Peugeot 3008 propõe espaço e bom custo-benefício (1)

Peugeot 3008 Griffe

 
O porta-malas de 432 litros deveria ser maior, mas seu acesso é prático pelas
duas tampas, uma delas aberta para baixo como a de caçamba de picapes

 

Muito bom, esse é o tipo. Com uma atuação de turbo das mais rápidas, o THP impulsiona a minivan com agilidade e torna a direção muito agradável, sem demonstrar esforço em qualquer momento. A sensação é similar à de um bom motor aspirado de 2,5 litros, se não maior. Para acompanhar o tráfego não se precisa de mais que 2.000 rpm, tamanha a oferta de torque em baixa rotação, e o nível de ruído permanece muito baixo. Contribui para as boas sensações a caixa automática programada para mudanças precoces quando não se requer muita potência, como deve ser nesses tempos de consciência ambiental, pois alta rotação significa maiores consumo e emissão de gás carbônico (CO2).

 

Com atuação de turbo das mais rápidas, o THP
impulsiona a minivan com agilidade e torna
a direção muito agradável, sem demonstrar esforço

 

O câmbio não é bom apenas nisso: foi-se o tempo de carros franceses que irritavam pela retenção de marchas altas ao desacelerar. O seis-marchas da 3008 passa despercebido nesse aspecto até que se tira o pé em declive acentuado, quando certa rotação vem na medida esperada para poupar os freios. Se quiser segurar o carro ainda mais, basta ao motorista uma breve “bombeada” no acelerador. Mudanças manuais são possíveis pela alavanca, mas quem precisa delas quando pode “trocar marchas com o pé”?

 

Peugeot 3008 Griffe

 

Peugeot 3008 Griffe
Peugeot 3008 Griffe
 
O motor THP desfaz preconceitos: fornece ótimo torque desde baixa rotação
e permite usar a 3008 como se tivesse um motor aspirado de cerca de 2,5 litros

 

Outro destaque desse Peugeot é o acerto da suspensão, que concilia grande estabilidade (nota-se o alto controle de movimentos pelos amortecedores), tanto em retas quanto em curvas, e rodar confortável. Contudo, um trabalho em buchas como o feito nos 308 e 408 para 2014 seria bem-vindo, pois pequenos impactos deixam a sensação de pouca borracha para absorvê-los. A assistência eletro-hidráulica da direção também já não é ideal: sistemas elétricos hoje resultam em volante mais leve em baixa velocidade.

 

 

Nos primeiros 419 quilômetros em nossas mãos, a maior parte deles em rodovia, a 3008 mostrou também consumo de gasolina moderado para um carro de 1,5 tonelada, com média de 11,1 km/l e melhor parcial de 12 (prejudicada por trechos muito congestionados em São Paulo, SP, antes de pegar estrada). Claro que várias outras medições serão feitas nas próximas semanas, incluindo aquelas em trajetos-padrão, os mesmos feitos em outras avaliações. O carro também passará por outros motoristas, como de praxe na seção.

A semana inicial, porém, já deixou bem mais impressões positivas que negativas, de modo que este editor antecipa seu voto na clássica pergunta — “compraria um carro como o avaliado, se estivesse à procura de um modelo nessa faixa de preço?”. A resposta é sim: a combinação de qualidades mecânicas, conforto e dotação de equipamentos desse Peugeot é das melhores e, sem dúvida, merece ser analisada por quem tem em vista carros familiares ao redor de R$ 100 mil.

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Desde o início

7 dias

419 km

Distância em cidade 186 km
Distância em rodovia 233 km
Tempo ao volante 10h 11min
Velocidade média 41 km/h
Consumo médio (gasolina) 11,1 km/l
     Melhor marca média 12,0 km/l
     Pior marca média 10,2 km/l
Indicações do computador de bordo

 

Preço

Básico R$ 99.990
Como avaliado R$ 99.990
Preços públicos vigentes em 1/7/14

 

 

Ficha técnica

Motor
Posição transversal
Cilindros 4 em linha
Material do bloco/cabeçote alumínio
Comando de válvulas duplo no cabeçote
Válvulas por cilindro 4, variação de tempo
Diâmetro e curso 77 x 85,8 mm
Cilindrada 1.598 cm³
Taxa de compressão 10,5:1
Alimentação injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar
Potência máxima 165 cv a 6.000 rpm
Torque máximo 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm
Potência específica 103,3 cv/l
Transmissão
Tipo de câmbio e marchas automático / 6
Relação e velocidade por 1.000 rpm
1ª. 4,04 / 8 km/h
2ª. 2,37 / 14 km/h
3ª. 1,56 / 21 km/h
4ª. 1,16 / 28 km/h
5ª. 0,85 / 38 km/h
6ª. 0,67 / 48 km/h
Relação de diferencial 3,87
Regime a 120 km/h 2.600 rpm (6ª.)
Regime à velocidade máxima informada 5.500 rpm (5ª.)
Tração dianteira
Freios
Dianteiros a disco ventilado (302 mm ø)
Traseiros a disco (268 mm ø)
Antitravamento (ABS) sim
Direção
Sistema pinhão e cremalheira
Assistência eletro-hidráulica
Diâmetro de giro 10,9 m
Suspensão
Dianteira independente, McPherson, mola helicoidal
Traseira eixo de torção, mola helicoidal
Estabilizador(es) dianteiro e traseiro
Rodas
Dimensões 7,5 x 17 pol
Pneus 225/50 R 17
Dimensões
Comprimento 4,365 m
Largura 1,837 m
Altura 1,639 m
Entre-eixos 2,613 m
Bitola dianteira 1,53 m
Bitola traseira 1,525 m
Coeficiente aerodinâmico (Cx) 0,296
Capacidades e peso
Tanque de combustível 60 l
Compartimento de bagagem 432 l
Peso em ordem de marcha 1.480 kg
Relação peso-potência 9,0 kg/cv
Desempenho
Velocidade máxima 202 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,5 s
Garantia
Prazo 3 anos sem limite de quilometragem
Carro avaliado
Ano-modelo 2014
Pneus Michelin Primacy HP
Quilometragem inicial 3.000 km
Dados do fabricante; consumo não disponível

 

 

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