Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Forte em conforto, Fiat Toro Ranch falha em segurança

08/11/2019
in Avaliação, Fiat, Fora de estrada

Motor turbodiesel de 170 cv mostra certa lentidão nas saídas, mas oferece bom desempenho (de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos) com ruído e vibrações moderados

 

Motor e desempenho
O motor Fiat Multijet de 2,0 litros e 16 válvulas produz potência (170 cv) e torque (35,7 m.kgf) adequados à cilindrada e ao peso da Toro, que com 1,9 tonelada fica pouco abaixo das picapes tradicionais. Um ponto alto está na operação suave e silenciosa: notam-se vibração em marcha-lenta e ruído até cerca de 40 km/h, que mal se percebem em velocidade mais alta. Seu desempenho é muito bom para uma picape a diesel, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos, melhor que a da Ranger de 200 cv. Contudo, a demora para o turbo “encher” traz sensação de lentidão nas saídas, acentuada pelo acelerador pesado.

 


Auto Livraria

 

Muito boa a atuação da transmissão automática de nove marchas, que permite mudanças manuais com comandos no volante. A tração integral sob demanda, mais comum em SUVs que em picapes, aciona as rodas traseiras quando detecta perda de aderência das dianteiras. O modo 4WD, selecionado em botão no console, fixa a divisão de torque em 50% por eixo e melhora o comportamento na lama. Pode também ser usado no asfalto ou em curvas, uma vantagem sobre o sistema 4×4 temporário da maioria das picapes. A função 4WD Low, não uma reduzida de fato, passa a usar a primeira marcha (que no uso normal fica de fora) e altera as mudanças para manter rotação mais alta. 1 ponto

 

Caixa de nove marchas opera bem e deixa primeira de fora, salvo pelo uso do modo 4WD Low; o outro comando (4WD) fixa a divisão de torque em 50% para cada eixo

 

Consumo
Porte e potência menores que os de outras picapes permitem à Toro ser mais econômica: fez 12,9 km/l no trajeto urbano leve e 13,3 km/l no rodoviário, condição esta em que Ranger e Toyota Hilux não chegaram a 10 km/l. São boas marcas para o tipo de veículo e, mesmo com um tanque mediano de 60 litros, permitem grande autonomia. 1 ponto

 

O brilhante acerto de suspensão da Toro sobressai: sem abrir mão da capacidade de 1.000 kg, conseguiu um conforto ao rodar muito superior ao de picapes tradicionais

 

Comportamento dinâmico
O brilhante acerto de suspensão da Toro sobressai entre as picapes de qualquer tamanho. Sem abrir mão da capacidade de 1.000 kg, a Fiat conseguiu um conforto ao rodar muito superior ao dos modelos tradicionais, com destaque para a absorção de impactos — ela lembra de certo modo uma grande Volkswagen Saveiro, pouco mais dura na traseira que um automóvel. Os pneus 225/60 da Ranch em rodas de 18 pol não afetam esse aspecto em relação aos de 17 pol. Sua estabilidade também surpreende, mérito da suspensão traseira multibraço, e há o importante controle eletrônico. A direção está bem acertada; embora eficazes, os freios poderiam ter comando mais leve. 1 ponto

 

Com suspensão traseira multibraço, a Toro associa boa estabilidade, aptidão para uma tonelada e um conforto ao rodar sem paralelo em picapes maiores

 

Segurança passiva
A mais cara das Toros deixa de fora as bolsas infláveis laterais dianteiras, de cortina e de joelhos do motorista que equipam a versão Volcano, restando as frontais — a Fiat atribui a definição ao perfil mais “bruto” da Ranch. Não fosse por essa falha inaceitável por seu preço, o conteúdo de proteção seria bom, com cintos de três pontos e encostos de cabeça para cinco pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. 0 ponto

 

 

Custo-benefício
A Toro Ranch é oferecida em pacote fechado pelo preço sugerido de R$ 163 mil — apenas pintura especial e acessórios podem ser adicionados. Como fica sua relação custo-benefício comparada a picapes maiores? A Chevrolet S10 turbodiesel (2,8 litros, 200 cv) automática mais próxima em preço é a LT de R$ 174.950, que deixa de fora muitos itens de conveniência. O conteúdo da Fiat se equipara mais ao da LTZ de R$ 191.890. Na linha Volkswagen Amarok, a Comfortline automática de R$ 174.790 vem com motor 2,0 turbodiesel de 180 cv e tração integral permanente, mas também lhe faltam algumas comodidades da Toro. Assim, embora menor que esses modelos, a Ranch oferece um bom conjunto por seu preço — só que deveria receber o jogo de bolsas infláveis da Volcano. 1 ponto

 

8,5 pontos

 

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração
0 a 100 km/h 10,9 s
0 a 120 km/h 15,6 s
0 a 400 m 17,5 s
Retomada
60 a 100 km/h* 6,9 s
60 a 120 km/h* 11,6 s
80 a 120 km/h* 8,1 s
Consumo
Trajeto leve em cidade 12,9 km/l
Trajeto exigente em cidade 6,6 km/l
Trajeto em rodovia 13,3 km/l
Com diesel; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro e curso 83 x 90,4 mm
Cilindrada 1.956 cm³
Taxa de compressão 16,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo 35,7 m.kgf a 1.750 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas automática, 9
Tração integral
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira independente, multibraço, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 18 pol
Pneus 225/60 R 18
Dimensões
Comprimento 4,944 m
Largura 1,844 m
Altura 1,743 m
Entre-eixos 2,99 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Caçamba 820 l
Capacidade de carga 1.000 kg
Peso em ordem de marcha 1.871 kg
Desempenho
Velocidade máxima 188 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 10,0 s
Consumo em cidade 10,0 km/l
Consumo em rodovia 12,6 km/l
Dados do fabricante; consumo de diesel conforme padrões do Inmetro

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: 10 Chances4x4avaliaçãodieselFiatpicapeToroToro Ranch

Related Posts

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

07/05/2025
Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência
Auto Livraria - Fiat

Punto: quadros de um Fiat que esbanjou estilo e potência

10/04/2025
Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões
Auto Livraria - Fiat

Fiat Tempra: do Ouro ao Stile, revistas com várias versões

22/03/2025
Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: quadros decorativos de um pequeno pioneiro

11/04/2025

Novidades da Auto Livraria

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025

Quadros decorativos

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos
Auto Livraria - Volkswagen

VW TL, “Zé do Caixão”, Variant e Brasília: quadros decorativos

Quadros com matérias e propagandas de revistas da versátil linha 1600 - a partir de R$ 59

16/05/2025
XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto
Auto Livraria - motos

XL, XLX e Sahara: quadros com motos Honda de uso misto

Quadros decorativos com propagandas e matérias de época da linha de 125 a 350 cm3 - a partir de R$...

06/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

13/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1990 a 1994

Edições de 1990 a 1994 com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de...

06/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp