Nissan Versa: retocado, nacional e com motor 1,0-litro

Nissan Versa Unique

 

Nissan Versa Unique
Nissan Versa Unique
 
O Unique diferencia-se no acabamento e nos mostradores; o navegador
segue endereço do Facebook; motor 1,6 dispensa tanque de partida

 

Apesar da expectativa inicial de que o motor de 1,0 litro — com potência de 77 cv e torque de 10 m.kgf — fosse inadequado a um sedã que pesa 1.056 kg, ele mostrou-se satisfatório para quem dirigir o Versa sem pressa. O trecho alternou situações de trânsito e rodovia, na região de Mogi e a serra para Bertioga. Já ao sair com ar-condicionado ligado, a boa “pegada” em baixas rotações faz parecer ter maior cilindrada.

 

O três-cilindros proporciona acelerações e retomadas justas e seu funcionamento é suave em toda a faixa

 

No anda-para do trânsito, o três-cilindros proporciona acelerações e retomadas justas, que não requerem atenção especial de quem está habituado a motores de 1,0 litro. Em rodovia ele desenvolve bem, embora os ganhos de velocidade sejam lentos a partir de certo patamar. O funcionamento é suave em toda a faixa de uso, embora ruidoso em altos regimes; a alavanca de câmbio tem operação macia e a relação das marchas foi bem acertada. Também vale destacar o ajuste da suspensão, bem dimensionado para as condições de piso brasileiras e com rodar confortável.

 

Nissan Versa Unique

 

Nissan Versa S
Nissan Versa S
 
O desempenho do Unique (foto maior) agrada como esperado, mas o motor
do S mostrou-se válido para uso urbano, com boas respostas em baixa

 

No Unique 1,6 a diferença já é notada ao acionar a chave, pelo painel de instrumentos com aspecto superior, que combina com o melhor acabamento interno. Embora para alguns pareça não haver sentido em acrescentar luxo a sedãs compactos — carros utilitários por definição —, a concorrência o tem feito nos últimos anos e a Nissan não ficaria de fora. O motor de 111 cv e 15,1 m.kgf revela desempenho exemplar, com bom arranque, retomadas ágeis e funcionamento silencioso. O ajuste confortável da suspensão e a direção bastante leve em manobras permanecem na versão.

 

 

Apesar de recém-nacionalizado, o Versa não esconde o fato de seu projeto estar entre os veteranos da categoria, que inclui modelos como Chevrolet Prisma e Cobalt, Fiat Grand Siena, Ford Ka+ e Fiesta, Hyundai HB20 S, Renault Logan, Volkswagen Voyage e Toyota Etios, além dos chineses Chery Celer (nacional a partir de abril), JAC J3 Turin e Lifan 530. Mas as alterações são bem-vindas e a versão de 1,0 litro contribuirá para ampliar sua presença no mercado.

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Ficha técnica

  S 1,0 Unique 1,6
Motor
Posição transversal  
Cilindros 3 em linha 4 em linha
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 78 x 69,7 mm 78 x 83,6 mm
Cilindrada 999 cm³ 1.598 cm³
Taxa de compressão 11,2:1 10,7:1
Alimentação injeção multiponto sequencial
Potência máxima (gas./álc.) 77 cv a 6.200 rpm 111 cv a 5.600 rpm
Torque máximo (gas./álc.) 10,0 m.kgf a 4.000 rpm 15,1 m.kgf a 4.000 rpm
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas manual, 5  
Tração dianteira  
Freios
Dianteiros a disco ventilado
Traseiros a tambor  
Antitravamento (ABS) sim  
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência elétrica  
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Rodas
Dimensões 15 pol 16 pol
Pneus 185/65 R 15 195/55 R 16
Dimensões
Comprimento 4,492 m  
Largura 1,695 m  
Altura 1,506 m  
Entre-eixos 2,60 m  
Capacidades e peso
Tanque de combustível 41 l  
Compartimento de bagagem 460 l  
Peso em ordem de marcha 1.056 kg 1.088 kg
Desempenho e consumo (gas./álc.)
Velocidade máxima 162 km/h 187 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 16,0 s 10,4 s
Consumo em cidade 12,6/8,5 km/l 12,4/8,6 km/l
Consumo em rodovia 15,2/10,4 km/l 14,8/10,2 km/l
Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro

 

 

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