De olho em um mercado sem crise, FCA traz evoluções em conforto e desempenho à única picape pesada do País
Avaliação: Edison Ragassi – Texto: E. Ragassi e Fabrício Samahá – Fotos: divulgação
Ela mede seis metros de comprimento por dois de largura. Sua distância entre eixos, 3,80 m, supera o comprimento de alguns automóveis e a capacidade do tanque de combustível de 117 litros chega a quase três do Fiat 500. O motor de 6,7 litros (mais de quatro vezes o 1,6 litro que para muitos automóveis é opção superior) usa pistões com 124 mm de curso e o peso de 3.410 kg — vazia — corresponde a três sedãs pequenos.
“Tamanho não é documento” é uma frase que pode ter sua validade, mas não se aplica muito bem quando o assunto é a Ram 2500. Para muitos, nada substitui a sensação de dirigir uma picape grande, categoria que desapareceu da produção brasileira desde a extinção da Ford F-250 em 2011, mas permanece representada pela FCA (Fiat Chrysler Automobiles). Importada do México, a Ram há três anos deixou de pertencer à marca Dodge por aqui (nos Estados Unidos, em 2009) e traz várias novidades para 2016.
Lançada em nosso mercado em 2004, a Ram 2500 é trazida hoje na única versão Laramie com cabine dupla, tração nas quatro rodas, motor Cummins turbodiesel de seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e 6,7 litros e caixa de transmissão automática de seis marchas. Ao preço sugerido de R$ 249.900 (mais frete), fica bem acima de picapes médias como Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200 Triton, Nissan Frontier, Toyota Hilux e Volkswagen Amarok, mas também as supera por larga margem em dimensões, potência e torque.
Faróis e rodas de 18 pol são novidades, assim como pintura em dois tons e porta-objetos laterais
Os equipamentos de série são generosos, como alarme antifurto, ar-condicionado automático de duas zonas, banco traseiro bipartido 60:40, bancos dianteiros com ajustes elétricos, aquecimento e ventilação, câmera de manobras na traseira, cintos de três pontos para todos os ocupantes, controlador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina, interface Bluetooth para telefone celular, janela traseira corrediça elétrica, porta-objetos nas laterais da caçamba, retrovisor interno fotocrômico, revestimento de bancos e volante em couro, rodas de alumínio de 18 polegadas com pneus 275/70, seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e de cortina), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema de áudio Alpine e volante aquecido com regulagem de altura.
Sua atitude em curvas e manobras surpreendeu, diante do que qualquer um esperaria de uma picape alta e que pesa 3,4 toneladas
As alterações da Ram 2016 começam por fora, com faróis elipsoidais, rodas de 18 pol em vez de 17 e a inédita opção de pintura em dois tons, sempre em prata na parte inferior. As laterais da caçamba trazem pela primeira vez compartimentos laterais de 132 litros (cada) com travamento e dreno, de modo que podem levar carnes frescas ou bebidas envoltas por gelo, além de facilitar a lavagem. Outro item de série é um extensor para a caçamba, cuja capacidade é de 1.240 litros com 1,90 metro de comprimento.
No interior, bastante espaçoso para cinco adultos, o acabamento agora pode vir em tom castanho (além do habitual preto) e o painel ganha a conhecida central UConnect do grupo com tela sensível ao toque de 8,4 pol e conexões USB, auxiliar e de cartão SD para o sistema de áudio. No quadro de instrumentos, um mostrador central digital pode apresentar informações variadas, como pressão dos pneus e do turbo e até percentual da vida útil do filtro de combustível. A FCA adotou chave presencial para acesso à cabine e partida do motor, esta possível mesmo a distância (até 100 metros) com as portas travadas, de modo a acionar o ar-condicionado ou aquecimento, conforme ajuste anterior, antes de se chegar à picape.
O interior luxuoso ganhou central UConnect e mostrador digital no quadro; banco traseiro rebate e expõe porta-objetos; motor de 6,7 litros passou a 330 cv e 104 m.kgf
O motor da Ram 2500 permanece, mas passou por recalibração para ganhar 4% em potência, de 310 para 330 cv, e nada menos que 24% em torque, de 84 para 104 m.kgf — mais que o dobro do oferecido pelas picapes médias do mercado nacional, de quatro ou cinco cilindros e menos da metade da cilindrada. O aumento de torque permitiu elevar a capacidade de reboque em 41%, de 5.500 para 7.750 kg, desde que seja usado engate específico da divisão de acessórios Mopar.
A caixa de seis marchas com alavanca na coluna de direção — típica dos carros norte-americanos — admite seleção manual por botão na alavanca e tem o modo Tow/Haul, destinado ao uso com muita carga ou tracionando reboque, que retém mais as marchas a fim de evitar mudanças frequentes. Como esperado de um motor que gira pouco (potência máxima a 2.800 rpm, menos da metade de muitos automóveis), a transmissão é bastante longa e produz apenas 1.250 rpm em sexta marcha a 120 km/h.
A tração passa de traseira a integral por um comando elétrico, que também aciona a caixa de transferência (reduzida). Na linha 2016 a suspensão traseira evoluiu, passando do feixe de molas semielípticas para molas helicoidais, com três braços em cada lado para localização do eixo — que permanece rígido tanto à frente quanto atrás, um arranjo ultrapassado, mas ainda aceito na categoria por sua resistência ao uso severo. Freios a disco ventilado estão nas quatro rodas, ao contrário das picapes médias, que usam tambores atrás. A altura mínima livre do solo é de 188 mm.
Ao volante
A picape Ram foi avaliada em uma pista semelhante à de um autódromo no Haras Tuiuti, na cidade homônima do interior paulista. A intenção da FCA foi demonstrar seu comportamento dinâmico e equipamentos como o controle de estabilidade. De fato, sua atitude em curvas e manobras surpreendeu, diante do que qualquer um esperaria de uma picape alta e que pesa 3,4 toneladas. Em uma curva fechada o natural seria escapar a traseira, mas o controle de estabilidade não permite e a manobra é cumprida com facilidade.
Com nova suspensão traseira, mostrou bom comportamento em asfalto e promete valentia fora dele
A direção mostra-se macia e precisa e responde prontamente. Bom também o acerto de suspensão: é um veículo que, apesar da capacidade de carga de 1.030 kg, roda sem solavancos — a proporção entre seu peso quando descarregada e tal capacidade é bem melhor que a de picapes menores, o que beneficia o conforto. O motor fornece torque soberbo em qualquer condição e seu ronco transmite uma sensação de força compatível com o que a picape promete.
Apesar das dimensões avantajadas que não combinam com centros urbanos, o jeito de andar da Ram não parece ser de picape, mas de automóvel. Contribui para essa sensação o interior muito bem acabado, com materiais de painel suaves e sistema multimídia amplo e de uso intuitivo. Por falta de costume, a alavanca da transmissão na coluna de direção causa um pouco de estranheza, mas é questão de se habituar.
A expectativa da Ram é de vender 1.000 unidades por ano, aproveitando que para o setor dos agronegócios ainda não existe crise. Ela estuda trazer a versão 1500, que hoje oferece o motor turbodiesel exigido pelos brasileiros, mas não atende à capacidade de carga mínima requerida pela legislação local para uso desse combustível. Vale lembrar que para dirigir a 2500 é necessária a habilitação em categoria C, de caminhão leve, por causa do peso bruto total (PBT) de 4.536 kg, acima do permitido para a categoria B. Com isso, ela está sujeita também a restrições à circulação de caminhões, como em certas vias de São Paulo.
Ficha técnica
Motor | |
Posição | longitudinal |
Cilindros | 6 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4 |
Diâmetro e curso | 107 x 124 mm |
Cilindrada | 6.690 cm³ |
Taxa de compressão | 16,2:1 |
Alimentação | injeção eletrônica, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 330 cv a 2.800 rpm |
Torque máximo | 104,0 m.kgf a 1.600 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | traseira / integral temporária |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco ventilado |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | hidráulica |
Suspensão | |
Dianteira | eixo rígido, mola helicoidal |
Traseira | eixo rígido, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 18 pol |
Pneus | 275/70 R 18 |
Dimensões | |
Comprimento | 6,03 m |
Largura | 2,009 m |
Altura | 1,974 m |
Entre-eixos | 3,797 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 117 l |
Caçamba | 1.240 l |
Capacidade de carga | 1.030 kg |
Peso em ordem de marcha | 3.410 kg |
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis |