Leves atualizações visuais e rodas de 17 pol no LXR, sistema Flex One
no LXS: escassas alterações em meio a um segmento bastante disputado
Texto: Edison Ragassi – Fotos: divulgação
Ainda distante de uma reformulação completa — a atual geração foi lançada aqui há menos de três anos —, o Honda Civic chega ao modelo 2015 com uma sutil atualização visual e algumas alterações em acabamento e mecânica. São as respostas da marca japonesa à intensa renovação dos concorrentes, que inclui nos últimos 12 meses novas gerações de Ford Focus, Nissan Sentra e Toyota Corolla, além da substituição do Citroën C4 Pallas pelo C4 Lounge.
Com mais de 500 mil unidades vendidas no Brasil desde a chegada como importado, em 1992 (a produção em Sumaré, SP, começou cinco anos depois), o Civic é apresentado agora em apenas duas versões: LXS, com motor de 1,8 litro, ao preço sugerido de R$ 65.890 com câmbio manual de seis marchas e R$ 68.890 com o automático de cinco, e LXR, de 2,0 litros, que custa R$ 74.900 com o automático, único oferecido (pintura metálica ou perolizada adiciona R$ 1.100). A opção de topo EXR está em preparo “com novos atrativos” para o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, anuncia a Honda.
Apenas a versão LXR ganhou novas grade e tomada de ar dianteiras e as rodas maiores
com pneus 205/50; o topo de linha EXR vem só no Salão do Automóvel, em outubro
O LXS continua igual na parte externa, mas recebe painel com a parte superior em preto e acabamento metalizado em algumas seções. O sistema de partida a frio Flex One, que usa preaquecimento de álcool e dispensa o tanque auxiliar de gasolina, passa a equipar também seu motor 1,8, que desenvolve potência de 139 cv com gasolina e 140 cv com álcool.
O Civic LXR continua bom de dirigir e,
com os novos pneus, passa mais confiança
ao entrar e sair de curvas com vigor
O LXR, que corresponde a 60% das vendas, recebe nova grade dianteira com barra cromada inferior em vez da superior do LXS, filete também cromado na entrada de ar abaixo e novos faróis de neblina. O visual lembra, mas não reproduz, o do modelo lançado em 2012 nos Estados Unidos. Rodas de 17 pol com pneus 205/50 substituem as de 16 pol com pneus 205/55, medida certamente pedida pelo departamento de marketing, pois quase toda a concorrência hoje usa 17 pol em algumas ou todas as versões — do ponto de vista da engenharia, como sabemos, a mudança traz inconvenientes como maior vulnerabilidade dos pneus a danos em buracos. O interior ganha, além das mudanças do LXS, aro cromado nos botões do volante.
Painel em preto por cima e apliques metalizados são as novidades internas; em
trajeto sinuoso, os pneus de perfil baixo deixaram o Civic mais esportivo
Na avaliação promovida pela Honda em estradas vicinais na região de Indaiatuba, no interior de São Paulo, foi possível constatar que o Civic LXR continua bom de dirigir, com motor bem disposto, câmbio automático que atua muito bem e direção rápida e bem acertada. Como havia oportunidade de rodar com os modelos 2014 e 2015, pudemos sentir a diferença entre um e outro. As novas rodas e pneus trouxeram mais firmeza ao bom conjunto de suspensão, independente nas quatro rodas: ele passa mais confiança ao entrar e sair de curvas com vigor. O conforto de marcha foi mantido, apesar do perfil mais baixo dos pneus, o que revela bom trabalho de ajuste.
Foram poucas intervenções, mas a Honda mostra confiança na atualidade do projeto e em sua grande aceitação no mercado para manter o êxito diante da renovada competição. Resta saber o que está em preparo para a versão EXR, que funciona como estandarte de tecnologia da linha ao oferecer recursos adicionais à LXR.
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Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo e levantamento |
Diâmetro e curso | 81 x 96,9 mm |
Cilindrada | 1.997 cm³ |
Taxa de compressão | 10,6:1 |
Alimentação | injeção multiponto sequencial |
Potência máxima (gas.) | 150 cv a 6.300 rpm |
Potência máxima (álc.) | 155 cv a 6.300 rpm |
Torque máximo (gas.) | 19,3 m.kgf a 4.700 rpm |
Torque máximo (álc.) | 19,5 m.kgf a 4.800 rpm |
Transmissão | |
Tipo de câmbio e marchas | automático, 5 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | independente, braços sobrepostos, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 17 pol |
Pneus | 205/50 R 17 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,525 m |
Largura | 1,755 m |
Altura | 1,45 m |
Entre-eixos | 2,668 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 57 l |
Compartimento de bagagem | 449 l |
Peso em ordem de marcha | 1.306 kg |
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis |