Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Globalizado, Ford Edge falta pouco para dirigir sozinho

22/07/2016
in Avaliação, Fora de estrada, Ford

Auxílios ao motorista são destaque do novo utilitário esporte, que deixa de fora os motores Ecoboost

Texto: Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

A Ford começa a vender em 1º. de agosto a segunda geração de seu modelo de topo no Brasil, o utilitário esporte médio Edge, que continua importado do Canadá. Redesenhado dentro da proposta de globalização da marca, ele ganhou linhas mais ao gosto europeu e importantes acréscimos em conteúdos de segurança, sobretudo ativa.

A renovação não saiu por pouco dinheiro: o Edge passa a ser oferecido em versão única Titanium com tração integral ao preço de R$ 229.900, enquanto o anterior (ainda em unidades remanescentes do modelo 2014) variava de R$ 139 mil da versão SEL de tração dianteira a R$ 160 mil da Limited com tração integral. Portanto, 43% de aumento sobre a antiga opção de topo, explicados em parte pela elevação da cotação do dólar desde que o modelo anterior deixou de ser importado. O motor permanece o V6 aspirado de 3,5 litros, agora com potência de 284 cv (antes 289).

 

Mais vincos, lanternas horizontais: um Edge menos norte-americano e mais atraente

 

Como está a concorrência? O Jeep Grand Cherokee Limited (V6 de 3,6 litros, 286 cv) custa os mesmos R$ 229.900. Por menor valor há o Hyundai Santa Fe (V6 de 3,3 litros, 270 cv, também com cinco lugares) de R$ 175.521 e o Kia Sorento (mesmo motor) por R$ 190 mil, ambos com conteúdo bem mais limitado. Outras opções são Volvo XC60 T5 R-Design (2,0 turbo, 245 cv, tração só dianteira) por R$ 205.950 e Land Rover Discovery Sport HSE (2,0 turbo, 240 cv) por R$ 234.596. A Ford gosta de notar que o Volkswagen Touareg (V6 de 3,6 litros, 280 cv) custa bem mais: R$ 303.480.

 

O novo Edge ficou bem mais atraente, com vincos e arestas mais pronunciados e lanternas traseiras horizontais com leds

 

Justiça seja feita: o conteúdo de série do Edge ficou realmente primoroso. Muitos recursos são inéditos no modelo, como assistente de estacionamento (coloca o carro em vagas paralelas e perpendiculares e retira das paralelas), controlador da distância à frente com alerta de risco de colisão, câmera dianteira com visão de 180° (útil ao sair de vagas ou outra condição em que seja difícil avançar para obter campo visual — e a câmera tem até lavador), assistente de faixa de rolamento (detecta a saída das faixas, lidas por uma câmera, e faz vibrar o volante), comutação automática de facho dos faróis, bolsas infláveis de joelhos para motorista e passageiro, freio de estacionamento com comando elétrico (antes por pedal) e cintos traseiros laterais infláveis.

A lista passa ainda por ajuste elétrico do volante e dos bancos dianteiros, ar-condicionado automático de duas zonas, bancos dianteiros com aquecimento e refrigeração e traseiro com aquecimento, chave presencial para acesso e partida (há também partida remota), chave programável (para estabelecer limitações ao emprestar o carro), controle eletrônico de estabilidade e tração, monitoramento de ponto cego e de pressão dos pneus, bolsas infláveis laterais e de cortina (em total de oito), rodas de alumínio de 20 pol, sistema Isofix para cadeiras infantis e tampa traseira com abertura e fechamento elétricos.

 

A grade está mais proporcional; as rodas são de 20 pol na versão única Titanium

 

O sistema de entretenimento Sync usa tela sensível ao toque de 8 polegadas, comandos de voz, navegador e áudio Sony com 12 alto-falantes. O revestimento interno pode ser preto, bege claro ou o chamado Dark Ceramic, um marrom avermelhado. A garantia é de três anos, ampliável por mais dois no momento da compra. Opcionais, apenas dois: teto solar panorâmico (seção dianteira móvel e traseira fixa) e tela de vídeo nos encostos para os passageiros traseiros, cada item por R$ 5 mil.

 


Auto Livraria

 

Comparado ao modelo lançado aqui em 2008 e reestilizado em 2011, o novo Edge ficou bem mais atraente. Vincos e arestas mais pronunciados e lanternas traseiras horizontais (com leds, assim como as luzes diurnas dianteiras) trazem a sensação de um carro mais baixo, embora na verdade ele tenha crescido 4 cm em altura. O comprimento ganhou 10 cm, e a distância entre eixos, 2 cm. A grade dianteira continua volumosa, mas a menor área de barras cromadas deixou-a mais leve e coerente com o conjunto.

O interior também ganhou aspecto mais moderno e elaborado, embora alguns itens sejam parecidos aos de antes, como a tela central do sistema Sync e o quadro de instrumentos com duas seções digitais e configuráveis ladeando o velocímetro analógico. Como no antigo Edge, há vários botões para comandar áudio e ar-condicionado sem necessidade de usar a tela tátil, uma decisão acertada. O acabamento de ótimo padrão emprega materiais suaves ao toque. Com diversas regulagens elétricas para ambos os bancos (incluindo apoio lombar e, para o motorista, memórias) e para o volante, é fácil acomodar-se bem no utilitário esporte.

 

Interior se modernizou e ganhou uma profusão de auxílios eletrônicos ao motorista; bancos dianteiros ventilam e aquecem; teto solar panorâmico é um dos opcionais

 

Os passageiros dispõem de amplo espaço e de conveniências como tomadas de energia de 12 e 230 volts (aliás, as de 12 volts são pelo menos cinco espalhadas pelo carro), além das telas de entretenimento opcionais com entradas USB e para fonte de vídeo. A Ford não esqueceu itens oportunos em nosso clima tropical, como faixa degradê no para-brisa e forro do teto solar (com acionamento elétrico) que promove vedação total dos raios solares, e adotou especificação europeia em detalhes como luzes de direção traseiras em cor âmbar (como ainda não há no Fusion) e ajuste elétrico do facho dos faróis.

A capacidade de bagagem de 1.110 litros, de acordo com a Ford, supera as dos concorrentes na medição até o teto (padrão SAE), não usual aqui, onde se mede até a altura dos vidros (padrão ISO). Dois botões fazem o trabalho de rebater o banco traseiro e o estepe temporário fica sob o assoalho. Tampa motorizada já equipava o modelo, mas agora pode ser acionada pela passagem do pé sob o para-choque traseiro, útil ao chegar com mãos ocupadas.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 4x4avaliaçãoEdgeEdge TitaniumFordutilitário esporte

Related Posts

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

17/06/2025
Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup
Auto Livraria - Willys-Overland

Jeep: revistas com o valente 4×4 , a Rural e a Pickup

16/06/2025
Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

02/06/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

22/05/2025
Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: revistas com a longeva geração da picape

01/05/2025

Novidades da Auto Livraria

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90
Auto Livraria - Audi

Audi: catálogos com A3, A4, A6, A8 e mais dos anos 90

Modelos variados da fase inicial da marca no Brasil em prospectos originais - a partir de R$ 59

18/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Quadros decorativos

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025
Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais
Auto Livraria - motos

Quadros decorativos das simpáticas Vespas nacionais

Quadros decorativos com a PX 200 produzida nos anos 80 no Brasil - a partir de R$ 79

12/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp