Nada de Ecoboost: para o Brasil a Ford manteve o V6 aspirado de 3,5 litros com 284 cv
Evoluções, sim; turbo, não
A escolha da Ford por importar o Edge com o conhecido motor V6 aspirado pode surpreender, em um tempo em que as unidades turboalimentadas Ecoboost se tornam cada vez mais comuns no portfólio mundial da marca. Nos EUA estão disponíveis o de 2,0 litros e quatro cilindros, com 245 cv e 38 m.kgf, e o V6 de 2,7-litros com 315 cv e 48,4 m.kgf, exclusivo da versão Sport. A empresa justifica-se pelo custo: como o motor turbo seria mais caro e exigiria novo período de recalibração à gasolina nacional, preferiu concentrar-se nas tecnologias que adicionam conveniência e segurança.
O V6 de 284 cv cativa os ouvidos com seu som encorpado, mas o peso de 2.040 kg representa obstáculo às acelerações, que são apenas boas
Houve outras evoluções, porém. A direção trocou a assistência hidráulica pela elétrica e recebeu um assistente dinâmico, por meio de engrenagem de sobreposição, que a torna mais rápida (ou seja, o mesmo movimento do volante resulta em maior ângulo de esterço das rodas) quando conveniente, levando em conta a velocidade do carro, o ângulo de giro do volante e a rapidez com que ele é girado. A Ford informa redução de 30% no esforço para manobrar o carro.
A transmissão automática de seis marchas passa a ter comandos do tipo borboleta no volante (antes, só por botão na alavanca). Em seleção manual a caixa passa à próxima marcha no limite de giros, 6.800 rpm, e reduz no caso de abertura total do acelerador. As suspensões independentes, McPherson na frente e multibraço na traseira, foram recalibradas e ganharam rigidez em alguns componentes.
É bom o comportamento dinâmico; assistente faz direção atuar mais em manobras rápidas
No lançamento em Campos do Jordão, SP, viajamos por cerca de 60 quilômetros (metade ao volante) em trechos urbanos e de serra. O V6 cativa os ouvidos com seu som encorpado, fazendo valer a opção em detrimento do quatro-cilindros turbo do Fusion. Apesar dos expressivos 284 cv e do torque de 34,5 m.kgf, o peso de 2.040 kg (quase o mesmo do anterior: perdeu 13 kg) representa obstáculo às acelerações, que são apenas boas. Destaque à grande suavidade de funcionamento do motor e da transmissão. Com tração integral sob demanda, que envia torque às rodas traseiras de forma automática quando preciso, não se nota qualquer influência ao volante ao acelerar forte.
A calibração da suspensão está em meio-termo entre a tradição norte-americana de maciez, mais notada no modelo anterior, e a prioridade europeia ao comportamento dinâmico. O Edge roda suave, mas revela bom controle das reações e da inclinação em curvas. Impactos do piso são transmitidos mais do que o ideal, para o que concorrem os pneus de perfil algo baixo (245/50 R 20, Pirelli Scorpion Verde). Faltaram dois detalhes: faróis de leds ou com lâmpadas de xenônio, comuns em carros da metade do preço, e retrovisor esquerdo convexo para maior campo visual, embora haja alerta para veículo em ponto cego nas laterais.
Pelos recursos de conveniência e de segurança ativa e passiva, o novo Edge impressiona a ponto de poder encarar a missão almejada pela Ford: competir com modelos de prestígio bem mais caros como Audi Q5, BMW X3 e X5 e Volvo XC90. Talvez ficasse mais convincente em desempenho e eficiência com os motores Ecoboost, mas como está alcançou uma relação interessante entre o que oferece e o que cobra — tendo em vista, claro, a concorrência do segmento.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 6 em V |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 92,5 x 86,7 mm |
Cilindrada | 3.496 cm³ |
Taxa de compressão | 10,8:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima | 284 cv a 6.500 rpm |
Torque máximo | 34,5 m.kgf a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | integral sob demanda |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, multibraço, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 8 x 20 pol |
Pneus | 245/50 R 20 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,782 m |
Largura | 1,934 m |
Altura | 1,744 m |
Entre-eixos | 2,85 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 70 l |
Compartimento de bagagem | 1.110 l (até o teto) |
Peso em ordem de marcha | 2.040 kg |
Desempenho e consumo | |
Não disponíveis | |
Dados do fabricante |