Motor turbo de 152 cv e câmbio manual de seis marchas compõem
o Bravo TJet, único da linha a vir com controle de estabilidade
Enfim, o TJet custa R$ 78.490 e traz motor e câmbio específicos, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente para saída em aclive e teto solar, além dos itens mencionados do Blackmotion. Suas opções incluem as bolsas infláveis adicionais, bancos de couro, faróis de xenônio e monitor de pressão dos pneus, além daquelas oferecidas ao Essence.
O desempenho do motor E-Torq é bom
em altas rotações, mas decepciona em baixas,
nas quais o carro se mostra “preguiçoso”
Ao volante
A Fiat mostrou o Bravo 2016 à imprensa especializada em Atibaia, no interior paulista. Como não houve qualquer alteração de ordem mecânica, quem andar com o “novo” não sentirá diferença para um anterior. Na avaliação de 80 quilômetros pela Rodovia Dom Pedro I, dirigimos a versão Blackmotion com câmbio automatizado Dualogic. No interior ele continua um carro confortável, sobretudo para o motorista, com banco de excelente ergonomia e aspecto interno ainda agradável.
Os fabricantes investem em soluções de conectividade, pois pesquisas mostram que os jovens preferem o telefone e o tablet ao carro; assim, procuram chamar a atenção desse público com equipamentos que integrem as plataformas. No Bravo, a UConnect Touch pareceu simples de operar — de maneira intuitiva executam-se as várias funções. Lamenta-se que o navegador com mapa tenha demorado tanto: hoje muitos abrem mão dele em favor de sistemas que se adaptam ao trânsito, como um celular com o aplicativo Waze.
Na avaliação, as versões Blackmotion (à esquerda) e TJet revelaram as
qualidades conhecidas e carências que hoje fazem mais diferença
O desempenho do motor E-Torq é bom em altas rotações, mas decepciona em baixas, nas quais o carro se mostra “preguiçoso” e não parece dono de 132 cv: um sistema de variação do tempo de abertura das válvulas lhe faria bem, trazendo mais torque para as faixas usuais na condução urbana, abaixo de 4.000 rpm. O câmbio Dualogic mostra calibração bem-feita para um automatizado de embreagem única, mas não evita os hiatos nas mudanças, inerentes a esse tipo de caixa. O ideal é ir acelerando devagar ou usar os comandos do volante.
Em termos de ajuste de suspensão, o Blackmotion segue o acerto esportivo do TJet, ou seja, é mais firme que o Essence para privilegiar a esportividade. O carro revela-se bastante seguro nas curvas e bem “no chão” quando se pode acelerar mais a fundo, sem chegar a ser desconfortável.
Também dirigimos em um trecho menor (7 km) o TJet, com seu motor turbo bastante prazeroso: excelentes acelerações e retomadas, esperto ao fazer curvas e ultrapassagens. Seria interessante oferecer a essa versão um câmbio automático moderno, como o de seis marchas do Freemont, para que pudesse atuar como topo de linha e não apenas como esportivo — papel no qual seus 152 cv, expressivos em 2010, já são pouco diante da atual concorrência.
Mais Avaliações |
Ficha técnica
Blackmotion |
TJet |
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Motor |
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Posição | transversal | |
Cilindros | 4 em linha | |
Comando de válvulas | no cabeçote | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 | |
Diâmetro e curso | 80,5 x 85,8 mm | 72 x 84 mm |
Cilindrada | 1.747 cm³ | 1.368 cm³ |
Taxa de compressão | 11,2:1 | 9,8:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial | injeção mult. seq., turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 130/132 cv a 5.250 rpm (gas./álc.) | 152 cv a 5.500 rpm |
Torque máximo | 18,4/18,9 m.kgf a 4.500 rpm (gas./álc.) | 21,1 m.kgf de 2.250 a 4.500 rpm* |
*23,0 m.kgf a 3.000 rpm durante a sobrepressão temporária | ||
Transmissão |
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Tipo de câmbio e marchas | manual automatizado / 5 | manual / 6 |
Tração | dianteira | |
Freios |
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Dianteiros | a disco ventilado | |
Traseiros | a disco | |
Antitravamento (ABS) | sim | |
Direção |
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Sistema | pinhão e cremalheira | |
Assistência | elétrica | |
Suspensão |
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Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas |
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Dimensões | 7 x 17 pol | |
Pneus | 215/45 R 17 | |
Dimensões |
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Comprimento | 4,373 m | |
Largura | 1,792 m | |
Altura | 1,488 m | |
Entre-eixos | 2,602 m | |
Capacidades e peso |
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Tanque de combustível | 58 l | |
Compartimento de bagagem | 400 l | |
Peso em ordem de marcha | 1.411 kg | 1.435 kg |
Desempenho |
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Velocidade máxima | 191/193 km/h (gas./álc.) | 206 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 10,3/9,9 s (gas./álc.) | 8,7 s |
Dados do fabricante; consumo não disponível |