Auto Livraria Best Cars
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos
No Result
View All Result
Auto Livraria Best Cars
No Result
View All Result
Home Informe-se Avaliação

Renault Oroch chega um passo à frente das pequenas

02/10/2015
in Avaliação, Renault

Renault Duster Oroch Dynamique

 

Espaço interno, quatro portas e motor de 2,0 litros são seus trunfos sobre Strada e Saveiro; desempenho da versão 1,6 não satisfaz

Avaliação: Edison Ragassi – Texto: E. Ragassi e Fabrício Samahá – Fotos: divulgação

 

Até a reabertura do mercado nacional aos carros importados, em 1990, os brasileiros conheciam picapes de dois tamanhos: pequeno, as derivadas de automóveis com estrutura monobloco (na época, Chevrolet Chevy 500, Fiat Fiorino, Ford Pampa e Volkswagen Saveiro), e grande, as de padrão norte-americano com carroceria sobre chassi (então, Chevrolet Série 10/20 e Ford F-1000). Foi com marcas japonesas como Mazda, Mitsubishi, Nissan e Toyota, seguidas por Chevrolet S-10 e Ford Ranger, que conhecemos as picapes de médio porte, também com chassi separado.

Depois de 25 anos, o tradicional tamanho grande está quase extinto por aqui (restou apenas a Ram 2500) e as picapes médias cresceram para ocupar seu espaço, o que abriu lugar para um segmento intermediário. Essa classe, a que se pode chamar de médio-pequena, é inaugurada pela Renault com a Duster Oroch (pronuncia-se como se não houvesse o “h”) e terá a companhia da Fiat Toro, prevista para o começo do próximo ano, ambas com monobloco derivado de utilitários esporte — o Duster no caso da marca francesa, o Jeep Renegade no caso da italiana.

 

Renault Duster Oroch Dynamique

 

Renault Duster Oroch Dynamique
Renault Duster Oroch Dynamique

 
Pouco maior que Strada e Saveiro, a Oroch é um Duster até as portas traseiras; dali em diante mede 36 cm a mais em comprimento

 

Primeira picape da marca no Brasil, embora não em âmbito mundial (veja quadro abaixo), a Oroch chega ao mercado em duas versões de acabamento, Expression e Dynamique (veja os equipamentos e preços), e com dois motores já conhecidos do Duster, associados por enquanto a câmbios manuais e tração dianteira. As opções de caixa automática e tração nas quatro rodas estão nos planos para uma segunda fase, talvez no próximo ano. Motor a diesel, previsto para a Toro, não deve vir: implicaria aumentar a capacidade de carga em 50% para pelo menos 1.000 kg.

 

A Renault foi além e adotou suspensão traseira independente multibraço em toda a linha: a Oroch é a primeira picape nacional com tal solução

 

Tanto pelo tamanho quanto pela faixa de preço, a picape da Renault ocupará um espaço pouco acima das pequenas Fiat Strada e VW Saveiro — as únicas da classe com opção de cabine dupla, com três portas na primeira e apenas duas na segunda —, mas bem abaixo de médias como Chevrolet S10 e Toyota Hilux (veja tabela comparativa abaixo). Comparada ao SUV de que se originou, a Oroch mede 36 centímetros a mais em comprimento (4,69 metros) e 15 cm a mais na distância entre eixos (2,83 m). A capacidade volumétrica da caçamba (683 litros) e a carga útil (650 kg) são similares às da Strada.

A ideia por trás da Oroch parece simples: retira-se a parte traseira da carroceria do Duster, substituída por uma caçamba, e aumenta-se a distância entre eixos para ampliar o espaço para carga. Mas a Renault foi além, tomando medidas como a adoção de suspensão traseira independente multibraço em toda a linha — no SUV, apenas a versão 4WD tem esse conceito no lugar do eixo de torção —, o que faz dela a primeira picape nacional com tal solução. Assoalho e parte traseira da cabine receberam reforços estruturais em relação aos do modelo de origem e os pneus de igual medida são mais reforçados, segundo a fábrica. O vão livre do solo ficou em 206 mm.

 

Renault Duster Oroch Dynamique

 

Renault Duster Oroch Dynamique
Renault Duster Oroch Dynamique

 
Tudo similar ao Duster por dentro, mas o banco traseiro fica pouco mais avançado; o passageiro central dispõe de cinto de três pontos

 

O desenho é igual ao do Duster até as portas traseiras, após as quais surge o alongamento entre eixos, disfarçado pela moldura plástica nas caixas de roda (o adereço no para-choque dianteiro com faróis auxiliares é acessório). Os para-lamas traseiros largos terminam em lanternas inéditas. A tampa da caçamba, que suporta até 80 kg quando aberta, é trancada por chave e não traz a placa de licença, o que permite instalar um extensor em 60 cm oferecido como acessório. O estepe fica sob a caçamba, com acesso que requer uso da chave.

 

 

Também por dentro a Oroch repete o utilitário esporte, como no painel de instrumentos, painéis de portas e bancos, mas o de trás foi posicionado mais à frente para favorecer o espaço para carga. Encosto de cabeça e cinto de três pontos também para o passageiro central (o segundo item não equipa o próprio Duster) e amplas portas com vidros descendentes com controles elétricos diferenciam a picape Renault das pequenas de cabine dupla.

Os motores de 1,6 e 2,0 litros trazem as revisões lançadas no Duster 2016, que favoreceram o torque em baixa rotação e aumentaram a potência do segundo. Os câmbios manuais, de cinco marchas para o 1,6 e de seis marchas no 2,0, também vieram do utilitário esporte. No cinco-marchas, quarta e quinta estão mais curtas (8% no caso desta última) e o diferencial é o mesmo, enquanto no seis-marchas as relações repetem as do Duster de tração dianteira, mas com diferencial encurtado em 7,5%, o que afeta todas elas. À velocidade de 120 km/h na última marcha, o motor 1,6 gira a 3.750 rpm, e o 2,0-litros, a 3.150 rpm (calculadas).

Próxima parte

 

Um degrau acima

De um lado, as picapes pequenas que oferecem cabine dupla; de outro, duas representantes do segmento de médias; no centro, a Duster Oroch, que vem se colocar como opção intermediária. A comparação dos principais dados revela que a novidade da Renault fica um degrau acima das pequenas em termos de preço, tamanho, peso, volume de caçamba, cilindrada e potência, mas não supera a Strada em capacidade de carga ou volume útil do compartimento.

Fiat Strada Adventure VW Saveiro Cross Renault Duster Oroch Dynamique Chevrolet S10 Advantage Toyota Hilux SR
Preço básico R$ 67.110 R$ 68.290 R$ 70.790 R$ 81.900 R$ 104.750
Comprimento 4,47 m 4,51 m 4,69 m 5,35 m 5,26 m
Largura 1,74 m 1,73 m 1,82 m 1,88 m 1,84 m
Entre-eixos 2,75 m 2,75 m 2,83 m 3,10 m 3,09 m
Caçamba 680 l 580 l 683 l 1.061 kg ND
Capacidade de carga 650 kg 607 kg 650 kg 944 kg 775 kg
Peso 1.258 kg 1.133 kg 1.346 kg 1.806 kg 1.685 kg
Cilindrada 1.747 cm³ 1.598 cm³ 1.998 cm³ 2.405 cm³ 2.694 cm³
Potência (gas./álc.) 130/132 cv 110/120 cv 143/148 cv 141/147 cv 158/163 cv
Torque (gas./álc.) 18,4/18,9 m.kgf 15,8/16,8 m.kgf 20,2/20,9 m.kgf 22,3/24,1 m.kgf 25,0 m.kgf
Câmbio e marchas manual, 5 manual, 5 manual, 6 manual, 5 autom., 4
Tração dianteira dianteira dianteira traseira traseira
Dados dos fabricantes para versões de cabine dupla com motor flexível; ND = não disponível

 

Primeira picape? Só no Brasil

Renault Colorale
Dacia Logan Pickup

 

“A primeira picape da história da Renault” é como o fabricante anuncia a Oroch. No Brasil, certamente, mas não lá fora. Entre 1950 e 1957 a marca francesa produziu a Colorale (à esquerda), derivada do sedã médio de mesmo nome, com motores de 2,0 e 2,4 litros (ambos de quatro cilindros em linha), tração traseira e até versão com tração nas quatro rodas.

Mais recente é a Logan Pickup, projeto da marca romena Dacia a partir do sedã de primeira geração. Foi feita entre 2007 e 2012 e ganhou até o logotipo Nissan ao ser fabricada e vendida como NP 200 na África do Sul. Contudo, apesar de cotada para produção no Brasil alguns anos atrás, não foi oferecida como um produto Renault — e por isso não entra na conta.

Próxima parte

 

Page 1 of 2
12Next
Tags: avaliaçãoOrochOroch DynamiqueOroch ExpressionpicapeRenault

Related Posts

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90
Auto Livraria - Chevrolet

Chevrolet série 20: quadros com picapes dos anos 80 e 90

07/05/2025
Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros
Auto Livraria - Renault

Renault: quadros com Twingo, Fluence GT, Mégane e outros

08/04/2025
F-100 e F-1000: as picapes da Ford em quadros decorativos
Auto Livraria - Ford

F-100 e F-1000: as picapes da Ford em quadros decorativos

03/04/2025
Ram: catálogos das picapes em séries 1500, 2500 e 3500
Auto Livraria - Chrysler, Dodge e Jeep

Ram: catálogos das picapes em séries 1500, 2500 e 3500

02/01/2025
Ford Ranger: quadros com quase 30 anos da picape
Auto Livraria - Ford

Ford Ranger: quadros com quase 30 anos da picape

05/12/2024

Novidades da Auto Livraria

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros
Auto Livraria - Ford

Ford: catálogos de Ka, Escort, Mondeo, Taurus e outros

Prospectos originais das linhas 1997 e 1998 com variedade de modelos e versões - a partir de R$ 49

27/05/2025
Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW
Auto Livraria - Volkswagen

Parati “quadrada”: revistas com a perua de apelo jovial da VW

Quatro Rodas com versões LS, GLS, Surf e outras em testes, comparativos e histórias - a partir de R$ 19

27/05/2025

Quadros decorativos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros
Auto Livraria - motos

XTZ, Ténéré, XT 660, Super Ténéré: as Yamahas de trilha em quadros

Quadros decorativos com a linha de uso misto com opções de 125 a 1.200 cm³ - a partir de R$...

26/05/2025
Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4
Auto Livraria - Toyota

Toyota Bandeirante: quadros com propagandas e matérias do 4×4

Quadros com publicidades e matérias de revistas das décadas de 1960 a 1990 - a partir de R$ 59

22/05/2025

Destaques em revistas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados
Revista Quatro Rodas

Quatro Rodas 1990 a 1994: Omega, XR3, Uno Turbo, os importados

Revistas com o período da abertura das importações e nacionais de uma grande época - a partir de R$ 15

22/05/2025
Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001
Revista Oficina Mecânica

Oficina Mecânica: técnica, preparação e testes – 1995 a 2001

Edições com testes de nacionais e importados, dicas de mecânica e "veneno" - a partir de R$ 19

20/05/2025
  • Canal no Whatsapp
  • Instagram
  • Política de privacidade
No Result
View All Result
  • Catálogos
    • Alfa Romeo e FNM
    • BMW
    • Chevrolet / GM
    • DKW-Vemag
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Outras marcas
  • Livros
  • Manuais
  • Quadros
    • Alfa Romeo e FNM
    • Audi
    • BMW
    • Chevrolet
    • Chrysler, Dodge e Jeep
    • DKW-Vemag
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • Honda (automóveis)
    • Honda (motos)
    • Land Rover
    • Mercedes-Benz
    • Mitsubishi
    • Porsche
    • Scania
    • Simca
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Volvo
    • Willys-Overland
    • Yamaha
    • Outras marcas
    • Outras motos
    • Outros caminhões
  • Revistas
    • Auto Esporte
    • Motor 3
    • Oficina Mecânica
    • Quatro Rodas
    • Outras revistas nacionais
    • Revistas importadas
  • Avaliações
    • Avaliações
    • Comparativos
    • Guias de Compra
    • Os melhores nos testes
  • Passado
  • Arquivo
    • Colunas
    • Consultório Técnico
    • Curiosidades
    • Notícias
    • Supercarros
    • Técnica
    • Teste do Leitor – carros
    • Teste do Leitor – motos
  • Escreva-nos

Consentimento de cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em Aceitar para concordar com as condições ou Negar para não aceitar.

Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}
Compre pelo Whatsapp