Equipamentos e estabilidade são destaques do SUV, mas preço o coloca em xeque diante do VW Tiguan
Texto e fotos: Fabrício Samahá
A boa aceitação do novo 3008 levou a Peugeot a ampliar sua oferta na categoria com o 5008, um utilitário esporte com sete lugares e maiores dimensões. Ao preço sugerido de R$ 182 mil, a versão Griffe Pack traz um pacote invejável de conforto e segurança com motor turbo de 1,6 litro e 165 cv. O Best Cars deu-lhe 10 chances de merecer sua garagem. Vamos ver como ele se saiu.
Estilo
O desenho ousado do 3008 logo chamou a atenção, tornando-o um dos mais belos SUVs na opinião de muitos. Para formar o 5008 a Peugeot alongou a traseira, que ganhou corte mais reto e linhas próprias, e aumentou a distância entre eixos (leia análise de estilo). Embora menos esportivo que no irmão menor, o resultado foi muito bom. 1 ponto
O volume traseiro adicional deixa o estilo do 5008 mais familiar que o do 3008, mas ainda moderno e atraente; faróis de leds e rodas de 19 pol são de série
Acabamento e conveniência
O aspecto interno é ótimo nesse Peugeot, tanto nos bancos de couro quanto no acabamento, com bons materiais e montagem cuidadosa, e no painel de aparência futurista. A lista de conveniências é farta: além dos muitos itens citados no quadro abaixo, há alerta para uso de cinto pelos sete ocupantes, bancos dianteiros com aquecimento, ajuste elétrico de apoio lombar e massagem no encosto; câmera traseira de manobras com vários ângulos de visualização, comando a distância para abrir e fechar vidros e teto solar, cortinas nas janelas das portas traseiras, freio de estacionamento com comando elétrico, porta-objetos refrigerado no console central, rebatimento elétrico de retrovisores e ótimo espaço para objetos.
A central de áudio usa tela de sete polegadas, tem integração a celular por Android Auto e Apple Car Play e faz roteamento de internet. Muito práticos os sistemas de assistência da versão. O que pode melhorar: os comandos de ar-condicionado ficam na tela central, menos práticos que em comandos físicos; o forro do teto deixa passar raios solares; e falta mola a gás para sustentar o capô. 1 ponto
Bancos confortáveis com amplas regulagens, volante pequeno e painel com instrumentos elevados, que estão em tela configurável entre três modos
Posto do motorista
O painel com instrumentos elevados, lidos por cima do pequeno volante, é uma boa solução. O motorista do 5008 dispõe de bom banco, dotado de ajuste elétrico integral, apoio de coxas regulável e duas memórias de posição. O quadro digital pode ser configurado, permite fácil leitura e inclui até mostrador de nível de óleo. O carro oferece boa visibilidade, apesar das colunas dianteiras um pouco grossas, e usa ótimos faróis de leds. Há também luzes diurnas, faróis e luz traseira de neblina e repetidores de direção. 1 ponto
Sua estabilidade é primorosa para um SUV, com movimentos bem controlados, sensação de plena segurança em alta velocidade e grande aderência dos pneus
Espaço
Na segunda fila de bancos o espaço é excelente para as pernas com o assento ajustado para trás, mas só mediano em altura e largura. Ponto positivo é que o banco central tem o mesmo conforto dos laterais. O problema está na terceira fila: falta altura para maiores de 1,70 metro e até pernas infantis ficam apertadas, o que exige colaboração de quem se senta à frente deles. O acesso ao local também é difícil. Assim, é um grande carro para cinco pessoas e um tanto limitado para sete. 0,5 ponto
Conforto dianteiro não se repete na segunda fila (limitada em altura e largura) e na terceira, só para crianças; banco central vira mesa; traseiros rebatem-se em separado e formam piso plano
Porta-malas
Grande vantagem sobre o 3008 é a capacidade de bagagem: com cinco lugares chega a 780 litros, enquanto com sete leva 237 litros até o teto. Os bancos da terceira fila rebatem-se no assoalho, de modo a deixar um piso plano, e a cobertura pode ser enrolada e encaixada. O estepe temporário fica sob a carroceria. 1 ponto
Desempenho
O versátil motor THP turbo de 1,6 litro com injeção direta produz 165 cv e bom torque de 24,5 m.kgf, vibra pouco e é silencioso. Com respostas convincentes desde baixas rotações, dá desempenho muito bom ao SUV: de 0 a 100 km/h precisou de 9,8 segundos, equivalente ao Volkswagen Tiguan de 1,4 litro e 150 cv. Boa também a transmissão automática de seis marchas, com comandos no volante para mudanças manuais. Em modo manual as reduções ocorrem ao acelerar até o fim, como apreciamos. 1 ponto
Porta-malas para 780 litros (com cinco lugares), vários sistemas de assistência, banco com memórias e massagem, câmeras traseiras, teto solar panorâmico, porta-objetos refrigerado, alerta de cinto para todos os ocupantes
Consumo
As marcas entre 7,2 e 12,9 km/l de gasolina em nossos três trajetos-padrão são positivas para um SUV de seu porte e peso, superando as de Chevrolet Equinox 2,0 turbo, Jeep Compass 2,0 e VW Tiguan 1,4 turbo por boa margem. 1 ponto
Comportamento dinâmico
Embora o acerto de suspensão do 5008 seja menos esportivo que o do 3008, sua estabilidade é primorosa para um SUV, com movimentos bem controlados, sensação de plena segurança em alta velocidade e grande aderência dos pneus de 19 pol. Só os amortecedores dianteiros poderiam ser mais firmes na compressão. Ele tem um rodar macio, mais confortável que o do 3008 na traseira; direção com peso sempre adequado e freios potentes. 1 ponto
Segurança passiva
Esse Peugeot está bem equipado em segurança passiva, com bolsas infláveis frontais, laterais dianteiras e de cortina, cintos de três pontos e encostos de cabeça para sete pessoas e fixação Isofix para cadeira infantil. 1 ponto
Motor de 165 cv e caixa de seis marchas rendem bom desempenho ao 5008; estabilidade é destaque, mas preço atual o deixa pouco atraente em custo-benefício
Custo-benefício
Questões cambiais têm elevado o preço do 5008, que hoje custa R$ 182 mil na versão Griffe Pack. Embora o concorrente mais direto fosse o Tiguan Comfortline, com motor 1,4 turbo de 150 cv e alguns equipamentos a menos, seu preço de R$ 150 mil está bem mais baixo. Assim, o Peugeot fica mais próximo da potente versão R-Line, com motor 2,0 turbo de 220 cv e tração integral, que sai por R$ 185 mil e vai a R$ 189.530 com teto solar panorâmico.
Outra opção com sete lugares é o Mitsubishi Outlander Comfort, com 160 cv no motor aspirado de 2,0 litros e preço de R$ 154 mil, mas lhe faltam muitos dos conteúdos do Peugeot. Para quem busca desempenho e se satisfaz com espaço para cinco, o Chevrolet Equinox Premier parece imbatível: motor 2,0 turbo de 262 cv, tração integral e bons equipamentos por R$ 164.690. Assim, apesar das grandes qualidades, o atual preço deixa o 5008 apenas regular em relação custo-benefício. 0,5 ponto
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Equipamentos e preços
• 5008 Griffe Pack – Alarme volumétrico, ar-condicionado automático de duas zonas com saídas para os bancos traseiros, bancos de couro, bancos dianteiros com ajustes elétricos e massageador (memória no do motorista), câmera traseira de manobras, carregador de celular por indução (sem fio), chave presencial para acesso e partida, controlador e limitador de velocidade, controle eletrônico de estabilidade e tração, faróis de neblina de leds, faróis de leds com luzes diurnas e regulagem automática de altura de facho, faróis e limpador de para-brisa automáticos, fixação Isofix para cadeiras infantis, pacote Advanced Driver Assistance System (alerta para ponto cego com intervenção no volante, assistentes de faixa e de farol, controlador de distância à frente, detector de fadiga do motorista, leitor de placas de sinalização de velocidade, monitor frontal com frenagem automática), quadro de instrumentos digital de 12,3 pol, rodas de alumínio de 19 pol, seis bolsas infláveis (frontais, laterais dianteiras e de cortina), sensores de estacionamento à frente e atrás, sistema de áudio com integração a celular e tela de 8 pol, teto solar panorâmico com abertura elétrica, volante com regulagem de altura e distância.
• Preço sem opcionais: R$ 181.990
• Preço como avaliado: R$ 181.990
• Preço completo: R$ 181.990
• Garantia: três anos sem limite de quilometragem.
Preços sugeridos em jan/19
Desempenho e consumo
Aceleração | ||
0 a 100 km/h | 9,8 s | |
0 a 120 km/h | 13,6 s | |
0 a 400 m | 16,8 s | |
Retomada* | ||
60 a 100 km/h | 5,7 s | |
60 a 120 km/h | 9,4 s | |
80 a 120 km/h | 7,5 s | |
Consumo | ||
Trajeto leve em cidade | 12,9 km/l | |
Trajeto exigente em cidade | 7,2 km/l | |
Trajeto em rodovia | 12,0 km/l | |
Testes com gasolina; *reduções automáticas; conheça nossos métodos de medição |
Ficha técnica
Motor | |
Posição | transversal |
Cilindros | 4 em linha |
Comando de válvulas | duplo no cabeçote |
Válvulas por cilindro | 4, variação de tempo |
Diâmetro e curso | 77 x 85,8 mm |
Cilindrada | 1.598 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Alimentação | injeção direta, turbocompressor, resfriador de ar |
Potência máxima | 165 cv a 6.000 rpm |
Torque máximo | 24,5 m.kgf de 1.400 a 4.000 rpm |
Transmissão | |
Tipo de caixa e marchas | automática, 6 |
Tração | dianteira |
Freios | |
Dianteiros | a disco ventilado |
Traseiros | a disco |
Antitravamento (ABS) | sim |
Direção | |
Sistema | pinhão e cremalheira |
Assistência | elétrica |
Suspensão | |
Dianteira | independente, McPherson, mola helicoidal |
Traseira | eixo de torção, mola helicoidal |
Rodas | |
Dimensões | 19 pol |
Pneus | 235/50 R 19 |
Dimensões | |
Comprimento | 4,641 m |
Largura | 1,844 m |
Altura | 1,651 m |
Entre-eixos | 2,84 m |
Capacidades e peso | |
Tanque de combustível | 56 l |
Compartimento de bagagem | 780 l (5 lugares), 237 l (7 lugares até o teto) |
Peso em ordem de marcha | 1.632 kg (informação no Brasil) ou 1.440 kg (na Europa) |
Dados do fabricante; desempenho e consumo não disponíveis |