O Unique diferencia-se no acabamento e nos mostradores; o navegador
segue endereço do Facebook; motor 1,6 dispensa tanque de partida
Apesar da expectativa inicial de que o motor de 1,0 litro — com potência de 77 cv e torque de 10 m.kgf — fosse inadequado a um sedã que pesa 1.056 kg, ele mostrou-se satisfatório para quem dirigir o Versa sem pressa. O trecho alternou situações de trânsito e rodovia, na região de Mogi e a serra para Bertioga. Já ao sair com ar-condicionado ligado, a boa “pegada” em baixas rotações faz parecer ter maior cilindrada.
O três-cilindros proporciona acelerações e retomadas justas e seu funcionamento é suave em toda a faixa
No anda-para do trânsito, o três-cilindros proporciona acelerações e retomadas justas, que não requerem atenção especial de quem está habituado a motores de 1,0 litro. Em rodovia ele desenvolve bem, embora os ganhos de velocidade sejam lentos a partir de certo patamar. O funcionamento é suave em toda a faixa de uso, embora ruidoso em altos regimes; a alavanca de câmbio tem operação macia e a relação das marchas foi bem acertada. Também vale destacar o ajuste da suspensão, bem dimensionado para as condições de piso brasileiras e com rodar confortável.
O desempenho do Unique (foto maior) agrada como esperado, mas o motor
do S mostrou-se válido para uso urbano, com boas respostas em baixa
No Unique 1,6 a diferença já é notada ao acionar a chave, pelo painel de instrumentos com aspecto superior, que combina com o melhor acabamento interno. Embora para alguns pareça não haver sentido em acrescentar luxo a sedãs compactos — carros utilitários por definição —, a concorrência o tem feito nos últimos anos e a Nissan não ficaria de fora. O motor de 111 cv e 15,1 m.kgf revela desempenho exemplar, com bom arranque, retomadas ágeis e funcionamento silencioso. O ajuste confortável da suspensão e a direção bastante leve em manobras permanecem na versão.
Apesar de recém-nacionalizado, o Versa não esconde o fato de seu projeto estar entre os veteranos da categoria, que inclui modelos como Chevrolet Prisma e Cobalt, Fiat Grand Siena, Ford Ka+ e Fiesta, Hyundai HB20 S, Renault Logan, Volkswagen Voyage e Toyota Etios, além dos chineses Chery Celer (nacional a partir de abril), JAC J3 Turin e Lifan 530. Mas as alterações são bem-vindas e a versão de 1,0 litro contribuirá para ampliar sua presença no mercado.
| Mais Avaliações |
Ficha técnica
| S 1,0 | Unique 1,6 | |
| Motor | ||
| Posição | transversal | |
| Cilindros | 3 em linha | 4 em linha |
| Comando de válvulas | duplo no cabeçote | |
| Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo | |
| Diâmetro e curso | 78 x 69,7 mm | 78 x 83,6 mm |
| Cilindrada | 999 cm³ | 1.598 cm³ |
| Taxa de compressão | 11,2:1 | 10,7:1 |
| Alimentação | injeção multiponto sequencial | |
| Potência máxima (gas./álc.) | 77 cv a 6.200 rpm | 111 cv a 5.600 rpm |
| Torque máximo (gas./álc.) | 10,0 m.kgf a 4.000 rpm | 15,1 m.kgf a 4.000 rpm |
| Transmissão | ||
| Tipo de câmbio e marchas | manual, 5 | |
| Tração | dianteira | |
| Freios | ||
| Dianteiros | a disco ventilado | |
| Traseiros | a tambor | |
| Antitravamento (ABS) | sim | |
| Direção | ||
| Sistema | pinhão e cremalheira | |
| Assistência | elétrica | |
| Suspensão | ||
| Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal | |
| Traseira | eixo de torção, mola helicoidal | |
| Rodas | ||
| Dimensões | 15 pol | 16 pol |
| Pneus | 185/65 R 15 | 195/55 R 16 |
| Dimensões | ||
| Comprimento | 4,492 m | |
| Largura | 1,695 m | |
| Altura | 1,506 m | |
| Entre-eixos | 2,60 m | |
| Capacidades e peso | ||
| Tanque de combustível | 41 l | |
| Compartimento de bagagem | 460 l | |
| Peso em ordem de marcha | 1.056 kg | 1.088 kg |
| Desempenho e consumo (gas./álc.) | ||
| Velocidade máxima | 162 km/h | 187 km/h |
| Aceleração de 0 a 100 km/h | 16,0 s | 10,4 s |
| Consumo em cidade | 12,6/8,5 km/l | 12,4/8,6 km/l |
| Consumo em rodovia | 15,2/10,4 km/l | 14,8/10,2 km/l |
| Dados do fabricante; consumo conforme padrões do Inmetro | ||

















