de áudio, contatos de telefone ou capas de álbum também podem ser exibidos, assim como funções de condução, assistência e computador de bordo.

 

Quadro de instrumentos digital e configurável é opção no Highline, assim como áudio com tela de 8 pol e navegador; aplicativo usa inteligência artificial

 

Os três sistemas de áudio disponíveis usam conexão Bluetooth e entrada USB. O Highline pode receber o Discover Media com tela colorida de 8 pol, sensor de aproximação, conectividade com Android Auto e Apple Car Play, Bluetooth para até dois celulares, duas entradas USB (uma delas para o banco traseiro), comando de voz e navegação. De série em ambas as versões TSI e opcional na MSI é o Composition Touch, com tela de 6,5 pol e sem navegador. Ambos leem mensagens SMS e integram a imagem da câmera traseira de manobras. No MSI vem o sistema Media Plus com entrada SD, rádio e MP3. Todos trazem suporte para celular sobre o painel com entrada USB para carregamento.

O espaço interno é amplo, com melhor acomodação para as pernas dos passageiros do banco traseiro que no Polo. Ali se acomodam três adultos com 1,39 m de espaço para os ombros, difusor de ar-condicionado no console central e acesso facilitado pelo amplo ângulo de abertura das portas. O porta-malas de 521 litros é dos maiores da classe e abrange 1 m² de superfície. Pode-se rebater o banco traseiro ou mesmo o encosto do passageiro dianteiro, caso em que se obtém espaço livre de 2,65 m. Compartimentos internos são vários, como o apoio de braço central ajustável (de série a partir do Comfortline), porta-luvas com refrigeração (Highline) e local para garrafas de até 1,5 litro nas portas.

 

Espaço traseiro cresceu e acomoda bem; cintos de três pontos para todos são de série; porta-malas leva 521 litros, um dos maiores da classe

Próxima parte

 

Versões e equipamentos

Virtus MSI 1,6 manual (R$ 60 mil) – Ar-condicionado, bolsas infláveis laterais, controle de tração, controle elétrico de vidros e travas (dianteiros com função um-toque), controle remoto de travas, direção com assistência elétrica, faróis de duplo refletor, fixação Isofix para cadeiras infantis, para-sóis iluminados, regulagem de altura para o banco do motorista, sistema de áudio Media Plus com rádio/MP3.

Opcionais: pacote Connect (computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade, rodas de alumínio de 15 pol com pneus 195/65, sensores de estacionamento traseiros, sistema de áudio Composition Touch, volante com comandos) e pacote Safety (controle de estabilidade).

Virtus Comfortline 200 TSI automático (R$ 73.470) – Como o MSI, mais ajuste elétrico dos retrovisores, apoio de braço dianteiro, controle de estabilidade, faróis de neblina, regulagem de altura e distância do volante, rodas de alumínio de 15 pol, sensores de estacionamento traseiros, sistema Composition Touch com tela de 6,5 pol, volante com comandos.

Opcionais: pacote Tech I (chave presencial para acesso e partida, controlador de velocidade, faróis e limpador de para-brisa automáticos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de 16 pol com pneus 205/55, sensores de estacionamento dianteiros, volante com comandos), pacote Tech II (idem ao Tech I mais ar-condicionado automático, câmera traseira de manobras, detector de fadiga do motorista, frenagem automática pós-colisão, monitor de pressão dos pneus, porta-luvas refrigerado, volante de couro).

Virtus Highline 200 TSI automático (R$ 80 mil) – Como o Comfortline, mais apoio de braço dianteiro, ar-condicionado automático, banco do passageiro dianteiro rebatível, chave presencial, controlador de velocidade, porta-luvas refrigerado, volante de couro.

Opcionais: câmera traseira, detector de fadiga, faróis e limpador de para-brisa automáticos, frenagem automática pós-colisão, monitor de pressão dos pneus, pacote Tech High (retrovisor interno fotocrômico, revestimento sintético dos bancos, sensores de estacionamento dianteiros, sistema de áudio Discover Media de 8 pol), pacote Technology (como o Tech High mais quadro de instrumentos digital configurável e rodas de 17 pol com pneus 205/50).

Cores: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas).

Garantia: três anos sem limite de quilometragem

Próxima parte

 

Partes da plataforma em laranja são diferentes entre o Virtus e o Polo; motor turbo de 1,0 litro e três cilindros, com até 128 cv e 20,4 m.kgf, não muda

 

Plataforma e motores repetem os do Polo

O Virtus é segundo sedã fabricado no Brasil sobre a plataforma MQB (já havia o Audi A3). A maior parte da estrutura da carroceria é formada por aços especiais, de alta e ultra-alta resistência, e o assoalho possui grande aplicação de aço conformado a quente, cerca de quatro vezes mais resistente que uma chapa de aço convencional. Isso colabora para reduzir o peso ao mesmo tempo em que melhora a segurança em colisões.

 

Na pista, constata-se que a versão Highline 200 TSI tem bom desempenho, aceleração agradável, boa estabilidade em curvas e potencial de frenagem compatível

 

Com três cilindros e 1,0 litro, o motor 200 TSI usa turbo e injeção direta para alcançar potência de 115 cv com gasolina e 128 cv com álcool e torque máximo de 20,4 m.kgf (com qualquer combustível) de 2.000 a 3.500 rpm, o que se traduz em bom desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e velocidade máxima de 194 km/h (álcool). Já o MSI 1,6 tem quatro cilindros, variação do tempo de abertura das válvulas de admissão, bloco e cabeçote feitos de alumínio e partida a frio com preaquecimento de álcool. Embora com potência (110/117 cv) e torque (15,8/16,5 m.kgf) mais modestos que no TSI, é ele o Virtus mais rápido por causa da caixa manual: 0-100 em 9,8 s e 195 km/h de máxima (álcool).

As versões turbo têm freios a disco nas quatro rodas e todas recebem controle de tração. O carro vem de série com bolsas infláveis frontais e laterais dianteiras e sistema Isofix para fixação de cadeiras infantis. O TSI traz ainda controle eletrônico de estabilidade (opcional no MSI), assistência de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, limpeza automática dos discos de freio e monitor da pressão dos pneus. Como no Polo e no Golf, o sistema de frenagem automática pós-colisão (opção nos TSI) freia o carro quando ele se envolve em uma batida, para reduzir a energia cinética residual e até mesmo evitar nova colisão sem o motorista no controle. Os pneus são 10 mm mais largos que os do Polo em cada configuração, exceto na de 17 pol.

 

Desempenho do motor TSI, operação da caixa automática de seis marchas e conforto de rodagem foram destaques do Virtus na avaliação em rua, rodovia e pista

 

O Virtus foi apresentado na pista da Fazenda Capuava, em Vinhedo, SP. Também foi possível dirigir por trajetos urbano e rodoviário até a cidade. Na pista, constata-se que a versão TSI tem bom desempenho, aceleração agradável, boa estabilidade em curvas e potencial de frenagem compatível com o desempenho. Os bancos seguram bem o condutor em curvas de velocidade. A visibilidade do mostrador configurável é muito boa e o espaço interior se mostrou bastante adequado — dos maiores da categoria —, assim como o ar-condicionado, submetido a forte calor no dia do teste. Os equipamentos internos são fáceis e intuitivos de usar.

 

 

Na condução por ruas e estradas, verificamos o bom trabalho da suspensão em pisos com imperfeições e na passagem por lombadas, embora pequenos impactos sejam mais transmitidos que o ideal. O motor de três cilindros não apresenta vibrações desagradáveis e tem um ronco gostoso de ouvir. Calibrada para economia, a caixa automática efetua mudanças em baixa rotação e obtém suavidade, mas pode assumir comportamento mais dinâmico no programa esportivo (S) ou mediante trocas manuais pelos comandos do volante.

O Polo Highline foi comparado pelo Best Cars a três concorrentes e saiu-se vencedor. O ótimo resultado pode se repetir com o Virtus, que acrescenta aos atributos do hatch um maior espaço interno e grande porta-malas. Resta aguardar a chegada do Cronos e do renovado City para saber, de fato, quais suas chances em um segmento que promete ficar movimentado.

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Ficha técnica

  Virtus MSI 1,6 Virtus Highline TSI 1,0
Motor
Posição transversal transversal
Cilindros 4 em linha 3 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 76,5 x 86,09 mm 74,5 x 76,4 mm
Cilindrada 1.598 cm³ 999 cm³
Taxa de compressão 11,5:1 10,5:1
Alimentação injeção multiponto sequencial injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima (gas./álc.) 110/117 cv a 5.750 rpm 116/128 cv a 5.500 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,8/16,5 m.kgf a 4.000 rpm 20,4 m.kgf de 2.000 a 3.500 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas manual, 5 automática, 6
Tração dianteira dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 6 x 15 pol 6 x 16 pol ou 6,5 x 17 pol
Pneus 195/65 R 15 205/55 R 16 ou 205/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,482 m 4,482 m
Largura 1,751 m 1,751 m
Altura 1,472 m 1,472 m
Entre-eixos 2,651 m 2,651 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 52 l 52 l
Compartimento de bagagem 521 l 521 l
Peso em ordem de marcha 1.134 kg 1.192 kg
Desempenho (gas./álc.)
Velocidade máxima 191/195 km/h 189/194 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,2/9,8 s 10,4/9,9 s
Consumo em cidade 11,9/8,2 km/l 11,2/7,8 km/l
Consumo em rodovia 13,8/9,5 km/l 14,6/10,2 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

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