Nissan Leaf é um elétrico bom de dirigir, mas o preço…

Seção digital na parte esquerda do quadro tem várias funções; central de áudio com tela de 8 pol e câmeras de 360 graus ao redor com vários modos de exibição

 

No quadro de instrumentos, a parte esquerda é uma tela com funções variadas como mostradores de carga das baterias, com tempo estimado para recarregar, e do controlador de distância. A central de áudio tem tela ampla, fácil uso e integração a celular. Ela mostra também as imagens das câmeras externas, que cobrem 360 graus ao redor e facilitam muito as manobras de estacionamento.

 

 

Dentro de sua proposta, o Leaf é um bom automóvel — o maior obstáculo é mesmo o preço. Na mesma faixa existem modelos com motor a combustão bem mais potentes e sofisticados e de marcas de prestígio, como o Mercedes-Benz A250 Vision (224 cv) por R$ 201.900. Um hatch de porte e potência semelhantes, como o Chevrolet Cruze LTZ, sai por R$ 110 mil e o híbrido Lexus CT 200H Luxury chega a R$ 166 mil. Mesmo sem gastar um só litro de combustível, de quantos anos precisaria o dono do elétrico para compensar tamanha diferença de preço, como a do Cruze, pela economia na rodagem?

Antes da adesão em massa ao carro elétrico, será preciso resolver outras questões. A principal é a rede de recarga, hoje com alguns pontos nas grandes cidades e no trajeto São Paulo-Rio de Janeiro. Recarregar em casa pode ser o suficiente para muitos donos, diante da boa autonomia, mas pode ser difícil a moradores de edifícios usar a energia comum das garagens para isso — e ainda mais fazer instalações especiais de grande demanda. Por fim, em viagens maiores, será inevitável perder algumas horas para o “abastecimento” que levaria alguns minutos com combustível.

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Motor elétrico dianteiro tem 149 cv e alto torque; baterias estão abaixo da cabine; seletor de posições e chave do E-Pedal, que acentua a regeneração e permite dirigir com um só pedal

 

Preço e equipamentos

Leaf (R$ 195 mil) – Alertas de tráfego cruzado traseiro e de veículo em ponto cego, ar-condicionado automático, assistente de faixa, banco traseiro bipartido (60:40), bancos dianteiros com aquecimento, bolsas infláveis laterais dianteiras e de cortina, câmeras externas para visão de 360°, central de áudio com integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, navegador e tela de 8 pol; computador de bordo, controlador de velocidade e distância à frente, controle eletrônico de estabilidade e tração, fixação Isofix para cadeira infantil, luzes diurnas de leds, monitor de atenção do motorista, monitor de pressão dos pneus, rodas de alumínio de 17 pol.

 

 

Ficha técnica

Motor
Tipo síncrono de corrente alternada
Potência máxima 149 cv (110 kW) de 3.300 a 9.800 rpm
Torque máximo 32,6 m.kgf de 0 a 3.300 rpm
Transmissão
Tipo de caixa e marchas não tem
Tração dianteira
Bateria
Tipo íons de lítio
Capacidade 40 kWh
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a disco
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 17 pol
Pneus 215/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,48 m
Largura 1,79 m
Altura 1,565 m
Entre-eixos 2,70 m
Capacidade e peso
Compartimento de bagagem 435 l
Peso em ordem de marcha 1.582 kg
Desempenho e autonomia
Velocidade máxima 144 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 7,9 s
Autonomia 389 km (padrão NDEC) ou 241 km (EPA)
Dados do fabricante

 

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