Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Nissan March três-cilindros é suave, mas falta potência

12/05/2015
in Avaliação, Avaliação Completa, Nissan

Nissan March SV

 
Funcionamento suave é o ponto alto do novo três-cilindros, mas a
prova de 0 a 100 km/h em 17,1 segundos revela lentidão

 

O que precisa melhorar é o isolamento de ruídos, mal que afeta até mesmo a versão SL de 1,6 litro: em velocidades de viagem o motor faz-se bem presente e torna os longos trajetos cansativos, agravado pela rotação mais alta (3.800 rpm a 120 km/h em quinta) que no carro de maior cilindrada.

Nesta versão SV abre-se mão de alguns equipamentos restritos à topo de linha SL, como sistema de áudio com tela maior e navegador, câmera traseira para manobras, bancos revestidos em tecido aveludado e controle automático do ar-condicionado, mas o interior preserva um aspecto adequado à categoria. O motorista encontra relativo conforto, apesar da séria falta de apoio para as coxas, e dispõe de regulagens de altura do banco e do volante, este algo enviesado para a esquerda. O banco traseiro oferece espaço normal para o segmento — um tanto estreito para três, mas com boa acomodação de pernas e cabeças —, assim como o porta-malas de 265 litros.

 

Nissan March SV
Nissan March SV
 
A atualização mecânica deixou o March mais interessante; contudo, seu
preço poderia ser mais ousado: é próximo ao do mais moderno Ka

 

A Nissan previu bons detalhes como dois hodômetros parciais, alerta para porta mal fechada, sistema de áudio com comandos no volante e conexões USB e auxiliar, ajuste do intervalo do limpador de para-brisa, comando interno do bocal de abastecimento e vidros traseiros que descem por inteiro. O ar-condicionado nos pareceu dos mais potentes já vistos em carros pequenos, equivalendo-se ao do Ka, e o retrovisor esquerdo hoje é convexo como deveriam todos ser — a troca do plano do antigo modelo importado do México é uma boa medida que a Ford não repetiu com seu Fiesta nacionalizado.

 

O March ficou melhor com três cilindros do que era com quatro, mas por valor similar a Ford oferece o Ka SE Plus, mais moderno

 

Outros aspectos podem ser melhorados: o controle elétrico de vidros tem função um-toque apenas para descer o do motorista e não traz temporizador, o computador de bordo não marca velocidade média e tem seu controle pelo botão que zera o hodômetro (precisa-se passar a mão por dentro do volante para selecionar funções), o porta-luvas é ínfimo, o estepe usa roda de 14 polegadas (as demais são de 15) e faltam luz de cortesia e alças de teto na traseira, ajuste em altura da ancoragem dos cintos, alarme volumétrico, faixa degradê no para-brisa e banco traseiro bipartido. Ainda, a função de autonomia do computador não nos pareceu confiável, como ao mostrar 100 km com meio tanque, tendo indicado 400 para o tanque completo.

Dentro da máxima de que “menos é mais”, o March de 1,0 litro ficou um carro melhor com três cilindros do que era com quatro. O que pode representar obstáculo para seu crescimento em vendas é o preço: por valor similar (R$ 41.090) a Ford oferece o Ka SE Plus, que deixa de fora alguns itens (rodas de alumínio, faróis de neblina, computador de bordo), mas é um projeto bem mais moderno e com motor de melhor desempenho.

Mais Avaliações

 

Desempenho e consumo

Aceleração

0 a 100 km/h 17,1 s
0 a 120 km/h 25,4 s
0 a 400 m 20,7 s

Retomada

60 a 100 km/h (3ª.) 12,4 s
60 a 100 km/h (4ª.) 16,7 s
60 a 120 km/h (3ª.) NA
60 a 120 km/h (4ª.) 25,4 s
80 a 120 km/h (3ª.) NA
80 a 120 km/h (4ª.) 18,8 s
80 a 120 km/h (5ª.) 30,9 s

Consumo

Trajeto leve em cidade 12,4 km/l
Trajeto exigente em cidade 7,0 km/l
Trajeto em rodovia 9,8 km/l

Autonomia

Trajeto leve em cidade 458 km
Trajeto exigente em cidade 258 km
Trajeto em rodovia 362 km
Testes efetuados com álcool; NA = medição não aplicável nessa marcha; conheça nossos métodos de medição

 

 

Dados do fabricante

Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 15,0 s
Consumo em cidade 12,9/8,8 km/l
Consumo em rodovia 15,1/10,3 km/l
Gasolina/álcool; consumo conforme padrões do Inmetro

 

Comentário técnico

Nissan March SV• Identificado pelo código HR10, o novo motor da Nissan adota soluções atuais como bloco de alumínio (melhor dissipação de calor e menor peso que no de ferro fundido do antigo Renault), variação do tempo de abertura das válvulas de admissão (não havia no quatro-cilindros) e preaquecimento de álcool para partida a frio com tal combustível no tanque (dispensa o tanque suplementar de gasolina). O acionamento do comando de válvulas agora usa corrente, como é usual em motores Nissan, o que dispensa a troca da correia dentada prevista para a unidade anterior.

• A ótima relação r/l de 0,254 indica bom trabalho de desenvolvimento e sua rotação chega a 6.800 rpm. Para conter as vibrações de funcionamento comuns nos três-cilindros, a fábrica aplicou contrapesos externos ao volante e à polia de amortecimento. Ao contrário dos motores similares da VW e da Ford, porém, não foi usado duplo circuito de arrefecimento.

 

Ficha técnica

Motor

Posição transversal
Cilindros 3 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 78 x 69,7 mm
Cilindrada 999 cm³
Taxa de compressão 11,2:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 77 cv a 6.200 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 10,0 m.kgf a 4.000 rpm
Potência específica (gas./álc.) 77,1 cv/l

Transmissão

Tipo de câmbio e marchas manual / 5
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,09 / 6 km/h
2ª. 2,24 / 11 km/h
3ª. 1,39 / 18 km/h
4ª. 1,03 / 25 km/h
5ª. 0,80 / 32 km/h
Relação de diferencial 4,50
Regime a 120 km/h (5ª.) 3.800 rpm
Regime à vel. máxima informada (4ª.) 6.500 rpm
Tração dianteira

Freios

Dianteiros a disco ventilado (260 mm ø)
Traseiros a tambor (203 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim

Direção

Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica
Diâmetro de giro 9,0 m

Suspensão

Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro

Rodas

Dimensões 15 pol
Pneus 185/60 R 15

Dimensões

Comprimento 3,827 m
Largura 1,675 m
Altura 1,528 m
Entre-eixos 2,45 m
Bitola dianteira 1,46 m
Bitola traseira 1,465 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,33

Capacidades e peso

Tanque de combustível 41 l
Compartimento de bagagem 265 l
Peso em ordem de marcha 964 kg
Relação peso-potência (gas./álc.) 12,5 kg/cv

Garantia

Prazo 3 anos sem limite de quilometragem

Carro avaliado

Ano-modelo 2015
Pneus Bridgestone Turanza ER300
Dados do fabricante

 

 

Page 2 of 2
Prev12
Tags: avaliaçãoAvaliação CompletaMarchMarch SVNissan

Related Posts

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas
Auto Livraria - Nissan

Nissan Frontier: quadros com a terceira das picapes japonesas

08/07/2024
Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais
Auto Livraria - Nissan

Nissan: catálogos de Pathfinder, Frontier, Maxima e mais

10/06/2022
Mais refinado, Ford Ecosport quer bons tempos de volta
Ford

Ford Ecosport (segunda geração)

28/05/2021
Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery
Avaliação

Bronco Sport luta contra crise de imagem para encarar Compass e Discovery

21/05/2021
De cara nova, C4 Lounge poderia ter evoluído mais
Citroën

Citroën C4 Lounge

16/04/2021

Novidades da Auto Livraria

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações
Auto Livraria - Volkswagen

VW Passat: catálogos do modelo alemão em diversas gerações

Prospectos de versões de 4 e 6 cilindros, sedã, CC e Variant, entre 2001 e 2015 - a partir de...

26/06/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025

Quadros decorativos

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

Quadros com propagandas e matérias da linha, incluindo versões 16V, Turbo e Stile - a partir de R$ 69

23/06/2025
Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura
Auto Livraria - Ford

Ford Corcel, Belina e Pampa: quadros de uma família duradoura

Quadros decorativos com propagandas e matérias da linha em duas gerações - a partir de R$ 59

17/06/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

24/06/2025
Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

10/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp