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Home Informe-se Avaliação

JAC faz barulho sobre os silenciosos elétricos iEV

11/10/2019
in Avaliação, JAC

O conhecido T40 adere à eletricidade com o iEV 40, que faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos; o ponto de recarga fica sob uma tampa na falsa grade dianteira

 

A compensação do desempenho contido, claro, está na economia. O rendimento médio de 9,75 km/kWh (calculado de acordo com a norma europeia NEDC) faz dele o carro de menor custo por quilômetro rodado à venda no Brasil: apenas R$ 0,05 pelo preço médio do kWh de R$ 0,55 entre diversos estados brasileiros. Um carro que fizesse 15 km/l de gasolina nas mesmas condições custaria cinco vezes mais por km. A recarga, feita atrás de uma portinhola na grade frontal, requer 4 horas para elevar a carga de 15% para 80%, usando o carregador Wall Box homologado pela JAC e produzido pela EDP Brasil. Esse consumo de energia equivale ao uso de um aparelho de ar-condicionado ou um eficiente chuveiro elétrico, informa o importador.

 

 

O pequeno hatch tem cinco portas e acomodação para quatro pessoas, mas é ideal mesmo para duas. Dois detalhes curiosos: o para-lama traseiro esquerdo tem um bocal fechado, que no J2 dava acesso ao tanque de combustível (o iEV 40 chegou a tê-lo, mas perdeu), e a porta traseira tem uma caixa circular que sugere a existência de um estepe. Pura ilusão: em seu interior, apenas um preenchimento para ocupar um volume desnecessário. A JAC informa, porém, que esse item será eliminado na versão final para o Brasil.

O hatch compacto iEV 40 tem dimensões mais avantajadas e desempenho bem mais adequado a seu porte, que comprova que a entrega de torque de um motor elétrico é inigualável. Se os 115 cv ficam atrás dos 138 cv anunciados para o T40 de 1,6 litro, o torque instantâneo de 27,6 m.kgf representa vasta vantagem sobre os 16,8 m.kgf a 4.000 rpm do motor a combustão.

 

Instrumentos e alavanca da transmissão, que é direta, distinguem o iEV 40 do modelo a combustão; motor permanece na frente, mas baterias ficam sob o assoalho

 

Mais que a velocidade máxima de 140 km/h, a aceleração de 0 a 50 km/h em 3,9 s e até 100 km/h em 9,8 s pode-se chamar de convincente, mesmo que não entusiasmante. A estabilidade impressiona bem e as reações da suspensão, firmes, transmitem segurança. Com capacidade similar ao iEV 20 nas baterias (40 em vez de 41 kWh), ele naturalmente consome mais: média de 7,5 km/kWh.

 

A vantagem está na economia: o iEV 20 tem o menor custo por quilômetro rodado do Brasil, um quinto de um carro que fizesse 15 km/l de gasolina

 

O interior de ambos tem acabamento bem cuidado, superior ao de alguns concorrentes locais. O iEV 40 se destaca em relação ao irmão menor tanto pela disposição dos comandos na porta quanto pela tela de melhor nitidez da central de áudio — que nos dois carros inclui espelhamento de celular e câmera traseira. O 40 é equipado com câmeras de 360 graus ao redor, recurso dos mais úteis em manobras de estacionamento, e tem apenas modos Normal e Eco de condução.

A capacidade de bagagem é a mesma dos similares a gasolina, 121 litros no modelo menor e 450 litros no maior pelos dados de fábrica, mas os carros usam pneus do tipo roda-vazio para eliminar o estepe (seu lugar acondiciona o carregador portátil em uma mochila redonda). Não foi esquecida a segurança de pedestres, sobretudo os com deficiência visual, que poderiam não perceber a aproximação do carro pela ausência de ruído mecânico: um alerta sonoro emite “bips” intermitentes do lado de fora a até 25 km/h.

Mais Avaliações

 

 

Ficha técnica

iEV 20 iEV 40
Motor
Potência máxima 68 cv (50 kW) 115 cv (85 kW)
Torque máximo 21,9 m.kgf 27,6 m.kgf
Transmissão
Tipo de caixa e marchas não tem não tem
Tração dianteira dianteira
Bateria
Tipo fosfato de ferro e lítio íons de lítio
Capacidade 41 kWh 40 kWh
Freios
Dianteiros a disco ventilado a disco ventilado
Traseiros a tambor a disco
Antitravamento (ABS) sim sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira pinhão e cremalheira
Assistência elétrica elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 15 pol 16 pol
Pneus 185/65 R 15 205/55 R 16
Dimensões
Comprimento 3,775 m 4,135 m
Largura 1,685 m 1,75 m
Altura 1,57 m 1,56 m
Entre-eixos 2,39 m 2,49 m
Capacidades e peso
Compartimento de bagagem 121 l 450 l
Peso em ordem de marcha 1.340 kg 1.460 kg
Desempenho e consumo
Velocidade máxima 112 km/h 140 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,0 s 9,8 s
Consumo médio* 7,8 km/kWh (modo Low: 9,8 km/kWh) 7,5 km/kWh
Autonomia* 320 km (modo Low: 400 km) 300 km
Dados do fabricante; *conforme padrão NDEC

 

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Tags: avaliaçãoelétricoJACJAC IEV20JAC IEV40

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