Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Strada Endurance cumpre seu papel, mas só vale para CNPJ

21/07/2020
in Avaliação, Fiat, Fora de estrada

Apesar das boas novidades, apenas desconto na venda direta faz compensar a escolha da picape Fiat mais simples

Texto e fotos: Fabrício Samahá

 

Demorou, mas quase 22 anos depois do lançamento a Fiat Strada passa, afinal, à segunda geração — as muitas mudanças feitas até então caracterizavam apenas reestilizações. Sem um lançamento nos moldes tradicionais, por causa da pandemia de Covid-19, a Fiat passou direto aos empréstimos da nova picape para teste completo. Começamos pela análise em 10 itens da versão de entrada Endurance de cabine dupla (preço sugerido de R$ 81.130 como avaliada), ficando a Volcano para daqui a algumas semanas.

Estilo
Tantas alterações parciais mais tarde, enfim a Fiat pôde desenhar a Strada a partir do zero… ou quase. O uso das portas dianteiras e do para-brisa do Mobi impôs algumas limitações, mas a frente é toda exclusiva, com um estilo interessante, e a traseira deixa clara a inspiração na Toro. Ainda que longe de ser tão bela quanto a “irmã” maior, a picapinha agradou à maioria, mesmo com a “cara preta” dessa versão causada pelo para-choque dianteiro sem pintura.

 

Frente própria, portas de Mobi e traseira inspirada na Toro formam um desenho interessante na nova Strada; para-choques da versão Endurance não são pintados

 

Acabamento e conveniência
Como versão mais simples da linha, a Strada Endurance convence por dentro. O painel semelhante ao do Uno e outras seções têm plásticos de bom aspecto, o tecido dos bancos é apropriado e apliques pintados contribuem para evitar uma impressão despojada.

 


Auto Livraria

 

Entre as conveniências estão alerta para uso de cinto para motorista e passageiro, alerta programável para excesso de velocidade, assistente para saída em rampa, comandos de áudio e do computador de bordo no volante, controle elétrico de vidros com função um-toque para todos, temporizador, fechamento automático ao travar o carro e comando a distância para abertura; câmera traseira de manobras, comando da tampa do tanque integrado à trava das portas, duas tomadas USB (uma acessível aos passageiros de trás), espelho em ambos os para-sóis, indicador específico de qual porta está mal fechada, sensores de estacionamento na traseira e vários bons espaços abertos para objetos — além de os difusores de ar, afinal, estarem na altura correta.

 

Interior tem bom aspecto para uma versão básica e seção digital nos instrumentos; bancos adequados na frente; espaço traseiro aumentou, mas ainda é limitado

 

Muito boa é a nova central de áudio com tela de sete polegadas e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play (ambos sem uso de cabo, se o telefone for compatível), que usa menus fáceis de operar. A qualidade de áudio é mediana. Pontos melhoráveis: os vidros dianteiros não descem até o fim (vão incomodar os que apoiam o braço na porta) e faltam ajuste elétrico de retrovisores e luz de cortesia para o banco traseiro.

 

A nova Strada leva 844 litros de carga até as bordas da caçamba, aumento importante sobre a anterior; abrir e fechar a tampa ficou bem leve com o sistema de mola

 

Posto do motorista
Os bancos dianteiros são adequados e com bom apoio de coxas, embora devesse ser maior na região lombar, e o volante tem desenho e posição corretos, ainda que regulável apenas em altura. O quadro de instrumentos inclui conta-giros, computador de bordo com dois trajetos, repetidor digital do velocímetro e indicador de horas de funcionamento do motor.

Na parte de iluminação, à parte as luzes diurnas (halógenas), a Endurance traz só o essencial: os faróis são de refletor único, não há unidades de neblina nem repetidores laterais de luzes de direção. Em visibilidade, as largas colunas dianteiras prejudicam mais que as do modelo antigo, mas não poderia ser diferente após 20 anos de evolução dos padrões de segurança em colisões.

 

Indicador de horas do motor, alerta de velocidade, vidros um-toque com fechamento ao travar, câmera traseira e nova central de fácil operação com interface sem fio

 

Espaço interno
A nova Strada é a primeira picape do segmento — se colocarmos a Renault Duster Oroch, digamos, meio segmento acima — com quatro portas na versão de cabine dupla, em lugar da terceira porta aberta para trás no lado direito do modelo anterior. Ela passou também a oferecer três lugares (portanto, três cintos) no banco traseiro, o que estava devendo para a rival Volkswagen Saveiro.

 

 

Como ficou a acomodação dos passageiros de trás? Melhor que antes, sem dúvida, mas isso não diz muito. Embora ampliado, o espaço para pernas continua modesto, mesmo em comparação a hatches pequenos — ampliar o vão entre os bancos implicaria reduzir a caçamba ou deixar o carro mais comprido —, e há pouca largura. Ponto positivo é o espaço para cabeça.

 

Quatro portas convencionais são boa novidade no segmento; caçamba está maior em 164 litros e traz luz interna; atrás da cabine, porta-escada e grade protetora

 

Caçamba
A nova Strada leva 844 litros de carga até as bordas da caçamba, aumento importante de 164 litros sobre os 680 da anterior. A capacidade em peso foi mantida em 650 kg. Abrir e fechar a tampa ficou bem leve com o sistema de mola — basta uma das mãos, até de uma pessoa de menor força — e sua maçaneta é travada junto das portas. Há quatro ganchos de amarração de carga em cima e quatro embaixo, estrutura com porta-escada junto à cabine e uma prática luz na lateral direita com comando no painel. O estepe sob a caçamba usa pneu igual aos outros.

Próxima parte

 

Preços

Sem opcionais R$ 74.990
Como avaliado R$ 81.130
Completo R$ 84.230
Preços sugeridos em 21/7/20 para São Paulo, SP; apenas o preço completo inclui pinturas especiais

 

Equipamentos de série e opcionais

• Strada Endurance 1,4 de cabine dupla – Ar-condicionado, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico de diferencial, bolsas infláveis laterais dianteiras, computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade e tração, direção assistida hidráulica, luzes diurnas, preparação para áudio, protetor de caçamba, rodas de 15 pol, volante com ajuste de altura.

• Opcionais – Calotas, cobertura marítima de caçamba, pacote Audio (rádio com USB e comandos no volante), pacote Worker (alarme, banco do motorista com ajuste de altura, controle elétrico de vidros, travas, tampa de caçamba e tampa de combustível) e pacote Teck (câmera traseira de manobras, central de áudio com tela de 7 pol, integração a celular sem fio e duas portas USB, sensor de estacionamento traseiro).

• Garantia – Três anos sem limite de quilometragem.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: 10 ChancesavaliaçãoAvaliação CompletaFiatpicapeStradaStrada Endurance

Related Posts

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90
Auto Livraria - Fiat

Tipo e Tempra: quadros com Fiats de sucesso dos anos 90

23/06/2025
Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Dakota e Ram: quadros decorativos com as picapes da Dodge

11/06/2025
Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet
Auto Livraria - Chevrolet

Silverado e Grand Blazer: catálogos com os utilitários da Chevrolet

05/06/2025
0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90
Auto Livraria - Alfa Romeo e FNM

0Km: revistas com Fiat, Alfa Romeo e Ferrari dos anos 90

02/06/2025
Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas
Auto Livraria - Fiat

Fiat 147: testes dos anos 70 e 80 nas capas de revistas

19/05/2025

Novidades da Auto Livraria

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025

Quadros decorativos

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes
Auto Livraria - Volkswagen

VW Kombi: quadros da “corujinha” aos modelos recentes

Quadros decorativos das décadas de 1960 a 2000 com matérias e propagandas - a partir de R$ 59

03/07/2025
Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros
Auto Livraria - Chevrolet

Caminhões e picapes Chevrolet: 3100, C-60 e outros em quadros

Quadros decorativos com propagandas originais de utilitários e caminhões antigos - a partir de R$ 59

01/07/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1975 a 1979: Opala, Landau, Dodge, 147 e mais

Grandes carros e motos em testes, corridas e edições especiais dos anos 1970 - a partir de R$ 19

01/07/2025
Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas de 1970 a 1974: “Bizorrão”, SP2, Opala, Charger e mais

Revistas Quatro Rodas com testes, turismo, corridas e carros marcantes dos anos 70 - a partir de R$ 19

26/06/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp