O conhecido T40 adere à eletricidade com o iEV 40, que faz de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos; o ponto de recarga fica sob uma tampa na falsa grade dianteira
A compensação do desempenho contido, claro, está na economia. O rendimento médio de 9,75 km/kWh (calculado de acordo com a norma europeia NEDC) faz dele o carro de menor custo por quilômetro rodado à venda no Brasil: apenas R$ 0,05 pelo preço médio do kWh de R$ 0,55 entre diversos estados brasileiros. Um carro que fizesse 15 km/l de gasolina nas mesmas condições custaria cinco vezes mais por km. A recarga, feita atrás de uma portinhola na grade frontal, requer 4 horas para elevar a carga de 15% para 80%, usando o carregador Wall Box homologado pela JAC e produzido pela EDP Brasil. Esse consumo de energia equivale ao uso de um aparelho de ar-condicionado ou um eficiente chuveiro elétrico, informa o importador.
O pequeno hatch tem cinco portas e acomodação para quatro pessoas, mas é ideal mesmo para duas. Dois detalhes curiosos: o para-lama traseiro esquerdo tem um bocal fechado, que no J2 dava acesso ao tanque de combustível (o iEV 40 chegou a tê-lo, mas perdeu), e a porta traseira tem uma caixa circular que sugere a existência de um estepe. Pura ilusão: em seu interior, apenas um preenchimento para ocupar um volume desnecessário. A JAC informa, porém, que esse item será eliminado na versão final para o Brasil.
O hatch compacto iEV 40 tem dimensões mais avantajadas e desempenho bem mais adequado a seu porte, que comprova que a entrega de torque de um motor elétrico é inigualável. Se os 115 cv ficam atrás dos 138 cv anunciados para o T40 de 1,6 litro, o torque instantâneo de 27,6 m.kgf representa vasta vantagem sobre os 16,8 m.kgf a 4.000 rpm do motor a combustão.
Instrumentos e alavanca da transmissão, que é direta, distinguem o iEV 40 do modelo a combustão; motor permanece na frente, mas baterias ficam sob o assoalho
Mais que a velocidade máxima de 140 km/h, a aceleração de 0 a 50 km/h em 3,9 s e até 100 km/h em 9,8 s pode-se chamar de convincente, mesmo que não entusiasmante. A estabilidade impressiona bem e as reações da suspensão, firmes, transmitem segurança. Com capacidade similar ao iEV 20 nas baterias (40 em vez de 41 kWh), ele naturalmente consome mais: média de 7,5 km/kWh.
A vantagem está na economia: o iEV 20 tem o menor custo por quilômetro rodado do Brasil, um quinto de um carro que fizesse 15 km/l de gasolina
O interior de ambos tem acabamento bem cuidado, superior ao de alguns concorrentes locais. O iEV 40 se destaca em relação ao irmão menor tanto pela disposição dos comandos na porta quanto pela tela de melhor nitidez da central de áudio — que nos dois carros inclui espelhamento de celular e câmera traseira. O 40 é equipado com câmeras de 360 graus ao redor, recurso dos mais úteis em manobras de estacionamento, e tem apenas modos Normal e Eco de condução.
A capacidade de bagagem é a mesma dos similares a gasolina, 121 litros no modelo menor e 450 litros no maior pelos dados de fábrica, mas os carros usam pneus do tipo roda-vazio para eliminar o estepe (seu lugar acondiciona o carregador portátil em uma mochila redonda). Não foi esquecida a segurança de pedestres, sobretudo os com deficiência visual, que poderiam não perceber a aproximação do carro pela ausência de ruído mecânico: um alerta sonoro emite “bips” intermitentes do lado de fora a até 25 km/h.
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Ficha técnica
iEV 20 | iEV 40 | |
Motor | ||
Potência máxima | 68 cv (50 kW) | 115 cv (85 kW) |
Torque máximo | 21,9 m.kgf | 27,6 m.kgf |
Transmissão | ||
Tipo de caixa e marchas | não tem | não tem |
Tração | dianteira | dianteira |
Bateria | ||
Tipo | fosfato de ferro e lítio | íons de lítio |
Capacidade | 41 kWh | 40 kWh |
Freios | ||
Dianteiros | a disco ventilado | a disco ventilado |
Traseiros | a tambor | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim | sim |
Direção | ||
Sistema | pinhão e cremalheira | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica | elétrica |
Suspensão | ||
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
Rodas | ||
Dimensões | 15 pol | 16 pol |
Pneus | 185/65 R 15 | 205/55 R 16 |
Dimensões | ||
Comprimento | 3,775 m | 4,135 m |
Largura | 1,685 m | 1,75 m |
Altura | 1,57 m | 1,56 m |
Entre-eixos | 2,39 m | 2,49 m |
Capacidades e peso | ||
Compartimento de bagagem | 121 l | 450 l |
Peso em ordem de marcha | 1.340 kg | 1.460 kg |
Desempenho e consumo | ||
Velocidade máxima | 112 km/h | 140 km/h |
Aceleração de 0 a 100 km/h | 16,0 s | 9,8 s |
Consumo médio* | 7,8 km/kWh (modo Low: 9,8 km/kWh) | 7,5 km/kWh |
Autonomia* | 320 km (modo Low: 400 km) | 300 km |
Dados do fabricante; *conforme padrão NDEC |