Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Nissan Kicks aposta no desenho para a briga dos SUVs

20/07/2016
in Avaliação, Nissan

Motorista acomoda-se bem e há espaço adequado atrás; tela de 7 pol serve a áudio, navegador e a câmeras que mostram 360 graus, com sensores para obstáculos móveis

 

O Controle Dinâmico em Curvas busca controlar o movimento da carroceria: um sensor de aceleração identifica tal movimento e atua no freio-motor e nos freios em cada roda. Outra função, o Estabilizador Ativo de Carroceria, pode fazer lembrar sistemas sofisticados de controle de suspensão, mas não é o caso: atua de forma semelhante à do dispositivo anterior. Há ainda o Controle Dinâmico de Freio Motor, que recebe sinais de sensores de aceleração e da posição do volante, atuando no freio-motor em curvas e descidas.

 

Ao volante

A Nissan destaca como um dos pontos fortes do Kicks o isolamento acústico. Logo que acionamos o motor, percebemos que o nível de ruído interno é realmente contido, pelo menos em baixa rotação. No trecho urbano em São Paulo, SP, pudemos avaliar atributos como o volante com boa empunhadura e base reta, a direção com acionamento muito suave e ótimo ângulo de giro e o sistema de câmeras em 360°, que não só mostra os espaços dos quatro lados do carro: sensores alertam sobre pessoas, animais ou qualquer coisa se movendo por perto.

 

Suspensão foi bem acertada, mas desempenho com 114 cv está abaixo do esperado

 

Já em rodovia, percebemos que o Kicks merecia um motor mais potente. Os 114 cv para 1.142 kg são pouco diante do que oferece a concorrência nessa faixa de preço (Ecosport, Duster e 2008 têm versões de mesma cilindrada e potência semelhante, mas mais baratas). O fabricante anuncia aceleração de 0 a 100 km/h em 12 segundos e velocidade máxima de 175 km/h, o que confirma a sensação de desempenho tímido. O 2,0-litros de 140 cv do Sentra seria uma interessante opção para ele, para não falar em um turboalimentado.

 

Os 114 cv para 1.142 kg são pouco diante do que oferece a concorrência nessa faixa de preço: o 2,0-litros do Sentra seria uma interessante opção

 

Uma das consequências do uso de CVT é a grande variação de rotação em retomada de velocidade, transmitindo muito ruído do motor para o interior — acima de 4.000 rpm a sensação inicial de silêncio se desfaz e os ocupantes precisam elevar a voz. Fizemos algumas simulações com a transmissão: na posição D (drive), a 120 km/h com acelerador leve, o motor se mantém em baixas 1.800 rpm para favorecer a economia e reduzir os ruídos. Já na posição S, de Sport, acionada por um botão escondido na alavanca, na mesma velocidade o motor vai a 3.500 rpm para responder com rapidez ao acelerador, como em um trajeto sinuoso.

Contudo, ao afundar o pé na acelerador a 60 km/h e levar até 120 km/h, eventual diferença entre as duas posições se torna bem sutil, pois em qualquer caso o motor é levado até 6.000 rpm para pleno aproveitamento de sua potência. Existe ainda a opção L (low, baixa). Como os veículos com CVT apresentam freio-motor muito baixo, o motorista pode optar por manter o L para enfrentar uma descida ou subida íngreme, pois a função simula uma relação de transmissão mais curta. Pena que o Kicks não conte com controlador de velocidade, que faz falta em viagens longas.

 

Motor de 1,6 litro e transmissão automática CVT são os mesmos de March e Versa

 

Apesar de não conseguirmos avaliar todo o aparato de controles eletrônicos no trajeto de avaliação, o Kicks revelou bom compromisso entre estabilidade e conforto no ajuste de suspensão. A visibilidade geral é boa, mas a largura das colunas traseiras se traduz em grande área de ponto cego, a ser compensada pelos retrovisores amplos e bem projetados e as várias câmeras. O que deve incomodar em viagens é a autonomia com álcool pelo diminuto tanque de 41 litros, um mal frequente na marca.

 


Auto Livraria

 

Com uma grande campanha 100% baseada nos Jogos Olímpicos — o Kicks foi o carro oficial do revezamento da tocha olímpica —, a Nissan anuncia as vendas oficialmente para dia 5 de agosto, data de abertura dos jogos, mas a pré-venda pelo site oficial resultou em 1.800 pessoas predispostas a comprar o novo carro antes mesmo de olharem de perto. Esperamos que eles não se frustrem pelo desempenho…

Mais Avaliações

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 78 x 83,6 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,7:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 114 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 15,5 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de caixa automática de variação contínua
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 205/55 R 17
Dimensões
Comprimento 4,295 m
Largura 1,76 m
Altura 1,59 m
Entre-eixos 2,61 m
Capacidades e peso
Tanque de combustível 41 l
Compartimento de bagagem 432 l
Peso em ordem de marcha 1.142 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 175 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 12,0 s
Consumo em cidade 11,4/8,1 km/l
Consumo em rodovia 13,7/9,6 km/l
Dados do fabricante

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoKicksKicks SLNissanutilitário esporte

Related Posts

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4
Auto Livraria - Land Rover

Land Rover: quadros com Defender e outros valentes 4×4

17/03/2025
Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Jeep: quadros com Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee

05/02/2025
Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4
Auto Livraria - Mitsubishi

Mitsubishi Pajero: quadros decorativos dos valentes 4×4

24/12/2024
Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Blazer e S10: quadros decorativos dos utilitários Chevrolet

04/02/2025
Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi
Auto Livraria - Mitsubishi

Pajero: catálogos com Full e Sport 2002 da Mitsubishi

05/11/2024

Novidades da Auto Livraria

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil
Auto Livraria - Scania

Scania: livro com 80 anos de ônibus, também no Brasil

A trajetória da empresa sueca em ônibus desde 1911, incluindo a produção no Brasil - R$ 149

04/07/2025
Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados
Auto Livraria

Ford Galaxie e Landau: espaço e maciez nunca superados

Que carro nacional representou o máximo em conforto em todos os tempos? Conheça a história no vídeo

04/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp